Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Estágio não obrigatório

Instruções para a realização do estágio não obrigatório:

  1. Após a escolha do local (concedente) de realização do estágio, o aluno deverá apresentar a Coordenação do Curso o termo de compromisso (em três vias) assinado pelo representante do concedente e pelo aluno. O estágio deve ser realizado preferencialmente em empresas e instituições que já possuam convênio com a UFSM e as atividades a serem desenvolvidas pelo aluno devem ser compatíveis com a proposta do curso de Engenharia Mecânica.
  2. De acordo com a Lei 11788 de 2008, Art 12, é compulsório receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.
  3. De acordo com a Lei 11788 de 2008, Art 9, é de responsabilidade do concedente indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente. É necessário também que o concedente contrate em favor do estagiário um seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso.

  4. Conforme estabelecido pela Lei 11788 de 2008, Art 10, a jornada de atividades do estágio não deverá ultrapassar a carga horária de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, devendo os horários ser compatíveis com as atividades acadêmicas do aluno. Estas informações devem constar no termo de compromisso do estágio.

Convênios de Estágio

  1. A universidade possui empresas e entidades conveniadas onde o aluno poderá realizar o seu estágio. A lista de convênio poderá ser conferida na página da COPROC/UFSM. 
  2. Caso o local onde o aluno pretende realizar o estágio não estiver na lista de empresas e instituições conveniadas, é possível realizar o registro seu registro junto a UFSM. Para isto, o aluno deverá preencher o formulário de registro do convênio (disponível aqui). O formulário do convênio deverá ser digitalizado, juntamente com o contrato de estágio (com todas as assinaturas) e enviado para o e-mail da Coordenação do Curso. Lembrando que para o convênio é necessário que na empresa ou instituição possua um engenheiro na área afim ao curso para supervisionar o aluno nas suas atividades durante a realização do estágio.

Contabilização de Atividades Complementares de Graduação (ACGs)

  1. Conforme decidido pelo Colegiado do Curso, a partir do semestre 2019/2, será contabilizado como horas de Atividades Complementares de graduação (ACGs) o estágio não-obrigatório onde o aluno entregar, a cada renovação e/ou o final do contrato, um relatório de estágio (modelo em anexo) ou a ficha de avaliação (caso o contrato for realizado por meio de agência de estágio). Os documentos deverão estar assinados pelo representante da empresa e pelo estagiário para terem validade. Este procedimento é válido para todos os contratos de estágio novos ou renovados a partir de agosto de 2017;
  2. Caso for entregue um relatório de estágio, o Coordenador de Curso irá emitir um comprovante de entrega do mesmo. O relatório de estágio é opcional nos casos em que o aluno apresentar a ficha de avaliação da agência de estágio e poderá apresentar esta no momento de homologação das ACGs.

Atenção:

  1. Antes de iniciar o estágio, o aluno deverá encaminhar a Coordenação do Curso, por meio da Secretaria dos Cursos, o contrato de estágio (termo de compromisso) em três cópias, já assinados pelo aluno, representante da empresa e agência de estágio (se for o caso), rubricados em todas as páginas pelos mesmos;
  2. A entrega do contrato para assinatura deverá ser realizada diretamente por meio da Secretaria dos Cursos do Campus. O prazo de assinatura dos contratos de estágio é de 5 (cinco) dias úteis após serem deixados na Secretaria dos Cursos, desde que os documentos estejam corretos e devidamente assinados. Não serão assinados contratos que não estejam devidamente assinados ou com todas as informações e vias necessárias;
  3. No momento da entrega dos contratos de estágio na Secretaria dos Cursos, o aluno deverá preferencialmente informar um e-mail ou telefone para contato.
  4. Caso o aluno realize estágio fora de Cachoeira do Sul, o contrato de estágio poderá ser enviado pelos Correios aos cuidados da Coordenação do Curso. Neste caso, o prazo para assinatura (5 dias úteis) contará a partir da data de recebimento da correspondência pelo Campus. Caso o aluno não informe na correspondência a forma de retirada dos documentos, os mesmos serão devolvidos preferencialmente via Correios para o endereço do remetente, sendo o envio condicionado a existência de recursos para correspondências por parte da UFSM. Se não for possível a devolução dos documentos por meio dos Correios, os documentos ficarão disponíveis para retirada pelo aluno na Secretaria dos Cursos do Campus.

 

Anexos