Ir para o conteúdo Engenharia de Transportes e Logística Ir para o menu Engenharia de Transportes e Logística Ir para a busca no site Engenharia de Transportes e Logística Ir para o rodapé Engenharia de Transportes e Logística
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Publicado: 23 março 2019 - 10:31 | Última modificação: 24 abril 2019 - 20:18
Ouvir
CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA 2019/1 - PALESTRA DE INFRAESTRUTURA MARÇO 2019

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Casa de Cultura "Paulo Salzano Vieira Da Cunha" - Cachoeira do Sul

25/03/2019 19:00 - 25/03/2019 21:00

Notícias do Evento ciclo-de-palestras-do-curso-de-engenharia-de-transportes-e-logistica-2019-1-palestra-de-infraestrutura-marco-2019

Descrição

Na próxima segunda-feira (25/03/2019), às 19h, na Casa de Cultura, o Curso de Engenharia de Transportes e Logística (ETL) realizará a palestra dentro do Ciclo correspondente ao semestre 2019/1, com o tema da infraestrutura e título “Requisitos civis para implementação de parques eólicos: estudo de caso EOL Galpões, Coxilha Seca e Capão Inglês”. A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Rinaldo José Barbosa Pinheiro.

Rinaldo Pinheiro é professor permanente na UFSM e atua como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Cívil – PPGEC/UFSM, sendo também presidente do Núcleo do RS da Associação Brasileira de Mecânica do Solos e Engenharia Geotécnica. Pinheiro possui formação em nível de graduação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia Civil (Mecânica dos Solos), doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na visão dos docentes da área de infraestrutura do curso de ETL, a implementação de complexos eólicos é uma das alternativas cada vez mais utilizadas para a obtenção de energia elétrica de uma maneira mais sustentável. Um dos grandes desafios na implantação destes parques é o transporte das peças que irão compor os aerogeradores, que podem chegar a ter aproximadamente 40 metros de comprimento e possuem cargas elevadas. Todos os modais de transporte podem ser utilizados nesta tarefa, assim sendo uma boa prática de engenharia se faz necessária, desde a análise da malha viária local, até a criação de acessos internos ao parque para o transporte das peças em segurança.

Para atender esta programação todos os estudantes do curso de Engenharia de Transportes e Logística não terão aula. A evento é aberto para os demais estudantes, professores, servidores da UFSM-CS, bem como para a comunidade em geral.

Contato

https://www.facebook.com/events/2320345774917585/

Localização

Casa de Cultura "Paulo Salzano Vieira Da Cunha"

Rua 7 de setembro - 1121 - Centro

Cachoeira do Sul - Rio Grande do Sul