Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem parecer positivo de avaliadores da UNESCO

Avaliadores visitaram as regiões nos meses de outubro e novembro



Nesta quinta-feira (8), o Conselho do Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO aprovou o relatório dos avaliadores dos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul, recomendando a certificação dos territórios como geoparques mundiais.

Após esta etapa, a decisão ainda precisa ser referendada pela assembleia da UNESCO. Em caso positivo, os territórios ganham certificação em cerimônia que deve ocorrer em abril de 2023. 

O processo de avaliação

A avaliação do Geoparque Quarta Colônia iniciou em 24 de outubro. A comissão avaliadora foi composta por Hernández Sesé, do Geoparque Maestrazgo/ Dinópolis (Espanha) e Helga Chulepin, representante da UNESCO em Montevidéu (Uruguai). O Geoparque Caçapava teve seu processo de avaliação iniciado no dia 6 de novembro. A comissão avaliadora foi composta pelo Geólogo e Paleontólogo, Mahito Watanabe (Japão) e pelo Cientista Ambiental, Antonino Sanz Matencio (Espanha).

Durante a missão, os avaliadores procuraram conhecer, observar e analisar o que tem sido feito nos territórios postulantes, compreendendo de que forma a região está cumprindo os requisitos necessários para a certificação, os resultados obtidos até agora e os planos para o futuro. No tempo em que estiveram no Rio Grande do Sul, os avaliadores percorreram as regiões e puderam os conhecer os atrativos turísticos, culturais e históricos dos locais.

Foto: Cleusa Jung

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-60736

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes