Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do CAL apresentam mostra de técnicas circenses no Teatro Caixa Preta

Após quatro anos sem público, o Teatro Caixa Preta volta a ser palco de espetáculos



A noite desta terça-feira (6) foi marcada pelo retorno do público ao Teatro Caixa Preta, no Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, para prestigiar uma mostra da disciplina de Técnicas Circenses, dos cursos de Teatro e Artes Cênicas. O evento faz parte da programação do (IN) SANO – Semana Acadêmica Nei D’Ogum, organizada pelo Diretório Acadêmico Nei D’Ogum (DANO), dos cursos de Artes Cênicas e Teatro da Universidade.

A mostra teve como objetivo apresentar o que foi aprendido, coreografado e desenvolvido pelos estudantes da disciplina de Técnicas Circenses ao longo de um semestre, como trapézio, lira, acrobacias, aéreo, malabares, entre outros. Segundo a professora Raquel Guerra, que ministra as aulas da disciplina e organizou a mostra, técnicas circenses são positivas em vários aspectos, pois ajudam o desenvolvimento físico dos atores, instigam a coletividade, a confiança no próximo, a superação de medos, além de ensinarem sobre a montagem do espaço e a importância de garantir a segurança em relação aos equipamentos, sobretudo os aéreos.

Para a estudante do 6º semestre de Artes Cênicas, Poliana Cardoso, a iniciativa e o espaço do Caixa Preta é fundamental para o aprendizado, pois há estudos que demandam infraestrutura específica, como técnicas de luz, por exemplo. A estudante avalia que a apresentação foi muito marcante: “foi uma euforia tremenda, ocupar esse lugar é muito bom. A gente lembra porque escolheu este curso, porque a gente ama receber o público, nesse lugar que é tanto nosso quanto da comunidade. Temos que ocupar ele o máximo que puder”, afirma ela. 

Segundo a estudante de Teatro e integrante do DANO, Sara Lourenço, a Semana Acadêmica foi feita com o objetivo de discutir demandas dos estudantes dos cursos de Teatro e Artes Cênicas que fogem ao escopo das aulas, mas são importantes para a formação. A programação abordou essas questões por meio de atividades de conversa e oficinas. Na segunda-feira (5), ocorreu o Teatro e acessibilidade, com conversas e práticas para um Teatro mais acessível a partir do projeto Teatro Flexível, com mediação da professora Márcia Borcelli. Na terça-feira (6), Teatro e infância, oficina de contação de histórias e conversa sobre os processos e abordagens relacionadas a ela, com a convidada Daniela Varotto, alunos da disciplina de Prática Educacional em Teatro II do curso de Licenciatura em Teatro, e a mediação da professora Camila Borges; Produção e Gestão no Teatro, curso sobre a profissionalização de artistas, leis culturais e escrita de projetos, com as convidadas Denise Coppedi e Raquel Guerra; e à noite, a Amostra da disciplina de técnicas circenses. Na quarta-feira (7), o encerramento foi com a atividade Teatro Negro, com conversa e prática sobre o teatro negro, apresentado pelo aluno do curso de licenciatura em teatro, Diogenes Baierle. 

O Teatro Caixa Preta

O Teatro Caixa Preta – Espaço Rozane Cardoso é um local multiuso, com projeto inovador, com estrutura modulável para criação de configurações de palco e plateia versáteis, de acordo com as necessidades de cada produção artística. Foi inaugurado em 1988, com viés extensionista, para que a comunidade pudesse participar, consumir e conhecer a arte produzida na Universidade. Em 2016, o Núcleo de Segurança do Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) fez um parecer técnico no qual foi constatado que o teatro estava em desacordo com as normas de segurança vigentes. Em 2019, passou a funcionar parcialmente, recebendo apenas ensaios e aulas, mas nenhuma montagem de espetáculos. Em abril de 2020, com a suspensão das aulas presenciais, o espaço cultural ficou completamente fechado. 

Com o retorno das aulas presenciais, o espaço começou a ser reaberto. No segundo semestre de 2022, com o evento Novas Tríades – Semana da Música Contemporânea no RS, o público já pôde ocupar o teatro – que ainda necessita de melhorias em sua estrutura. Atualmente, uma das maiores questões é a falta de iluminação adequada. Pela ausência de uma mesa de controle, os próprios estudantes têm que movimentar as luzes quando necessário. No entanto, por conta dos constantes cortes no orçamento das universidades, o recurso para manutenção do espaço é insuficiente. Uma das formas encontradas pelos acadêmicos do curso foi a criação de uma rifa, que já possibilitou a compra de uma mesa de som. 

Mesmo frente a essas dificuldades, os espetáculos produzidos pelos alunos de Teatro e Artes Cênicas neste semestre serão apresentados no Caixa Preta, com presença do público. O primeiro será Maramba, que ocorrerá nesta sexta-feira (9), às 20h30min. Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h, será feita a apresentação de Percurso – Risco traços tortos, trabalho de formatura da VII turma do curso de Dança Bacharelado da UFSM. A entrada para os dois eventos culturais é gratuita e aberta ao público em geral.

Para saber mais sobre a programação de apresentações no Teatro Caixa Preta, acompanhe o perfil do CAL no Instagram. Para contribuir com uma doação, acesse o link da “vaquinha” virtual.

Confira alguns registros da apresentação:

Texto e fotos: Ana Laura Iwai, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60728

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes