Ir para o conteúdo Guia Eventos Ir para o menu Guia Eventos Ir para a busca no site Guia Eventos Ir para o rodapé Guia Eventos

UFSM faz avaliação da presença na Expodireto Cotrijal

O vice-reitor Luciano Schuch visitou, nesta sexta-feira (9), a Expodireto Cotrijal para fechar a participação da Universidade na feira, que se encerra hoje em Não-Me-Toque, na região norte do RS. Durante toda a semana, a UFSM esteve representada com estande próprio nesta que é uma das maiores feiras do agronegócio do país. O vice-reitor esteve acompanhado pelo pró-reitor de Extensão, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, e pelo pró-reitor substituto de Extensão, professor Rudiney Soares Pereira, além de professores e técnicos participantes da comitiva. Na última terça-feira, foi a vez do reitor Paulo Afonso Burmann prestigiar o evento.

Um ponto alto da visita foi a participação do vice-reitor Luciano Schuch em uma audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, a convite da senadora Ana Amélia Lemos. Na audiência, que teve como tema inovação e sustentabilidade na agricultura, o vice-reitor falou sobre as contribuições das pesquisas da UFSM nesta área.

Para Schuch, a presença da Universidade na feira é estratégica para a prospecção de projetos e parcerias com diferentes entidades e empresas. “A participação da UFSM nas feiras é fundamental, para prestação de contas para a comunidade. Como também para trazer nossos pesquisadores para próximo do produtor, da indústria e de órgãos governamentais.” ressalta Schuch. Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio – campus de Palmeira das Missões, professor Ênio Giotto, que participa da Expodireto desde sua primeira edição, ressalta que a presença da Universidade é uma oportunidade para mostrar a UFSM em toda a sua expressão.

Além da exposição de projetos, cursos e laboratórios junto ao seu estande, ao longo da semana pesquisadores e professores da UFSM ministraram diversas palestras, em eventos especializados paralelos à mostra comercial. A presença na Expodireto também viabilizou a realização de contatos e articulações com diferentes entidades e empresas, que resultam em projetos na área agrícola. Dentre estes destacam-se parcerias com o Ministério da Agricultura, para colaboração em um projeto nacional de gestão da cadeia da olivicultura e outro envolvendo a gestão familiar voltado para a pecuária do leite. Também avançou nesta semana a parceria com o Sistema OCERGS Sescoop, para a realização de cursos de capacitação do programa Jovem Aprendiz Rural.

Professores Rudiney Pereira, Paulo Burmann e Flavi Ferreira caminham em uma rua da feira
Comitiva da UFSM na Expodireto Cotrijal

A pró-reitoria de Extensão, que recentemente assumiu a organização da participação da UFSM em feiras, aproveitou o último dia do evento para realizar uma avaliação da presença institucional na Expodireto. O pró-reitor substituto, Rudiney Soares Pereira, afirma que a análise visa aprimorar  a  participação da universidade na próxima edição da Expodireto, prevista para ocorrer no ano que vem. O professor assinalou a possibilidade de ampliar a presença da instituição agregando áreas como eletrônica, mecânica e produção vegetal. “A Universidade vem fazendo um esforço de estimular a participação de projetos que são expoentes e que atendam demandas tecnológicas e da própria sociedade”, afirma Pereira.