Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Manual da marca

Reprodução da Marca

 

Memorial Descritivo

Marca dos 50 anos da UFSM
A marca dos 50 anos UFSM é composta do numeral escrito de forma clara e legível, de fácil leitura e visibilidade, acompanhado do brasão, símbolo maior e mais tradicional da instituição.
As formas do 50, do brasão e da palavra anos estão perfeitamente integradas e o conjunto resume visualmente o título das comemorações deste ano, podendo ser lido de modo coeso e instantâneo.
O número 50 é grafado numa tipografia itálica, com o 5 inclinado, o que torna o espacial e dinâmico, transmitindo a ideia de movimento e inovação permanente, característico do momento histórico que a entidade vive.
A cor premdominante azul reforça ainda mais a associação institucional por ser a cor que mais a identifica tradicionalmente.
A marca proposta para as comemorações dos 50 anos está diretamente ligada a identidade visual da UFSM. Este é um caminho seguro e eficiente para marcar visualmente a trajetória da instituição. 

Reprodução da marca em fundo azul

Reprodução da marca em negativo

Reprodução da marca em preto

 

Reprodução da marca monocromática

 

Teste de redução

A redução demasiada de qualquer marca dificulta sua leitura e seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida.

Recomenda-se como limite máximo de redução da marca, as medidas especificadas acima. A redução além desse limite comprometerá a visibilidade da marca. 

Margens de Segurança

As margens mínimas de segurança para uma boa visibilidade da marca correspondem a x/2. O valor de x corresponde ao comprimento da palavra “ANOS” presente na marca. Essas medidas devem ser respeitadas em todas as suas aplicações. 

Download do manual da marca dos 50 anos UFSM em PDF