Ir para o conteúdo Arquitetura e Urbanismo Ir para o menu Arquitetura e Urbanismo Ir para a busca no site Arquitetura e Urbanismo Ir para o rodapé Arquitetura e Urbanismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Estágio não Obrigatório

O estágio não obrigatório é desenvolvido como atividade opcional do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo que, para fins de validação, caberão normativas similares ao estágio obrigatório. As diretrizes gerais para a realização do estágio não obrigatório, de acordo com a legislação em vigor, são estabelecidas pelas Normas de Estágio.

 

Pré-requisitos:

O aluno pode desenvolver o estágio não obrigatório a partir do ciclo intermediário previsto na matriz curricular, ou seja, a partir do 5° semestre do curso. O cômputo do semestre do aluno é realizado a partir do seu ingresso no curso, não havendo, para esta modalidade de estágio, a exigência de ter sido aprovado em todas as disciplinas previstas na matriz curricular até o 4° semestre do curso.

 

Local concedente:

O estágio obrigatório pode ser realizado com pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior, desde que haja um supervisor da área de Arquitetura ou Urbanismo, ou área afim, observada a legislação vigente.

 

Carga horária:

O estágio não obrigatório possui carga horária total livre. A distribuição da carga horária deve ser compatível com as atividades acadêmicas, não podendo exceder:

6h diárias e 30h semanais, no caso de alunos que realizam estágio de forma concomitante a demais disciplinas;

8h diárias e 40h semanais, no caso de alunos que não estejam cursando nenhuma disciplina no período.

 

Orientação:

O desenvolvimento do estágio não obrigatório é feito sob a orientação de um professor vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM Campus Cachoeira do Sul, o qual é determinado pela coordenação do curso.

 

Supervisão:

O desenvolvimento do estágio não obrigatório é feito sob a supervisão de um profissional do local concedente do estágio, que seja da área de Arquitetura ou Urbanismo, ou área afim, desde que observada a legislação vigente.

 

Validação como ACG:

O estágio não obrigatório pode ser validado como parte das Atividades Complementares de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, conforme Normas de ACG, desde que:

– tenha sido tramitado com a totalidade da documentação pertinente nos prazos determinados pelo curso;

– tenha sido acompanhado de um professor orientador e de um supervisor de estágio.

 

Documentos:

O aluno deve tramitar os documentos pertinentes ao estágio não obrigatório, em prazos estabelecidos, sob acompanhamento da coordenação do curso:

– Anexo 5: Ficha de identificação do estágio não obrigatório. Nº de vias: 3. Assinaturas: estagiário, supervisor de estágio, professor orientador.

– Anexo 6: Plano de atividades do estágio não obrigatório. Nº de vias: 3. Assinaturas: estagiário, supervisor de estágio.

– Anexo 7: Termo de compromisso do estágio não obrigatório. Nº de vias: 3. Assinaturas: estagiário, representante legal da concedente, coordenador do curso.

– Anexo 8: Relatório de atividades do estágio não obrigatório. Nº de vias: 3. Assinaturas: supervisor de estágio.

– Anexo 9: Termo de realização do estágio não obrigatório. Nº de vias: 3. Assinaturas: supervisor de estágio.

– Termo e Formulário do convênio entre UFSM e concedente: preenchidos pelo supervisor de estágio. Nº de vias: somente vias digitais (word). Sem assinaturas.

 

Veja abaixo os documentos e anexos relativos ao estágio não obrigatório e esclareça suas dúvidas.

 

Documentos em anexo:

Resumo das etapas do estágio não obrigatório

Normas de estágio

Anexos do estágio não obrigatório

Anexos do convênio entre UFSM e concedente

Anexos