Ir para o conteúdo Arquitetura e Urbanismo Ir para o menu Arquitetura e Urbanismo Ir para a busca no site Arquitetura e Urbanismo Ir para o rodapé Arquitetura e Urbanismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio não Obrigatório

O Estágio Não Obrigatório é desenvolvido como atividade opcional do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo que para fins de validação caberá normativas similares ao Estágio Obrigatório. As diretrizes gerais para a realização do Estágio Não Obrigatório, de acordo com a legislação em vigor, são estabelecidas pelas Normas de Estágio.

 

Pré-requisitos:

O Estágio Não Obrigatório poderá ser desenvolvido pelo aluno que tiver cursado e sido aprovado na carga horária mínima de 750 horas em disciplinas obrigatórias do curso.

 

Local concedente:

O Estágio Não Obrigatório poderá ser realizado com pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior. Havendo dúvida relacionada ao local do Estágio, será encaminhada para apreciação do Colegiado de Curso.

 

Carga horária:

O Estágio Não Obrigatório possui carga horária total livre, sendo o prazo estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio. A distribuição da carga horária deve ser compatível com as atividades acadêmicas, não podendo exceder:

6h diárias e 30h semanais, no caso de alunos que realizam estágio de forma concomitante a demais disciplinas;

8h diárias e 40h semanais, no caso de alunos que não estejam cursando nenhuma disciplina no período.

 

Orientação:

O Estágio Não Obrigatório será orientado e acompanhado por um Professor Orientador da instituição, o qual é determinado pela coordenação do curso.

 

Supervisão:

O Estágio Não Obrigatório será supervisionado por um Supervisor de Estágio, com formação ou experiência profissional preferencialmente na área de Arquitetura e Urbanismo, ou de área afim, indicado pela instituição Concedente do Estágio. Havendo dúvida relacionada à formação do Supervisor, será encaminhada para apreciação do Colegiado de Curso.

 

Validação como ACG:

O Estágio Não Obrigatório poderá ser validado pelo Aluno como parte das Atividades Complementares de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, conforme Normas de ACG, desde que:

– tenha sido tramitado com a totalidade da documentação pertinente nos prazos determinados pelo curso;

– tenha sido acompanhado de um Professor Orientador e de um Supervisor de Estágio.

O Aluno deverá anexar ao processo PEN o Termo de Realização do Estágio Não Obrigatório (ANEXO D ou documento equivalente adotado pela entidade de convênio), conforme o calendário semestral estabelecido pela Comissão de ACG.

 

Documentos:

1- Para o Estágio Não Obrigatório cujo convênio se dá diretamente com a concedente:

O Aluno deverá preencher os documentos listados a seguir, abrindo processo eletrônico via PEN-SIE (ver tutorial).

  • Ficha de identificação do Estágio Não Obrigatório – Anexo A;
  • Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório padrão UFSM

O processo de estágio ainda deve incluir:

  • Apólice de seguro contra acidentes pessoais

O aluno deve incluir no processo PEN após homologar o estágio:

  • Relatório de Atividades do Estagiário – Anexo C (a cada seis meses);
  • Termo de Realização do Estágio Não Obrigatório – Anexo D (ao finalizar o estágio)

2- Para o Estágio Não Obrigatório, cujo convênio se dá através de entidades que atuem para este fim, os documentos acima poderão ser substituídos por documentos equivalentes adotados pelas entidades. Devem conter os dados do estagiário, da concedente e da Instituição de Ensino; o plano de atividades; o relatório das atividades desenvolvidas e demais informações que se façam necessárias.

Observações: 

  • O Anexo A ou documento equivalente utilizado pela entidade responsável pelo convênio, deverá ser encaminhado para aprovação no Colegiado de Curso. Somente após essa aprovação, será dado andamento ao processo para coleta das assinaturas.
  • As assinaturas dos documentos deverão ser realizadas de forma digital, utilizando a plataforma PEN-SIE Institucional ou sistema próprio de assinatura digital da entidade responsável pelo convênio.

Veja abaixo os documentos e anexos relativos ao estágio não obrigatório e esclareça suas dúvidas.

 

Anexos