Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades Complementares de Graduação (ACG)

Conforme o Plano Pedagógico Curricular do Curso (PPC), o aluno deverá realizar, até o final do curso, 60 horas-curriculares de Atividades Complementares de Graduação (ACG’s). A tabela de pontos foi definida pelo Colegiado do Curso e está disponível para consulta e preenchimento aqui.

A avaliação das ACG’s será realizada semestralmente pela Comissão Examinadora, composta pelos Professores Anderson Dal Molin e Giovani Leone Zabot e pelo discente Bernardo Silva da Rocha, conforme estabelecido em reunião do Colegiado do Curso.

A Comissão Examinadora das ACG’s ficará responsável pelo recebimento das requisições e avaliação. A validação dos pontos será realizada pelo Colegiado do Curso.

Instruções para submissão das ACG’s: 

  1. A Tabela de Requisição de ACG’s deverá ser preenchida e assinada pelo discente conforme a ordem da Tabela de Pontos de ACG’s , seguida da assinatura do aluno;
  2. Junto com a tabela de requisição de ACG’s devidamente preenchida e assinada, o aluno deverá entregar também os comprovantes originais e cópias dos mesmos, organizados conforme a ordem apresentada de pontuação presente na Tabela de Requisição. Para os comprovantes que possuem autenticação digital, só é necessário entregar a cópia dos mesmos;
  3. A entrega dos documentos é realizada exclusivamente na Secretaria dos Cursos do Campus durante o período de ajuste presencial de matrículas; através dos Correios, preferencialmente via Sedex, devendo ser postado na primeira semana de aulas. A postagem dos documentos via Correios deve para o seguinte endereço: Caixa Postal 168, CEP 96508-970, Cachoeira do Sul – RS, devendo ser colocado como destinatário da correspondência o Coordenador do Curso (Prof. Juan Galvarino Cerda Balcazar). Após o envio, o aluno deverá informar a Coordenação do Curso via e-mail o código de postagem para que seja possível realizar o rastreamento.
  4. Para ser avaliado no semestre corrente, o aluno deverá entregar a sua requisição até o final do período de ajuste presencial de matrículas do mesmo semestre;
  5. Caso a requisição não estiver conforme disposto nestas instruções, a requisição de ACG’s não será avaliada pela Comissão Examinadora;
  6. Não serão homologadas as atividades realizadas antes do último ingresso do aluno no curso;
  7. Serão homologadas somente as atividades que forem apresentados com comprovantes originais ou que possuam autenticação digital;
  8. Não serão homologadas as ACG’s cujos comprovantes (original e cópia) não estejam na mesma ordem de preenchimento da Tabela de Requisição de ACG’s.
  9. Os alunos serão avisados via e-mail sobre a efetivação do registro das ACG’s. O registro deverá ser conferido pelo aluno no seu histórico escolar;
  10. O custos de envio dos documentos via Correios é de responsabilidade do aluno. Recomenda-se que o envio dos documentos seja feito com seguro contratado, uma vez que a Coordenação do Curso não se responsabiliza nos casos em que houver extravio da correspondência por parte dos Correios;
  11. Após a homologação das ACG’s, os comprovantes originais estarão disponíveis para retirada na Secretaria dos Cursos do Campus em local a ser informado pelo Coordenador do Curso pelo período de até 01 (um) ano após o envio da solicitação;
  12. Casos especiais e omissos a estas instruções devem ser informados com o máximo de antecedência possível para a Coordenação do Curso.

Anexos