Projeto Educação Fiscal na Contabilidade ganha prêmio nacional

Projeto de extensão do CCSH venceu o Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Febrafite

foto colorida horizontal com um homem e uma mulher em um palco, segurando uma placa horizontal de primeiro lugar, tendo ao fundo um telão com projeções em diversas cores, como azul claro e rosa
Prêmio foi entregue na Embaixada de Portugal, em Brasília

O projeto de extensão da UFSM Educação Fiscal na Contabilidade conquistou o Troféu Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A cerimônia de entrega aconteceu na terça-feira (29), na Embaixada de Portugal, em Brasília.

O projeto foi inscrito em 2020, mas, em função da pandemia, apenas agora os finalistas e vencedores foram divulgados e a entrega do troféu foi realizada. O projeto Educação Fiscal na Contabilidade foi classificado na categoria Instituições, sendo 80 instituições concorrentes. Ficou entre os quatro finalistas – juntamente com o Observatório Social do Brasil (São Paulo/SP), 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Aracajú/CE) e Secretaria Municipal de Educação de Lages (Lages/SC) – e foi o único gaúcho na edição.

A notícia da vitória proporcionou novas oportunidades, como, por exemplo, o convite para participar da PoliFeira do Agricultor e a realização de uma palestra na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, momentos preciosos, nas palavras da professora Cristiane Cristiane Kruger, do Departamento de Ciências Contábeis, coordenadora do projeto, que tornaram possível a aproximação com a sociedade e a disseminação do conhecimento sobre cidadania fiscal. O projeto também foi convidado para ser apresentado no Seminário de Encerramento do Ano da Educação Fiscal Estadual do RS, que ocorrerá na Univates no dia 15 de dezembro.

De acordo com Cristiane, a euforia foi grande com a notícia da vitória. “É uma forma de traduzir a contabilidade em uma linguagem mais coloquial, nos aproximando da sociedade, principalmente dos estudantes da educação básica e do ensino superior. Não existe educação pública, saúde pública, transporte público, segurança pública sem educação fiscal, essa é a nossa bandeira”, destaca.

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é uma ação da Febrafite e tem como objetivo valorizar e promover ações e projetos que envolvam temáticas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a função social dos tributos, a correta aplicação dos recursos, a qualidade do gasto público e o seu retorno para a sociedade, bem como propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado por meio de atividades de Educação Fiscal, estimulando, assim, a produção e assimilação de conhecimento sobre Educação Fiscal.

Com informações da Subdivisão de Comunicação do CCSH