Ir para o conteúdo Engenharia de Transportes e Logística Ir para o menu Engenharia de Transportes e Logística Ir para a busca no site Engenharia de Transportes e Logística Ir para o rodapé Engenharia de Transportes e Logística
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM Campus Cachoeira do Sul foi criado no dia 19 de outubro de 2016. De acordo com o artigo 3º, da Resolução 031/2017, que normatiza o Núcleo Docente Estruturante, são atribuições do NDE, entre outras:

  1. Elaborar o projeto pedagógico do curso e conduzir os trabalhos de alteração e/ou reestruturação curricular;
  2. Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso;
  • Supervisionar e apoiar as formas de avaliação e acompanhamento do projeto pedagógico do curso;
  1. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  2. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e ainda as com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  3. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação.

            O NDE se organiza de forma estratégica incluindo os seguintes núcleos: acompanhamento do PPC; ações de ensino, pesquisa e extensão; ações para estágios. A estrutura do NDE  do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM Campus Cachoeira do Sul é apresentada na Figura 01.

Figura 1 – Estrutura organizacional do NDE

Visando o alinhamento estratégico com as políticas da UFSM, com o Campus UFSM Cachoeira do Sul e com Coordenação do Curso, definiram-se os seguintes propósitos para missão, visão e valores do NDE:

Missão: Buscar o acompanhamento e atuação no processo de concepção, implementação, avaliação contínua das ações pedagógicas envolvidas em ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de profissionais capazes de inovar e contribuir por meio de suas capacidades conceituais, técnicas e humanas, para a sociedade e as organizações.

Visão: Ser referência no desenvolvimento, integração e inovação pedagógica em ensino, pesquisa e extensão, para que o Curso de Engenharia de Transportes e Logística seja reconhecido no país pela excelência, pelo aprendizado e formação crítica e reflexiva de um egresso capaz de traduzir as demandas e oportunidades em negócios, criando soluções que promovam o desenvolvimento local, regional e nacional nas áreas de transportes, logística e infraestrutura.

Valores: Ética; excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; pro-atividade; inovação; responsabilidade e integridade.

Os núcleos apresentados, são formados pelos seguintes membros:

Núcleo de Acompanhamento de PPC: Brenda Medeiros, Camila Picoloto, Daniel Winter e Lucineia Fabris;

Núcleo de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão: Gustavo Ramos, Lucas Veiga Avila e Lucas Delongui.

Núcleo de Ações de ações para Estágio: Felipe Caleffi, Régis Leandro Lopes da Silva e Vanessa Teresinha Alves.

           A seguir apresenta-se o regimento do NDE.

Anexos