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Formulários

Anexos

    • Dispensa ou aproveitamento de disciplinas
    • A dispensa de disciplinas deve ser realizada via Portal do Aluno, através de preenchimento de formulário online, na aba "Alteração Curricular". Para mais informações de como proceder, acesse o Manual de Dispensa Online.

    • Ajuste de Matrícula
    • Para melhor atender os alunos, o pedido deajustedematrícula, durante a primeira semana de aula, é realizado através de um formulário.Como funciona o formulário de ajuste de matrícula?O aluno deve preencher o formulário, nos dias estipulados pela coordenação do curso, com as disciplinas que deseja excluir ou acrescentar, POR ORDEM DE PRIORIDADE, e entregar na Secretaria dos Cursos. A Secretaria, após esse prazo, repassará esses formulários aos coordenadores de cada curso, que irão avaliar toda a demanda, de acordo com as vagas disponíveis e critérios pré-estabelecidos. Após analisar os pedidos, o coordenador irá realizar no sistema amatrículados alunos que conseguiram as vagas. O formulário, com o parecer dos coordenadores, ficará na Secretaria dos Cursos, caso o aluno tenha interesse de saber como foi realizado o procedimento.1) É de responsabilidade do aluno verificar em quais disciplinas ele foi efetivamente matriculado, no Portal do Aluno ou na Secretaria dos Cursos.2) O aluno poderá solicitar disciplinas tanto do seu curso, quanto de outros cursos do CAMPUS CACHOEIRA DO SUL.3) É possível solicitar a mesma disciplina em cursos diferentes, com ordem de prioridade. Exemplo: Gostaria de cursar Física I, no curso de Eng. Agrícola (CSEA4004), mas caso não consiga, gostaria de ser matriculado na Física I da Eng. Elétrica (CSEE4009). Dessa forma, você deve colocar Física I da Agrícola no campo 1 e Física I da Elétrica no campo 2.4) Os horários estarão sempre disponíveis antes do período de matrícula na página de cada curso (em "Cursos" -> "Graduação"). Na página de cada curso, também é possível verificar o nome das disciplinas e seus códigos (em "Currículo" -> "Sequência Aconselhada").

    • Cancelamento de Matrícula
    • O cancelamento de matrícula significa o desligamento do estudante do curso. Pode ser solicitado em qualquer época do ano. O aluno deve fazer a solicitação ao DERCA, através de preenchimento de formulário(aqui), autenticado em cartório.A presente solicitação de cancelamento é válidaapenas com o reconhecimento em cartório da assinatura do requerente;Este documento pode ser enviadopor Correios ao DERCA ou entregue pessoalmenteno endereço a seguir:UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSMDepartamento de Registro e Controle Acadêmico - DERCA, Sala 327Av. Roraima nº 1000, Prédio 47- Cidade Universitária, Bairro Camobi CEP: 97105-900 - Santa Maria/RS

    • Solicitação para realizar provas/trabalhos atrasados
    • Quando um aluno falta alguma prova e/ou apresentação/entrega de trabalhos, ele pode trazer um atestado para justificar a sua ausência e solicitar uma nova data para a realização da atividade. Para isso, em um prazo de 48h, o aluno ou um responsável deve apresentar o atestado à SECRETARIA DOS CURSOS, bem como o formulário preenchido. A Secretaria irá fazer as cópias dos atestados, auxiliar os discentes no preenchimento do requerimento (quando necessário) e encaminhar o aluno para o professor responsável pela disciplina, que irá avaliar o atestado e decidirda possibilidade de realização da atividade em outra data e qual deve ser essa. O FORMULÁRIO DEVE SER DEVOLVIDO AO ALUNO para que o mesmo tenha uma garantia de que o professor deferiu o seu pedido e autorizou a realização da atividade em data posterior.Atenção!O prazo para a apresentação do atestado, NA SECRETARIA DOS CURSOS, é de 48h.Com exceção de raros casos expressos no Guia do Estudante, o atestado não abona faltas, somente justifica.