Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Estágio não obrigatório

Instruções para a realização do estágio não obrigatório:

  1. Após a escolha do local (concedente) de realização do estágio, o aluno deverá apresentar a Coordenação do Curso o termo de compromisso (em três vias) assinado pelo representante do concedente e pelo aluno. O estágio deve ser realizado preferencialmente em empresas e instituições que já possuam convênio com a UFSM e as atividades a serem desenvolvidas pelo aluno devem ser compatíveis com a proposta do curso de Engenharia Mecânica.
  2. De acordo com a Lei 11788 de 2008, Art 12, é compulsório receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.
  3. De acordo com a Lei 11788 de 2008, Art 9, é de responsabilidade do concedente indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente. É necessário também que o concedente contrate em favor do estagiário um seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso.

  4. Conforme estabelecido pela Lei 11788 de 2008, Art 10, a jornada de atividades do estágio não deverá ultrapassar a carga horária de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, devendo ser compatíveis com as atividades escolares do aluno. Estas informações devem constar no termo de compromisso do estágio.
Anexos