Ir para o conteúdo Arquitetura e Urbanismo Ir para o menu Arquitetura e Urbanismo Ir para a busca no site Arquitetura e Urbanismo Ir para o rodapé Arquitetura e Urbanismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório está incluído na matriz curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo desenvolvido na disciplina de Estágio Profissionalizante, cujo cumprimento, com desempenho satisfatório, é condição indispensável para a conclusão do curso. As diretrizes gerais para a realização do estágio obrigatório, de acordo com a legislação em vigor, são estabelecidas pelas Normas de Estágio.

 

Pré-requisitos:

O aluno que tiver sido aprovado em todas as disciplinas previstas na matriz curricular até o 7° semestre do curso, pode requerer matrícula na disciplina de Estágio Profissionalizante.

 

Local concedente:

O estágio obrigatório pode ser realizado com pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior, desde que haja um supervisor da área de Arquitetura ou Urbanismo, ou área afim, com registro profissional no competente conselho de fiscalização, observada a legislação vigente. Os locais de estágio são aprovados pelo Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

Carga horária:

A disciplina de Estágio Profissionalizante possui uma carga horária teórica e uma carga horária prática.

A carga teórica é de 30 horas realizadas em sala de aula, acompanhada pelo professor da disciplina.

A carga prática é de 120 horas realizadas no local de estágio, acompanhada pelo supervisor de estágio e orientada pelo professor orientador. A distribuição da carga horária prática deve ser compatível com as atividades acadêmicas, não podendo exceder:

6h diárias e 30h semanais, no caso de alunos que realizam estágio de forma concomitante a demais disciplinas;

8h diárias e 40h semanais, no caso de alunos que estejam cursando apenas a disciplina de Estágio Profissionalizante.

 

Orientação:

O desenvolvimento do estágio obrigatório é feito sob a orientação de um professor ligado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, o qual é determinado pela coordenação do curso.

 

Supervisão:

O desenvolvimento do estágio obrigatório é feito sob a supervisão de um profissional do local concedente do estágio, que seja da área de Arquitetura ou Urbanismo, ou área afim, com registro profissional no competente conselho de fiscalização, desde que observada a legislação vigente.

 

Relatório:

O aluno deve elaborar o relatório de estágio, com o acompanhamento do professor orientador, cuja entrega ocorre junto ao período de finalização da disciplina de Estágio Profissionalizante.

 

Documentos:

O aluno deve tramitar os documentos pertinentes ao estágio obrigatório, em prazos estabelecidos no início da disciplina de Estágio Profissionalizante, sob acompanhamento do professor da disciplina:

– Anexo 1: Ficha de identificação do estágio supervisionado. Nº de vias: 3. Assinaturas: estagiário, supervisor de estágio, professor orientador.

– Anexo 2: Plano de atividades do estagiário. Nº de vias: 3. Assinaturas: estagiário, supervisor de estágio.

– Anexo 3: Termo de compromisso de estágio obrigatório. Nº de vias: 3. Assinaturas: estagiário, representante legal da concedente, coordenador do curso.

– Anexo 4: Ficha de avaliação do estagiário pela concedente. Nº de vias: 3. Assinaturas: estagiário, supervisor de estágio.

– Termo e Formulário do convênio entre UFSM e concedente: preenchidos pelo supervisor de estágio. Nº de vias: somente vias digitais (word). Sem assinaturas.

 

Veja abaixo os documentos e anexos relativos ao estágio obrigatório e esclareça suas dúvidas.

 

Documentos em anexo:

Resumo das etapas do estágio obrigatório

Normas de estágio

Anexos do estágio obrigatório

Anexos do convênio entre UFSM e concedente

Anexos