Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Assistência Estudantil

A primeira foto ao lado, datada de 1966, exibe a estrutura do Hospital Universitário de Santa Maria. Fundado em 1970, o HUSM é hoje referência em saúde para a região, atuando como hospital-escola. Voltado ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e assistência em saúde, o HUSM presta atendimento à comunidade, tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde), quanto para serviços especializados. A foto seguinte exibe a estrutura atual do Hospital Universitário. 

Além do HUSM, a instituição também se preocupa em desenvolver ações que promovam a aproximação da UFSM com a terceira idade. Projetos como o Acampavida (foto 3) têm como objetivo proporcionar aos idosos uma oportunidade de convivência dentro da Universidade. 

Com o propósito de ampliar o desenvolvimento da educação superior, a UFSM oferece à comunidade o Ensino à Distância (EAD), cuja meta é atuar de forma inovadora nos processos de ensino-aprendizagem, propiciando a democratização do acesso à educação superior pública. Visando a excelência em qualidade científica, didática e tecnológica dos cursos à distância, o EAD investe no trabalho em equipe e na interação de profissionais de áreas diversas. (foto 4)

Assistência estudantil

A UFSM, a fim de participar, desde o princípio, da construção da identidade dos sujeitos sociais, possui unidades que possibilitam o desenvolvimento do indivíduo já no ambiente da Universidade. Exemplo disso é o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (foto 1), cuja construção se deu a partir da solicitação dos próprios servidores da universidade, ainda nos anos 70. A instalação da unidade consolidou-se em 1989, e desde então a creche desenvolve atividades educacionais para os filhos dos alunos, professores e servidores da UFSM, em turno parcial ou integral. 

Visando à continuidade da formação pessoal e intelectual dos acadêmicos, a Universidade Federal de Santa Maria está vinculada a três escolas técnicas, dentre elas o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM (foto 2). Estas escolas atuam no ensino médio, na educação profissional inicial e continuada, na educação técnica de nível médio e nos cursos superiores de tecnologia. Além das escolas técnicas, a UFSM é reconhecida por possuir um dos melhores programas de Assistência Estudantil do País: a Casa do Estudante (foto 3), localizada no campus da UFSM, em Camobi, possibilita moradia gratuita a estudantes de baixa renda. Além das instalações em Camobi, a UFSM também oferece aos alunos a Casa do Estudante II, localizada no centro de Santa Maria. 

As fotos seguintes retratam a evolução estrutural do Restaurante Universitário (RU) da UFSM, em Camobi, desde o início da construção – em meados dos anos 60 – até hoje. Além do restaurante do campus, a UFSM conta também com um RU no centro de Santa Maria, na Antiga Reitoria. Contudo, devido ao grande número de alunos que os restaurantes atendem, e visando sempre à qualidade dos serviços oferecidos, a universidade apostou na construção de mais um Restaurante Universitário no campus, inaugurado em 2010. (foto 7).