A Comunicação da UFSM compreende diversos setores: Coordenadoria de Comunicação (Unidades de Produção e Divulgação de Conteúdos); Unidade de Comunicação Integrada; Núcleos de Divulgação Institucional (Unidades de Assessoramento e Gestão) e Unidades de Produção Pedagógica.
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Atua por meio de unidades de produção e divulgação de conteúdos. Instituída em 1998, reúne a estrutura de difusão de conteúdos da Universidade, mas a história dos órgãos de imprensa ligados à UFSM é mais antiga do que isso.
Agência de Notícias: atua desde 1990,responsável pelo site da UFSM, com mais de 20 mil acessos diários. Além disso, é responsável pela
Revista Arco: revista criada em 2013 dedicada ao jornalismo científico e cultural. Além da publicação impressa e do site, está presente nas mídias sociais.
Rádio Universidade 800 AM: foi o primeiro veículo, inaugurado em 1968 anos. É a quarta rádio universitária criada no Brasil.
UniFM 107.9: criada em 2017, é o mais novo veículo de comunicação da UFSM.
TV Campus: inaugurada em 1995, é pioneira entre as TVs universitárias no país instituídas com a Lei da TV a cabo.
De acordo com o artigo 31 do Regimento Geral da UFSM:
Art. 31 À Coordenadoria de Comunicação Social compete:
I – executar os serviços de rádio, televisão, comunicação institucional e produção de notícias;
II – estabelecer a política global de comunicação para a Instituição;
III – facilitar a ação dos veículos de comunicação na busca de informações sobre a Universidade e manter constante relacionamento com a imprensa local, regional e nacional;
IV – dar apoio aos eventos científicos, educacionais e culturais que se realizem na Instituição; e,
V – informar a sociedade sobre os fatos e acontecimentos ocorridos na UFSM.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM
10º andar da Reitoria – campus da UFSM – Camobi
(55) 3220-8550 – coord.comunicacao.social@ufsm.br
Coordenador: Maurício Dias
Agência de Notícias – noticias@ufsm.br (Ramal: 6118)
Diretor: Davi Pereira
Arco – arco@ufsm.br
Editor chefe: Mauricio Dias (MTb/RS 9681)
Rádio Universidade e Rádio UNiFM
rd.universidade@gmail.com (Ramal: 8660)
Diretor: Marcelo De Franceschi
TV Campus – tvcampus@ufsm.br (Ramal: 8624)
Diretor: Gabriel Machado Soares