Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Calendário Acadêmico – 2019

janeiro2019
ter
01
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - Confraternização Universal, feriado nacional.
sex
04
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, PRPGP, a lista com os nomes dos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação da UFSM, conforme edital da PRPGP, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.
qui
10
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para a publicação da lista com os nomes dos candidatosclassificados aos cursos de pós-graduação da UFSM, pela PRPGP, conforme edital, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.
sex
18
Aluno Especial I - graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL I: data prevista para a publicação do edital de seleção de candidatos a Aluno Especial I, de graduação e pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
sex
18
Aluno Especial I - graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Pós-Graduação - ALUNO ESPECIAL I: data prevista para a publicação do edital de seleção de candidatos a Aluno Especial I, de graduação e pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
sex
18
PRPGP e DERCA
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para publicação da lista com os nomes dos candidatos classificadosaos cursos de pós-graduação da UFSM, após recursos, pela PRPGP, conforme edital, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.
qui - sex
24 - 25
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: período para solicitação de confirmação de vaga via web e entrega ou postagem, ao DERCA, dos documentos necessários à confirmação de vaga dos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação, para ingresso no1º semestre letivo de 2019.
fevereiro2019
ter - qua
05 - 06
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: período para solicitação de matrícula, via web, pelos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.
qui
14
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para envio ao DERCA, da lista com os nomes dos candidatos suplentes na seleção à pós-gradução, pelas coordenações de cada curso, com vistas à 2ª chamada de candidatos, para ingresso no1º semestre letivo de 2019
sex
15
DERCA - suplentes aos cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: início das publicações, pelo DERCA, das convocações de suplentes à pós-graduação, para ingresso no 1º semestre de 2019.
seg - sex
18 - 22
Alunos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA: período para solicitação de matrícula, via Portal do Aluno, pelos veteranos da graduação e ingressantes e veteranos da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
18 - 22
Alunos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA: período para solicitação de matrícula, via Portal do Aluno, pelos veteranos da graduação e ingressantes e veteranos da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
18 - 22
Alunos de graduação
Matrícula / Graduação - REGIME ESPECIAL DE AVALIAÇÃO: período para os alunos veteranos se inscreverem em disciplinas amparadas pela Resolução do Regime Especial de Avaliação, via Portal do Aluno, referentes ao 1º semestre letivo de 2019.
ter - qua
19 - 20
Candidatos suplentes classificados na seleção à pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: período previsto para a solicitação de confirmação de vaga e entrega ou postagem dos documentos necessários ao DERCA, pelos candidatos suplentes classificados aos cursos de pós-graduação, referente ao ingresso no primeiro semestre de 2019.
ter - seg
19/02 - 08/04
Alunos de graduação na modalidade presencial
Matrícula / Graduação - TRANCAMENTO TOTAL: período para solicitação de trancamento total (semestre) ou parcial (disciplinas) pelos alunos dos cursos de graduação na modalidade presencial, via Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
25
DERCA - alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o primeiro processamento, pelo SIE, das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2019.Conferir, no Portal do Aluno, se as solicitações foram aceitas é responsabilidade dos alunos.
seg
25
DERCA - alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o primeiro processamento, pelo SIE, das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2019.Conferir, no Portal do Aluno, se as solicitações foram aceitas é responsabilidade dos alunos.
ter - qua
26 - 27
Alunos de graduação e de pós-graduação na modalidade presencial e a distância
Matrícula / Graduação - AJUSTE DE MATRÍCULA VIA WEB: período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, via Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
ter - qua
26 - 27
Alunos de graduação e de pós-graduação na modalidade presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - AJUSTE DE MATRÍCULA VIA WEB: período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, via Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
qui
28
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Frederico Westphalen
Feriados - FERIADO: Aniversário da cidade de Frederico Westphalen, feriado municipal em Frederico Westphalen.
março2019
sex
01
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o segundo processamento, pelo SIE, das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2019.Conferir, no Portal do Aluno, se as solicitações foram aceitas pelo sistema é responsabilidade dos alunos.
sex
01
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o segundo processamento, pelo SIE, das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2019.Conferir, no Portal do Aluno, se as solicitações foram aceitas pelo sistema é responsabilidade dos alunos.
sex - sex
01 - 29
Alunos de ensino básico, médio e tecnológico, de graduação e pós-graduação da UFSM, na modalidade presencial
Outras Datas - BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO: período para solicitação do benefício socioeconômico, conforme orientações do edital, referente ao 1º semestre de 2019.
seg
04
Comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi.
ter
05
Comunidade geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Carnaval, feriado nacional.
qua
06
Comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: Quarta-feira de Cinzas, suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi até às 14h.
qua
06
Comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: Quarta-feira de Cinzas, suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi até às 14h.
qua - sex
06 - 08
SAI - estudantes estrangeiros
Outras Datas - SEMANA DE ACOLHIMENTO: data prevista para realização da Semana do Acolhimento a estudantes estrangeiros ingressantes na UFSM, promovida pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI).
qui - sex
07 - 08
Coordenação de cursos EaD
Outras Datas - MOODLE: data prevista para a exportação de dados do SIE e disciplinas dos cursos a distância para o Moodle.
sex
08
Coordenações de cursos de pós-graduação e classificados à pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - SELEÇÃO DE BOLSISTAS: data-limite para as coordenações de cursos de pós-graduação concluírem a seleção de bolsistas e encaminharem a listagem à PRPGP.
seg
11
Alunos de graduação e pós-graduação
Outras Datas - INÍCIO DAS AULAS: início das aulas do 1º semestre letivo de 2019 para todos os cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.
seg - sex
11 - 01
SAI
Processos Seletivos / Graduação - EDITAL PROMISAES: data prevista para abertura do edital PROMISAES, para a concessão de bolsas para alunos estrangeiros, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
11 - 01
SAI
Processos Seletivos / Pós-Graduação - EDITAL PROMISAES: data prevista para abertura do edital PROMISAES, para a concessão de bolsas para alunos estrangeiros, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
11
Alunos de ensino básico, médio e de graduação na modalidade presencial
Outras Datas - AUXÍLIO TRANSPORTE: data de abertura do edital para solicitação do Auxílio Transporte, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, para o 1º semestre letivo de 2019.
seg
11
Alunos de cursos de graduação na modalidade presencial, com Benefício Socioeconômico ativo
Outras Datas - AUXÍLIO MATERIAL PEDAGÓGICO: data de abertura do edital para solicitação do auxílio para aquisição de material pedagógico, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, para o primeiro semestre de 2019.
seg
11
Aluno Especial II - candidatos a partir de 55 anos- de graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL II: período para inscrição à categoria de Aluno Especial II nas coordenações dos cursos de graduação, referente ao primeiro semestre letivo de 2019.
seg - sex
11 - 15
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - AJUSTE PRESENCIAL DE MATRÍCULA: período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias dos cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
11 - 15
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - AJUSTE PRESENCIAL DE MATRÍCULA: período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias dos cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
11 - 15
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: período para matrícula presencial dos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação, convocados por edital de chamada de suplentes, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.
seg - sáb
11 - 30
SAI - alunos de graduação
Processos Seletivos / Graduação - PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS: período previsto para publicação, pela SAI, dos editais de pré-seleção de alunos de graduação, para candidatura em universidades conveniadas à UFSM por meio de convênios bilaterais e programas multilaterais, no 2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
18 - 19
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para o aluno requerer, na coordenação do seu curso, formulário para solicitação de matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhá-lo à coordenação do curso desejado, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - ter
18 - 19
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para o aluno requerer, na coordenação do seu curso, formulário para solicitação de matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhá-lo à coordenação do curso desejado, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - ter
18 - 19
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para as coordenações de curso lançaram, no SIE, os pedidos aprovados de matrícula extracurricular de alunos de outros cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - ter
18 - 19
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para as coordenações de curso lançaram, no SIE, os pedidos aprovados de matrícula extracurricular de alunos de outros cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
qua - qui
20 - 21
Aluno Especial I de graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL I: período para matrícula na categoria de Aluno Especial I, de graduação e pós-graduação, no DERCA, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
sex - seg
22 - 25
Aluno Especial II - candidatos a partir de 55 anos - de graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL II: período para matrícula na categoria de Aluno Especial II, no DERCA, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
abril2019
ter
02
Coordenações de curso de graduação nas modalidades presencial e a distância
Oferta de Disciplinas / Graduação - CADASTRO DE DCG: data-limite para as coordenações de cursos de graduação enviarem à PROGRAD os pedidos de criação de Disciplinas Complementares de Graduação, DCG, para serem inseridas no currículo dos cursos e ofertadas no 2º semestre letivo de 2019.
sex
05
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à PRPGP os dados pertinentes à elaboração do edital de seleção para ingresso em cursos de pós-graduação no 2º semestre letivo de 2019.
seg - sex
08 - 12
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para as coordenações de cursos EaD/UAB, de graduação e pós-graduação, solicitarem oferta de disciplinas, no SIE, para o 2º semestre letivo de 2019 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE, o nome e código da disciplina, a turma, o nome e SIAPE do docente.
seg - sex
08 - 12
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para as coordenações de cursos EaD/UAB, de graduação e pós-graduação, solicitarem oferta de disciplinas, no SIE, para o 2º semestre letivo de 2019 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE, o nome e código da disciplina, a turma, o nome e SIAPE do docente.
seg
08
Alunos de graduação e pós-graduação
Outras Datas - AULAS: data referência, marca ¼ ou 25% do 1º semestre letivo de 2019 para fins de validação das presenças discentes em atividades.
seg - ter
08 - 30
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: período para inscrição no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira - TESLLE, via web, para o 1º semestre letivo de 2019.
seg - ter
08 - 30
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Pós-Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: período para inscrição no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira - TESLLE, via web, para o 1º semestre letivo de 2019.
seg
08
Alunos de graduação e pós- graduação na modalidade presencial
Matrícula / Graduação - TRANCAMENTO PARCIAL: data-limite para solicitação de trancamento parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, pelos alunos dos cursos de graduação ou pós-graduação na modalidade presencial, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
08
Alunos de graduação e pós- graduação na modalidade presencial
Matrícula / Pós-Graduação - TRANCAMENTO PARCIAL: data-limite para solicitação de trancamento parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, pelos alunos dos cursos de graduação ou pós-graduação na modalidade presencial, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
08
Alunos de graduação na modalidade presencial
Matrícula / Graduação - TRANCAMENTO TOTAL: data-limite para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, pelos alunos dos cursos de graduação na modalidade presencial, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
sex
19
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Sexta-feira Santa, feriado nacional.
sáb
20
Comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi.
dom
21
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Páscoa, feriado nacional.
dom
21
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Tiradentes, feriado nacional.
maio2019
qua
01
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Dia do Trabalhador, feriado nacional.
seg
06
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus Palmeira das Missões
Feriados - FERIADO: emancipação da cidade de Palmeira das Missões, feriado municipal em Palmeira das Missões.
qua
08
Candidatos à pós-graduação presencial
Processos Seletivos / Pós-Graduação - PUBLICAÇÃO DE EDITAL: publicação do edital de seleção à pós-graduação na modalidade presencial, para ingresso no 2º semestre de 2019.
qui - sex
09 - 24
Candidatos aos cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO: período para inscrições, via web, ao processo seletivo para ingresso em cursos de pós-graduação, com início de atividades acadêmicas no 2º semestre letivo de 2019.
sex
10
Professores e alunos de graduação e pós-graduação
Outras Datas - AULAS: data referência considerada como metade do 1º semestre letivo de 2019 para fins de avaliação docente.
sex
10
Candidatos à seleção de Ingresso/ Reingresso na graduação
Processos Seletivos / Graduação - INGRESSO/REINGRESSO: data prevista para a publicação, pelo DERCA, do edital de seleção de ingresso e reingresso (transferência interna e externa, reingresso e portadores de diploma), para início de atividades no 2º semestre letivo de 2019.
sex
17
Comunidade em geral e comunidade acadêmica do campus de Santa Maria
Feriados - FERIADO: Aniversário da cidade de Santa Maria, feriado municipal em Santa Maria.
sáb
18
Comunidade acadêmica do campus de Santa Maria
Feriados - DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas no campus de Santa Maria.
sex
24
Coordenações de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância.
Formandos / Graduação - FORMATURAS: data-limite para as coordenações dos cursos de graduação enviarem ao DERCA os formulários das formaturas parao 1º semestre letivo de 2019: 1) formulário com a data da formatura solene e de gabinete; 2) formulário com a lista dos nomes de todos os prováveis formandos do semestre; 3) cópias dos documentos pessoais dos prováveis formandos. Os formulários específicos estão disponíveis na página do DERCA.
qua
29
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para a UFSM
Processos Seletivos / Graduação - MOBILIDADE ACADÊMICA: data-limite para solicitações de MobilidadeAcadêmica, por estudantes de outras IES, para início de atividades na UFSM no 2° semestre letivo de 2019. Os alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar o calendário da IES de seu interesse.
qua
29
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para a UFSM
Processos Seletivos / Pós-Graduação - MOBILIDADE ACADÊMICA: data-limite para solicitações de MobilidadeAcadêmica, por estudantes de outras IES, para início de atividades na UFSM no 2° semestre letivo de 2019. Os alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar o calendário da IES de seu interesse.
junho2019
seg
03
Departamentos didáticos
Oferta de Disciplinas / Graduação - ENCARGOS DIDÁTICOS: data-limite para atualização dos encargos didáticos referentes ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
03
Departamentos didáticos
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - ENCARGOS DIDÁTICOS: data-limite para atualização dos encargos didáticos referentes ao 1º semestre letivo de 2019.
qui
06
Acadêmicos dos cursos de graduação, ensino médio e técnico da UFSM
Outras Datas - AVALIAÇÃO DOCENTE: início da disponibilização da Avaliação Docente no Portal do Aluno.
sex
07
Prováveis formandos de graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: dia da aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, para o 1º semestre letivo de 2019.
sex
07
Prováveis formandos de graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Pós-Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: dia da aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, para o 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
10 - 14
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para as coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade presencial, solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivos departamentos didáticos, através do SIE, para o 2º semestre letivo de 2019.
seg - sex
10 - 14
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para as coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade presencial, solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivos departamentos didáticos, através do SIE, para o 2º semestre letivo de 2019.
qui
13
Comunidade em geral e comunidade acadêmica dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
Feriados - FERIADO: Dia de Santo Antônio, feriado nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
seg - sex
17 - 21
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para os departamentos didáticos de graduação e pós-graduação procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina para o2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
17/06 - 21/05
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para os departamentos didáticos de graduação e pós-graduação procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina para o2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
17 - 18
Alunos do curso de Medicina
Matrícula / Graduação - MATRÍCULA EM INTERNATO: período para os alunos do curso de Medicina solicitarem, via Portal do Aluno, matrícula em Internato Curricular obrigatório, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
qua
19
DERCA - alunos do curso de Medicina
Matrícula / Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA EM INTERNATO: data prevista para o 1º processamento de matrícula em Internato Curricular obrigatório do curso de Medicina, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
qui
20
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Corpus Christi, feriado nacional.
sex - sáb
21 - 22
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - DIAS NÃO LETIVOS E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: dias não letivos e suspensãode atividades administrativas correlatas em todos os campi.
seg
24
Alunos do curso de Medicina
Matrícula / Graduação - AJUSTE DE MATRÍCULA EM INTERNATO: ajuste dos pedidos de matrícula dos alunos do cursode Medicina em Internato Curricular obrigatório, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg
24
Coordenações de curso de graduação
Outras Datas - DISPENSA DE DISCIPLINA: data-limite para realização dos pedidos de dispensa de disciplina on-line.
seg
24
Coordenações de curso de graduação
Oferta de Disciplinas / Graduação - PRÉ-REQUISITO: data-limite para chegada, ao DERCA, dos pedidos de alteração de pré-requisito, enviados pelas coordenações de curso, para incidência nas solicitações de matrícula referentes ao 2° semestre letivo de 2019.
seg
24
Aluno Especial I de graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL I: data prevista para a publicação do edital de seleção de candidatos à Aluno Especial I, de graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - sex
24 - 28
Coordenações e departamentos de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - sex
24 - 28
Coordenações e departamentos de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
ter
25
DERCA - alunos do curso de Medicina
Matrícula / Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA EM INTERNATO: data prevista para o 2º processamento de matrícula em Internato Curricular obrigatório do curso de Medicina, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
sex
28
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, PRPGP, a lista com os nomes dos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação da UFSM, para ingresso no 2º semestre letivo de 2019.
julho2019
qui
04
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para a publicação, pela PRPGP, da lista com os nomes dos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação da UFSM, para ingresso no 2º semestre letivo de 2019.
seg - seg
08 - 22
Professores de graduação e pós-graduação
Outras Datas - ENCERRAMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE ONLINE: período para consolidação dos Diários de Classe online referentes ao 1º semestre letivo de 2019. Encerramento das turmas no Portal do Professor.
seg
08
Comunidade acadêmica de Santa Maria
Outras Datas - ADAPTAÇÃO ACADÊMICA: dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos no campus de Santa Maria.
ter
09
Comunidade acadêmica de Santa Maria
Outras Datas - ADAPTAÇÃO ACADÊMICA: dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos no campus de Santa Maria.
ter
09
Comunidade acadêmica de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
Outras Datas - ADAPTAÇÃO ACADÊMICA: dia da semana considerado como QUINTA-FEIRA para fins acadêmicos nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
sex
12
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para a publicação, pela PRPGP, da lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de pós-graduação da UFSM após recursos, para ingresso no 2º semestre letivo de 2019.
sáb
13
Alunos e professores de graduação
Outras Datas - ESTÁGIO CURRICULAR: data-limite para as defesas de relatório de estágio curricular referentes ao 1º semestre letivo de 2019.
sáb
13
Alunos de graduação e pós-graduação
Outras Datas - TÉRMINO DAS AULAS: término das aulas e prazo final para segunda avaliação parcial referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
15
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para os Cursos entregarem no DERCA a documentação para confirmação de vaga dos candidatos classificados e suplentes.
seg - sáb
15 - 20
Professores e alunos de graduação e pós-graduação
Outras Datas - AVALIAÇÕES FINAIS: período para avaliações finais referentes ao 1º semestre letivo de 2019. Período de exames.
seg
22
Professores de graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - ENCERRAMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE ONLINE: período para a consolidação dos Diários de Classe online referentes ao 1º semestre letivo de 2019. Encerramento das turmas no Portal do Professor.
seg
22
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Divulgação pelo DERCA das orientações para Confirmação de Vaga e listagem de candidatos com pendência documental.
seg - qua
22 - 24
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: Período para solicitação de confirmação de vaga via web para os candidatos classificados e complementação documental dos candidatos cujos nomes constarem na lista de pendência documental divulgada pelo DERCA.
ter - sex
23 - 26
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA: período para solicitação de matrícula pelos veteranos de graduação presencial, veteranos de pós-graduação presencial e ingressantes e veteranos de graduação e pós-graduação a distância, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
ter - sex
23 - 26
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA: período para solicitação de matrícula pelos veteranos de graduação presencial, veteranos de pós-graduação presencial e ingressantes e veteranos de graduação e pós-graduação a distância, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
ter - sex
23 - 26
Alunos de graduação
Matrícula / Graduação - RESOLUÇÃO REGIME ESPECIAL DE AVALIAÇÃO: período para os alunos veteranos se inscreverem em disciplinas amparadas pela Resolução do Regime Especial de Avaliação, via Portal do Aluno, referentes ao 2º semestre letivo de 2019.
ter - seg
23/07 - 02/09
Alunos de graduação na modalidade presencial
Matrícula / Graduação - TRANCAMENTO TOTAL: período para solicitação de trancamento total do semestre, por alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial, via Portal do Aluno ou na secretaria/coordenação do curso, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
sáb - sáb
27/07 - 14/09
Alunos formandos de graduação nas modalidades presencial e a distância
Formandos / Graduação - FORMATURAS: período de formaturas para os alunos formandos de graduação, modalidades presencial e a distância, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
29
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o primeiro processamento das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, no sistema SIE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2019.Conferir se as solicitações foram aceitas pelo sistema, no Portal do Aluno, é responsabilidade dos alunos.
seg
29
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o segundo processamento das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, no sistema SIE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2019.Conferir se as solicitações foram aceitas pelo sistema, no Portal do Aluno, é responsabilidade dos alunos.
seg
29
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o segundo processamento das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, no sistema SIE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2019.Conferir se as solicitações foram aceitas pelo sistema, no Portal do Aluno, é responsabilidade dos alunos.
seg
29
Alunos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA: data prevista para o primeiro processamento das solicitações de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, no sistema SIE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2019.Conferir se as solicitações foram aceitas pelo sistema, no Portal do Aluno, é responsabilidade dos alunos.
seg - sex
29/07 - 30/08
Alunos de ensino básico, médio e tecnológico na modalidade presencial; alunos de graduação e pós-graduação da UFSM, na modalidade presencial
Outras Datas - BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO: período para solicitação do benefício socioeconômico, conforme orientações do edital, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - sex
29/07 - 02/08
SAI - estudantes estrangeiros
Outras Datas - SEMANA DE ACOLHIMENTO AOS ALUNOS ESTRANGEIROS: data prevista para realização da Semana de Acolhimento a estudantes estrangeiros ingressantes na UFSM, promovida pela Secretaria de Apoio Internacional.
seg - ter
29 - 30
Alunos de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - AJUSTE DE MATRÍCULA VIA WEB: período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
29 - 30
Alunos de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - AJUSTE DE MATRÍCULA VIA WEB: período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
29 - 30
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - MATRÍCULA DOS CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: período para solicitação de matrícula pelos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação, via Portal do Aluno, conforme orientações do edital de seleção, para ingresso no 2º semestre letivo de 2019.
qua
31
Coordenações de cursos de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para chegada, no DERCA, da lista com os nomes dos candidatos suplentes na seleção à pós-graduação, enviada pela coordenação de cada curso de pós-graduação, com vistas à 2ª chamada de candidatos para ingresso no 2º semestre letivo de 2019.
qua
31
DERCA - suplentes aos cursos de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: início das publicações das convocações de suplentes à pós-graduação, pelo DERCA, para ingresso no 2º semestre de 2019.
agosto2019
qui - sex
01 - 02
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: período previsto para solicitação de confirmação de vaga e entrega ou postagem ao DERCA, dos documentos necessários à confirmação de vaga, pelos candidatos suplentes classificados aos cursos de pós-graduação,para ingresso no 2º semestre letivo de 2019.
qui - sex
01 - 02
Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE
Outras Datas - MOODLE: período para exportação das matrículas do SIE para o Moodle, referentes ao 2º semestre letivo de 2019.
seg
05
Alunos de graduação e pós-graduação
Oferta de Disciplinas / Graduação - INÍCIO DAS AULAS: início das aulas do 2º semestre letivo de 2019 para todos os cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.
seg
05
Alunos de graduação e pós-graduação
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - INÍCIO DAS AULAS: início das aulas do 2º semestre letivo de 2019 para todos os cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.
seg
05
Alunos de ensino básico, médio e tecnológico, na modalidade presencial; alunos de graduação e pós-graduação da UFSM, na modalidade presencial
Outras Datas - AUXÍLIO TRANSPORTE: data de abertura do edital para solicitação do Auxílio Transporte, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, para o 2º semestre letivo de 2019.
seg
05
Alunos de graduação na modalidade presencial com Benefício Socioeconômico ativo
Outras Datas - AUXÍLIO MATERIAL PEDAGÓGICO: data de abertura do edital para solicitação do auxílio para aquisição de Material Pedagógico, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, para o 2º semestre de 2019.
seg
05
SAI
Processos Seletivos / Graduação - EDITAL PROMISAES: data prevista para abertura do edital PROMISAES, pela PROGRAD,, para concessão de bolsas para alunos estrangeiros, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
05 - 06
Aluno Especial II - candidatos a partir de 55 anos - de graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL II: período para inscrição à categoria de Aluno Especial II, nas coordenações dos cursos de graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - sex
05 - 09
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - AJUSTE DE MATRÍCULA: período para ajuste presencial de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
05 - 09
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - AJUSTE DE MATRÍCULA: período para ajuste presencial de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
05 - 09
Candidatos classificados na seleção à pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - CLASSIFICADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: período para matrícula presencial dos candidatos classificados aos cursos de pós-graduação, convocados por edital de chamada de suplentes para ingresso no 2º semestre de 2019.
seg - sex
05 - 30
Prováveis formandos de graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: período para inscrição no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, via web, para o 2º semestre letivo de 2019.
seg - sex
05 - 30
Prováveis formandos de graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Pós-Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: período para inscrição no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, via web, para o 2º semestre letivo de 2019.
seg - seg
05/08 - 30/09
SAI - alunos de graduação
Processos Seletivos / Graduação - PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS: período previsto para publicação, pela SAI, dos editais de pré-seleção de alunos de graduação para candidatura em universidades conveniadas à UFSM por meio de convênios bilaterais e programas multilaterais, para o 1º semestre letivo de 2020.
sex
09
Coordenações de cursos de pós-graduação e classificados à pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - SELEÇÃO DE BOLSISTAS: data-limite para as coordenações de cursos de pós-graduação concluírem a seleção de bolsistas de pós-graduação e encaminharem a listagem à PRPGP.
seg - ter
12 - 13
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para o aluno requerer, na coordenação do seu curso, formulário para solicitação matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhá-la à coordenação do curso desejado, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
12 - 13
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para o aluno requerer, na coordenação do seu curso, formulário para solicitação matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhá-la à coordenação do curso desejado, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
12 - 13
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para as coordenações de curso lançarem os pedidos aprovados de matrícula extracurricular de alunos de outros cursos no SIE, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg - ter
12 - 13
Alunos de graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: período para as coordenações de curso lançarem os pedidos aprovados de matrícula extracurricular de alunos de outros cursos no SIE, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
qua - qui
14 - 15
Aluno Especial I de graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL I: período para matrícula na categoria de Aluno Especial I, de graduação e pós-graduação, no DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
qua - qui
14 - 15
Aluno Especial I de graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Pós-Graduação - ALUNO ESPECIAL I: período para matrícula na categoria de Aluno Especial I, de graduação e pós-graduação, no DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
sex - seg
16 - 19
Aluno Especial II - candidatos a partir de 55 anos - de graduação
Aluno Especial / Graduação - ALUNO ESPECIAL II: período para matrícula na categoria de Aluno Especial II, no DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
setembro2019
seg
02
Professores e alunos de graduação e pós-graduação
Outras Datas - AULAS: data referência de ¼ ou 25% do 2º semestre letivo de 2019 para fins de validação das presenças discentes em atividades acadêmicas.
seg
02
Alunos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Matrícula / Graduação - TRANCAMENTO PARCIAL: data-limite para solicitação de trancamento parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, para alunos dos cursos de graduação ou pós-graduação, na modalidade presencial, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg
02
Alunos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Matrícula / Pós-Graduação - TRANCAMENTO PARCIAL: data-limite para solicitação de trancamento parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, para alunos dos cursos de graduação ou pós-graduação, na modalidade presencial, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
seg
02
Alunos de graduação e na modalidade presencial
Matrícula / Graduação - TRANCAMENTO TOTAL: data-limite para solicitação de trancamento total do semestre por alunos dos cursos de graduação ou pós-graduação, na modalidade presencial, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2019.
qui
05
Coordenações de curso de graduação nas modalidades presencial e a distância
Oferta de Disciplinas / Graduação - CADASTRO DE DCG: data-limite para as coordenações de curso enviarem ao DERCA os pedidos de criação de Disciplinas Complementares de Graduação, DCG, para serem inseridas no currículo dos cursos e ofertadas no 1º semestre letivo de 2020.
sex
06
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO: data-limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem, à PRPGP, os dados pertinentes à elaboração do edital de seleção para ingresso em cursos de pós-graduação no 1º semestre letivo de 2020.
sáb
07
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Independência da República, feriado nacional.
seg - qua
16 - 25
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para as coordenações de cursos EaD/UAB de graduação e pós-graduação solicitarem oferta de disciplinas, no SIE, para o 1º semestre letivo de 2020 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE o nome e código da disciplina; turma, nome e SIAPE do docente.
seg - qua
16 - 25
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA: período para as coordenações de cursos EaD/UAB de graduação e pós-graduação solicitarem oferta de disciplinas, no SIE, para o 1º semestre letivo de 2020 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE o nome e código da disciplina; turma, nome e SIAPE do docente.
sex
20
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Revolução Farroupilha, feriado estadual.
sáb
21
Comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: dia não letivo e suspensão deatividades administrativas correlatas em todos os campi.
qui - sáb
26 - 28
Alunos de graduação
Outras Datas - DESCUBRA UFSM: realização da 5ª edição do Descubra UFSM.
sex
27
Candidatos à pós-graduação presencial
Processos Seletivos / Pós-Graduação - PUBLICAÇÃO DE EDITAL: publicação do edital de seleção à pós-graduação presencial, para ingresso no 1º semestre de 2020.
seg - sex
30/09 - 18/10
Candidatos à pos-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO: período para inscrições, via web, ao processo seletivo para ingresso em cursos de pós-graduação, com início de atividades acadêmicas no 1º semestre letivo de 2020.
outubro2019
sex
04
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: dia da aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, para o 2º semestre letivo de 2019.
sex
04
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Aluno Especial / Pós-Graduação - TESTE DE SUFICIÊNCIA: dia da aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE, para o 2º semestre letivo de 2019.
sex
04
Professores e alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - AULAS: data referência considerada metade ou 50% do 2º semestre letivo de 2019 para fins de avaliação docente.
sex
04
Departamentos didáticos
Oferta de Disciplinas / Graduação - ENCARGOS DIDÁTICOS: data-limite para atualização dos encargos didáticos referentes ao 2º semestre letivo de 2019.
sex
04
Departamentos didáticos
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - ENCARGOS DIDÁTICOS: data-limite para atualização dos encargos didáticos referentes ao 2º semestre letivo de 2019.
sáb
12
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional.
qua - qua
16 - 23
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA PELAS COORDENAÇÕES: período para as coordenações de curso de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivos departamentos didáticos, através do SIE, para o 1º semestre letivo de 2020.
qua - qua
16 - 23
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA PELAS COORDENAÇÕES: período para as coordenações de curso de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivos departamentos didáticos, através do SIE, para o 1º semestre letivo de 2020.
sex
18
Coordenações de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância.
Formandos / Graduação - FORMATURAS: data-limite para as coordenações de curso de graduação enviarem ao DERCA: 1) formulários com a data da formatura solene e gabinete; 2) formulário com a lista dos nomes de todos os prováveis formandos do semestre; e 3) cópias dos documentos pessoais dos prováveis formandos. Os formulários específicos, que dispensam o envio de memorando, estão disponíveis na página do Derca.
sáb
19
Candidatos à seleção de Ingresso/Reingresso
Processos Seletivos / Graduação - INGRESSO/REINGRESSO: data prevista para a publicação, pelo DERCA, do edital de seleção de ingresso e reingresso (transferência interna e externa, reingresso e portadores de diploma), para início de atividades acadêmicas no 1º semestre letivo de 2020.
seg
21
Alunos de graduação e pós-graduação. Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Outras Datas - JAI: Jornada Acadêmica Integrada - JAI.
qui - qui
24 - 31
Departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA PELOS DEPARTAMENTOS: período para os departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina para o 1º semestre letivo de 2020.
qui - qui
24 - 31
Departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA PELOS DEPARTAMENTOS: período para os departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina para o 1º semestre letivo de 2020.
seg
28
Comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: dia não letivo e suspensão deatividades administrativas correlatas em todos os campi. Dia do Servidor Público.
novembro2019
sáb
02
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Dia de Finados, feriado nacional.
seg - sex
04 - 08
Coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA PELAS COORDENAÇÕES E DEPARTAMENTOS: período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 1º semestre letivo de 2020.
seg - sex
04 - 08
Coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - OFERTA DE DISCIPLINA PELAS COORDENAÇÕES E DEPARTAMENTOS: período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 1º semestre letivo de 2020.
qua
06
Acadêmicos dos cursos de graduação, ensino médio e técnico da UFSM
Outras Datas - AVALIAÇÃO DOCENTE: início da disponibilização da Avaliação Docente no Portal do Aluno.
sex
15
Comunidade em geral e comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - FERIADO: Dia da Proclamação da República, feriado nacional.
sáb
16
Comunidade acadêmica de todos os campi
Feriados - DIA NÃO LETIVO E SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS CORRELATAS: dia não letivo e suspensão deatividades administrativas correlatas para todos os campi.
qua
20
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para UFSM
Processos Seletivos / Graduação - MOBILIDADE ACADÊMICA: data-limite para solicitações de Mobilidade Acadêmica, por estudantes de outras IES para início de atividades no 1° semestre letivo de 2020. Os alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar o calendário da IES de seu interesse.
qua
20
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para UFSM
Processos Seletivos / Pós-Graduação - MOBILIDADE ACADÊMICA: data-limite para solicitações de Mobilidade Acadêmica, por estudantes de outras IES para início de atividades no 1° semestre letivo de 2020. Os alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar o calendário da IES de seu interesse.
sex
22
Coordenações de curso de graduação
Outras Datas - DISPENSA DE DISCIPLINA: data-limite para realização dos pedidos de dispensa de disciplina online.
sex
22
Coordenações de curso de graduação
Oferta de Disciplinas / Graduação - PRÉ-REQUISITO: data-limite para chegada ao DERCA dos pedidos de alteração de pré-requisito, enviados pelas coordenações de curso para incidência nas solicitações de matrícula referentes ao 1° semestre letivo de 2020.
dezembro2019
ter
03
Comunidade acadêmica
Outras Datas - ADAPTAÇÃO ACADÊMICA: dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos, em todos os campi.
seg - qua
09 - 04
Comunidade acadêmica
Outras Datas - ADAPTAÇÃO ACADÊMICA: dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos, em todos os campi.
qui
05
Comunidade acadêmica
Outras Datas - ADAPTAÇÃO ACADÊMICA: dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos, em todos os campi.
sáb
07
Alunos e professores de graduação
Outras Datas - ESTÁGIO CURRICULAR: data-limite para as defesas de relatório de estágio curricular, referentes ao 2º semestre letivo de 2019.
sáb
07
Comunidade acadêmica de todos os campi
Oferta de Disciplinas / Graduação - FIM DAS AULAS: término das aulas e prazo final para segunda avaliação parcial referente ao 2º semestre letivo de 2019 para todos os campi.
sáb
07
Comunidade acadêmica de todos os campi
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - FIM DAS AULAS: término das aulas e prazo final para segunda avaliação parcial referente ao 2º semestre letivo de 2019 para todos os campi.
dom
08
Comunidade em geral e comunidade acadêmica dos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul.
Feriados - FERIADO: Nossa Senhora da Conceição, feriado em Santa Maria e Cachoeira do Sul.
seg - sex
09 - 20
Professores de graduação e pós-graduação
Outras Datas - ENCERRAMENTO DOS DIÁRIOS CLASSE ON-LINE: período para a consolidação dos diários de classe online referentes ao 2º semestre letivo de 2019. Encerramento das turmas no Portal do Professor.