Projeto da UFSM e Escola Paulo Freire lançam dicionário compartilhado na próxima segunda-feira

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire estarão no campus para uma sessão de autógrafos

Os encontros com alunos da Escola Paulo Freire ocorreram ao longo deste ano

A professora Verli Petri, do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM, e os integrantes do projeto de extensão “Vivências: a produção de sentidos na Escola Paulo Freire” – que tem a participação de alunos de graduação e pós-graduação em Letras – se reunirão para o lançamento do Dicionário Compartilhado, fruto de encontros quinzenais do grupo com crianças e jovens da Escola Paulo Freire, durante o ano de 2022. No evento, estarão presentes alunos/autores do livreto, integrantes do corpo docente da escola e comunidade acadêmica. O lançamento será na próxima segunda-feira, às 9h, no miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Letras, localizado no prédio 16 do campus sede.

Destaca-se que a transformação do dicionário compartilhado em livro impresso aconteceu em razão do apoio do Departamento de Letras Vernáculas e da direção do Centro de Artes e Letras da UFSM. Foram impressos 60 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente aos envolvidos no projeto e autografados pelos autores no dia do lançamento. Posteriormente, será disponibilizado gratuitamente em formato PDF para os interessados em conhecer o trabalho.

O projeto – A elaboração de verbetes de maneira compartilhada deu forma ao dicionário, dando voz aos estudantes e desenvolvendo estratégias de leitura e escrita, conforme o objetivo do projeto, que visa provocar a produção de verbetes para compor com os alunos um dicionário compartilhado com palavras e sentidos que circularam no grupo social ao qual pertencem, ao longo do ano. Verbetes como “corpo”, “pódio” e “sonho” foram produzidos durante os encontros, nos quais os sentidos eram evocados a partir da experiência de estar junto, de criar algo compartilhado. Ao todo, foram elaborados 36 verbetes em que a ortografia proposta pelos alunos foi preservada.

Além dos sentidos em circulação no cotidiano, foi realizada a ampliação da temática para promover reflexões sobre como as palavras tiveram alterações de sentidos durante a pandemia do novo coronavírus, atendendo também a um dos objetivos de um projeto de pesquisa maior, coordenado pela professora Verli Petri e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atividades do projeto consistiram em momentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação contínua, buscando a realização de atividades lúdicas de leitura e produção textual que provocassem a interação com o grupo. Integrando o roteiro de atividades, os alunos realizaram uma visita cultural à UFSM, na qual foi possível conhecer uma exposição de arte, a Biblioteca Central, o Planetário e o Corpus – Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem.

Como balanço final do projeto no ano de 2022, foi avaliado que crianças e jovens puderam experimentar o lugar de autoria, sentiram-se ouvidos pela universidade, ao mesmo tempo em que os integrantes do projeto e a professora Verli Petri puderam desenvolver atividades e aprender com eles.