Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades Complementares de Graduação (ACG)

Conforme o Plano Pedagógico Curricular do Curso (PPC), o aluno deverá realizar, até o final do curso, um mínimo de 60 horas-curriculares de Atividades Complementares de Graduação (ACG's) no Curso de Engenharia Mecânica do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul. A tabela de pontos (horas-curriculares) foi definida pelo Colegiado do Curso e está disponível para consulta e preenchimento aqui.

A avaliação das ACG's será realizada por uma Comissão Examinadora composta por membros do Colegiado do Curso

A Comissão Examinadora das ACG’s ficará responsável pelo recebimento das requisições e avaliação. A validação dos pontos será realizada pelo Comissão Examinadora designada pelo Colegiado do Curso.

Para registro das ACGs no histórico escolar, o/a acadêmico (a) deverá apresentar cópia dos documentos (requerimento e comprovantes devidamente identificados) via Portal do Aluno (Solicitação de registro de ACG – acesso pelo Portal do Aluno, menu Alteração Curricular\Requerimento de Dispensa, conforme TUTORIAL), preferencialmente no início de cada semestre. As solicitações de ACG's serão avaliadas no prazo de 30 dias após o recebimento.

Observações para a submissão das ACG's: 

1. Recomenda-se que o aluno faça a solicitação de ACG no momento que obtiver o certificado, uma vez que, a Critério do Colegiado do Curso, poderá haver alterações na tabela de ACG's. 2. Serão homologadas somente as atividades que forem apresentadas com comprovantes que possuam assinatura do responsável, sendo necessária autenticação digital para as atividades externas do curso. Para os critérios que dependam da carga horária, é necessário que o comprovante contenha a carga horária da atividade realizada pelo aluno; 3. Solicitações para homologação de período de estágio extracurricular só serão homologadas se no pedido forem anexados a cópia termo de compromisso de estágio ou certificado de conclusão de estágio e da ficha ou relatório de avaliação do respectivo estágio, com a devidas assinaturas. 4. Caso necessário, a Comissão Examinadora poderá retornar o processo para o aluno(a) para correções na solicitação. 5. Em caso de indeferimento da solicitação, o aluno poderá recorrer junto ao Colegiado do Curso. A solicitação de recurso será avaliada nas reuniões seguintes do Colegiado do Curso após a solicitação de recurso por parte do aluno. 6. Casos especiais e omissos a estas instruções devem ser informados com o máximo de antecedência possível para a Coordenação do Curso. 7. As solicitações de homologação de horas (pontos) de ACG's deverá ser feita pelo próprio aluno via portal do aluno. A Coordenação do Curso ou a Comissão Examinadora não realiza a abertura de pedidos de homologação de ACGs e não recebe ou analisa pedidos realizados de outras formas que não seja a partir do portal do aluno.

Anexos