Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Formulários Diversos e Instruções sobre a Matrícula

Dispensa ou aproveitamento de disciplinas

A dispensa de disciplinas deve ser realizada via Portal do Aluno, através de preenchimento de formulário online, na aba “Alteração Curricular”. Recomenda-se que o aluno solicite a dispensa de matrícula após o final de cada semestre e antes do período de matrículas, uma vez que os processos poderão ser analisados no prazo de até 30 dias após o recebimento.

Para mais informações de como proceder, acesse o Manual de Dispensa Online. 

Atestado de Frequência

Para obter o atestado de frequência, o aluno deve preencher o formulário de Informações para a Emissão de Atestado de Frequência, que deve ser assinado pelo professor de pelo menos UMA disciplina. O formulário devidamente preenchido deve ser encaminhado via e-mail ao professor para que faça a abertura de processo via PEN/SIE, processo “Ato de emissão de declarações e atestados a aluno de graduação (125.43)”, para que faça a devida assinatura eletrônica. O formulário pode ser adquirido aqui.

Informações Gerais Sobre a Matrícula e Ajuste de Matrícula

Os prazos e instruções gerais sobre a matrícula no semestre 2022/2 você encontra disponível aqui.

Para melhor atender os alunos, o pedido de ajuste de matrícula, durante a primeira semana de aula, é realizado através de um formulário (disponível aqui).

Como funciona o formulário de ajuste de matrícula?

O aluno deve preencher o formulário, nos dias estipulados pela coordenação do curso, com as disciplinas que deseja excluir ou acrescentar, POR ORDEM DE PRIORIDADE. A Secretaria, após esse prazo, repassará esses formulários aos coordenadores de cada curso que irão avaliar toda a demanda, de acordo com as vagas disponíveis e critérios pré-estabelecidos. Após analisar os pedidos, o coordenador irá realizar no sistema a matrícula dos alunos que conseguiram as vagas. 

1) É de responsabilidade do aluno verificar em quais disciplinas ele foi efetivamente matriculado, no Portal do Aluno ou na Secretaria dos Cursos.

2) O aluno poderá solicitar disciplinas tanto do seu curso, quanto de outros cursos do CAMPUS CACHOEIRA DO SUL.

3) É possível solicitar a mesma disciplina em cursos diferentes, com ordem de prioridade. Exemplo: Gostaria de cursar Física I, no curso de Eng. Agrícola (CSEA4004), mas caso não consiga, gostaria de ser matriculado na Física I da Eng. Elétrica (CSEE4009). Dessa forma, você deve colocar Física I da Agrícola no campo 1  e Física I da Elétrica no campo 2. Os pedidos de matrículas em disciplinas de outros cursos serão analisadas ao final e serão efetivadas se houver vaga disponível.

4) Os horários estarão sempre disponíveis antes do período de matrícula na página de cada curso (em “Cursos” -> “Graduação”). Na página de cada curso, também é possível verificar o nome das disciplinas e seus códigos (em “Currículo” -> “Sequência Aconselhada”).

 

Trancamento Parcial e Total do Semestre

O Trancamento parcial (trancamento de disciplinas) e trancamento total do semestre será realizado nos prazos que constam no calendário acadêmico da UFSM

O trancamento de disciplina poderá ser realizado pelo próprio aluno através do portal do aluno da UFSM.

O trancamento total do semestre deverá ser solicitado a Coordenação do Curso (mecanica.cs@ufsm.br) ou a Secretaria dos Cursos (cs.cursos@ufsm.br). As solicitações de trancamento total serão analisados no prazo de 48 horas úteis.