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Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

 REMÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESTEQUIOMETRIA

Classificação: Projeto de ensino.

Objetivos: OBJETIVO GERAL Desenvolver uma revisão do conteúdo de estequiometria com o intuito facilitar o aprendizado dos acadêmicos no desenvolvimento das disciplinas de Química. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Identificar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes no tema e seus conhecimentos sobre os conteúdos necessários a essa aprendizagem; – Desenvolver, aplicar e avaliar uma unidade de ensino para o tema estequiometria, levando em consideração a produção existente na
área; – Fortalecer a base de conhecimentos de química dos estudantes; – Diminuir a evasão dos acadêmicos que se matriculam nas disciplinas de Química; – Aumentar o índice de aprovação nas disciplina de Química; – Motivar os estudantes para o estudo da Química;.

Participantes:

  • Debora Faoro (docente coordenador);
  • Janessa Aline Jape (técnico administrativo em educação);

 

REMÉDIO: MÓDULO MATEMÁTICA

Classificação: Projeto de ensino.

Resumo: Atualmente, muitas Universidades apresentam um baixo índice de aprovações nas disciplinas de Cálculo, principalmente quando esta é oferecida no primeiro semestre do Curso. Acreditando que, uma das possíveis causas dessas reprovações sejam deficiências ocorridas no Ensino Básico, oferecemos, por meio deste projeto, revisões de conteúdos que envolvem a matemática, física e química visando propiciar experiências que facilitem a transição do Ensino Médio para as disciplinas de nível superior, em especial o Cálculo, incentivando a autonomia e a autocrítica no estudo e na superação das dificuldades. Neste processo, os seguintes temas serão abordados: Frações, Potenciação, Radiciação, Expressões Algébricas, Produtos Notáveis, Fatoração, Estudo das Funções, Química e suas contextualizações e Aplicações da Física. Espera-se que os alunos motivem-se a buscar mais conhecimentos e o aprendizado obtido auxilie nas disciplinas de Cálculo e as demais relacionadas a ela.

Participantes:

  • Deise Maria Cirolini Milbradt (docente coordenador);
  • Ana Luisa Soubhia (docente colaborador);
  • Camila Becker Picoloto (docente colaborador);
  • Vanderlei Manica (docente colaborador);

 

PROJECT-BASED LEARNING: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM AMBIENTE LÚDICO/REAL/DIDÁTICO

Classificação: Projeto de Ensino.

Resumo: O presente projeto de ensino, por meio de atividades práticas, visa capacitar os alunos do Campus Cachoeira do Sul, especialmente das turmas mais avançadas dos diferentes cursos implantados de Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo, possibilitando o desenvolvimento de cenários reais/didáticos para elaboração de estudos e projetos assim como a realização de viagens de estudos e colaborações de profissionais externos, tomando-se por base o método denominado de project-based learning. O Projeto busca fornecer aos alunos opções de capacitação atrativas e inovadoras que podem ser replicadas em diversas disciplinas e
ambientes, com ajuda de materiais didáticos e computacionais adaptados aos objetivos de cada curso. A iniciativa do projeto permite igualmente incorporar às atividades relacionadas um aspecto lúdico que contribua no aumento de interesse e dedicação dos alunos, assim como na promoção de eventos vinculados às disciplinas ou ao projeto como um todo. Além disso, o projeto envolve pesquisas e elaboração de materiais didáticos e de avaliação relacionados com as atividades desenvolvidas.

Participantes: 

  • Alejandro Ruiz Padillo (docente coordenador);
  • Brenda Medeiros Pereira (docente colaborador);
  • Censo Becker Tischer (docente colaborador);
  • Cristiane Cauduro Gastaldini (docente colaborador);
  • Daniel Winter (docente colaborador);
  • Juan Galvarino Cerda Balcazar (docente colaborador);
  • Michelle Campos Morais (docente colaborador);
  • Verônica Garcia Donoso (docente colaborador);
  • Fernando Eugênio Coelho (docente participante);
  • Samuel Baesso Muller (aluno participante);
  • Vagner Stefanello (aluno participante);

 

APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO NO PROJETO DE FORNOS PARA TRATAMENTOS TÉRMICOS 

Classificação: Projeto de pesquisa

Resumo: Na indústria, muitos processos de tratamento térmico utilizam fornos para alterar as propriedades de metais. O tratamento térmico de recozimento, por exemplo, requer temperatura uniforme para evitar tensões internas, que podem ocasionar empenamento ou trincas no material. Para obtenção das condições adequadas, fluxo de calor controlado deve ser fornecido à superfície que receberá o tratamento. No projeto de um forno para tratamento térmico, essas condições podem ser atendidas através da especificação da distribuição espacial e da potência dos aquecedores. Na solução desse problema através do método clássico, que envolve tentativa e erro, o problema direto deve ser executado várias vezes até que se obtenham as condições desejadas. Dependendo do número de variáveis, essa abordagem não é adequada, pois, além de a solução demandar muito tempo, não existem garantias de se obterem bons resultados. Reside, nesses aspectos, a necessidade de se buscar por métodos de solução mais robustos, como os métodos baseados em otimização.

Participantes:

  • Rogério Brittes da Silva (docente coordenador);
  • Cristiano Frandalozo Maidana (docente participante);
  • Cesar Becker Tavares (aluno participante);

 

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DE BATERIAS

Classificação: Projeto de Pesquisa;

Resumo: O crescimento da utilização de baterias de íons de lítio (Li-íon) em dispositivos eletrônicos portáteis e veículos elétricos resultou em um aumento no número de baterias descartadas. As baterias de íons de lítio descartadas contêm não apenas metais pesados, mas também substâncias químicas tóxicas que representam uma ameaça ao meio ambiente e à saúde humana. Portanto, muita atenção tem sido dada ao desenvolvimento de um processo eficiente para reciclar essas baterias, tanto pelo aspecto econômico quanto pela proteção ambiental. Este projeto propõe desenvolver um processo de desmontagem, separação e reciclagem de baterias usadas. Para as baterias que estiverem em condições de reutilização será feito um projeto de novos invólucros que sejam mais fáceis de montar e desmontar e possibilitem maior agilidade na montagem de células em uma bateria. Será feito um estudo de diferentes métodos de reciclagem que poderão ser aplicados na extração e recuperação de metais nas baterias descartadas.

Participantes:

  • Camila dos Santos Torres (docente coordenador)
  • Antônio Manuel Santos SpencerAndrade (docente colaborador);

 

DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES ESPECTRONODAIS PARA A EQUAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA RADIATIVA

Classificação: Projeto de Pesquisa;

Resumo: O presente estudo busca abordar problemas modelados pela equação de transferência radiativa, desenvolvendo formulações com caráter mais analítico, que se caracterizam por ser mais precisas e eficientes do ponto de vista computacional, para a determinação de quantidades de interesse. Essa formulação será desenvolvida utilizando o método de ordenadas discretas analíticas (ADO) que tem se mostrado uma ferramenta muito útil na resolução de problemas de transporte de partículas.

Participantes:

  • Camilia Becker Picoloto (docente coordenador);
  • Rogério Brittes da Silva (docente colaborador);

 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AGRÍCOLA PARA A IMPLEMENTAÇÃO SULCO-CAMALHÃO

Classificação: Projeto de Pesquisa.

Objetivos: OBJETIVO GERAL O projeto de pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um modelo de implemento agrícola que viabiliza a rotatividade do arroz com a soja em terras baixas a partir da implementação da sistemática sulco-camalhão. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os objetivos específicos do projeto de pesquisa são: Identificar os produtos comerciais disponíveis; Realizar busca de anterioridades para identificar os registros; Gerar a concepção do produto; Realizar a modelagem
computacional; Construir o protótipo por meio da manufatura aditiva (impressão 3D); Realizar testes de funcionalidade.

Participantes:

  • César Gabriel dos Santos (docente coordenador);
  • Jéssica Dotto Vizzotto (aluno de graduação participante);

 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AGRÍCOLA PARA A IMPLEMENTAÇÃO SULCO-CAMALHÃO

Classificação: Projeto de Pesquisa.

Objetivos: OBJETIVO GERAL O projeto de pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um modelo de implemento agrícola que viabiliza a rotatividade do arroz com a soja em terras baixas a partir da implementação da sistemática sulco-camalhão. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os objetivos específicos do projeto de pesquisa são: Identificar os produtos comerciais disponíveis; Realizar busca de anterioridades para identificar os registros; Gerar a concepção do produto; Realizar a modelagem
computacional; Construir o protótipo por meio da manufatura aditiva (impressão 3D); Realizar testes de funcionalidade.

Participantes:

  • César Gabriel dos Santos (docente coordenador);
  • Jéssica Dotto Vizzotto (aluno de graduação participante);

 

PROCESSAMENTO DE CANOLA E BIOMASSAS VEGETAIS USANDO TECNOLOGIA SUPERCRÍTICA

Classificação: Projeto de Pesquisa.

Objetivos: Obter extratos de canola e biomassas vegetais usando tecnologia supercrítica para aplicação como agentes antioxidantes e no controle biológico de insetos, fungos e plantas exóticas invasoras.

Participantes:

  • Giovani Leone Zabot (docente orientador);
  • Lissara Polano Ody (participante externo);
  • Marcus Vinicius Tres (docente pesquisador);
  • Mylena Gonçalves Anchieta (aluna de pós-graduação bolsista);
  •  Paulo Carteri Coradi (docente pesquisador);

 

 INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE PROCESSAMENTO PARA USO INTEGRAL DE CASCAS DE ARROZ

Classificação: Projeto de Pesquisa.

Objetivos: O objetivo geral deste projeto de pesquisa consiste em avaliar a obtenção de produtos derivados de cascas de arroz com maior valor agregado visando o aproveitamento integral deste subproduto que é fonte de material lignocelulósico e sílica. O alcance do objetivo geral se fará através do desenvolvimento e da consecução dos seguintes objetivos específicos: 1) Pré-tratamento das cascas de arroz usando tecnologia supercrítica com o objetivo de enfraquecimento das ligações químicas para subsequente hidrólise; 2) Avaliação de condições de hidrólise das cascas de arrozpré-tratadas usando água sub- e/ou supercrítica e caracterização do meio hidrolisado, além da extração de lignina; 3) Utilização da biomassa residual da hidrólise concentrada em sílica para preparação de nanosílica e nanofilamentos de silício.

Participantes:

  • Giovani Leone Zabot (docente coordenador);
  • Estevão Santos Laureano da Cunha (aluno de graduação bolsista);
  • Jéssica Rocha de Morais (aluno de graduação bolsista);
  • Lissara Polano Ody (externo participante);
  • Marcus Vinicius Tres (docente pesquisador);
  • Norton Marozo Silveira (aluno de graduação bolsista);
  • Renan de Oliveira Ferreira (aluno de graduação bolsista);
  • Sérgio Roberto Mortari (externo pesquisador);

 

INTENSIFICAÇÃO DE PROCESSOS PARA OBTENÇÃO PARA OBTENÇÃO DE EXTRATOS NATURAIS E FORMAÇÃO DE PARTÍCULAS ON-LINE USANDO TECNOLOGIA SUPERCRÍTICA

Classificação: Projeto de Pesquisa.

Resumo:A produção de extratos naturais contendo compostos bioativos tem ganhado notoriedade, assim como as preocupações em reduzir os consumos energéticos em processos produtivos têm expandido. É com base nesse cenário que o presente projeto traz uma oportunidade de pesquisa com foco na aplicação de princípios de intensificação de processos visando o desenvolvimento de um processo emergente para obtenção de compostos bioativos e formação de partículas. O processo tem
como característica a associação das operações de extração e precipitação com antissolvente supercrítico de forma sequencial (on-line). O propósito do estudo compreende o uso de etanol na condição de líquido pressurizado e/ou mistura sub/supercrítica de CO2 + etanol para extrair substâncias fenólicas de resíduos agroindustriais; estudos de caso serão realizados com cascas de cebola e maçã. A mistura de extrato + etanol + CO2 (antissolvente) será imediatamente direcionada ao precipitador, onde haverá a micronização. O destaque está no aproveitamento da energia de pressão aplicada na extração como energia útil para atomização e formação de partículas submicrométricas. O desenho do processo intensificado permitirá reduzir o consumo energético e evitará a degradação de compostos bioativos, quando se compara com os processos desenvolvidos atualmente. No processo intensificado, o extrato não passará pelas etapas de coleta e preparação da solução, pois ele irá
direto para o precipitador, evitando a exposição à luz e ao oxigênio. Condições adequadas de operação serão obtidas em termos dos fatores temperatura, pressão, vazão e proporção de solvente e antissolvente que viabilizem técnica e economicamente o processo intensificado. Os produtos obtidos serão analisados em função de rendimento de precipitado, solvente residual, composição química, morfologia das partículas, diâmetro médio e distribuição de tamanho das partículas.

Participantes:

  • Giovani Leone Zabot (docente orientador);
  • Lissara Polano Ody (participante externo);
  • Alexandre Gonçalves Kury (aluno de graduação bolsista);
  • Jéfferson Fagundes da Silva (aluno de graduação bolsista);
  • Jéssica Rocha de Morais (aluna de graduação bolsista);

 

UFSM CACHOEIRA DO SUL VAI AS ESCOLAS

Classificação: Projeto de Extensão;

Objetivos: Este projeto tem como principal objetivo apresentar, aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, os cursos da UFSM – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS). Mais especificamente: (a) Divulgar os cursos de graduação existentes na UFSM – CS para as comunidades da região; (b) Incentivar (motivar) alunos do ensino médio a seguir na carreira das engenharias e arquitetura; (c) Oferecer oportunidade para participação de alunos de graduação em atividades extracurriculares. Através desta divulgação pretendemos atrair a atenção dos alunos de Cachoeira do Sul e região para que venham fazer parte deste Campus.

Participantes:

  • Fábio Beck (docente orientador);
  • Alejandro Ruiz Padillo (docente participante);
  • Amanda Costa da Silva (técnico administrativo em educação participante);
  • Celso Becker Tischer (docente participante);
  • Cristiane Cauduro Gastaldini (docente participante);
  • Cristiano Frandalozo Maidana (docente participante);
  • Deise Maria Cirolini Milbradt (docente participante);
  • Eduardo Leonel Bottega (docente participante);
  • Giovani Leone Zabot (docente participante);
  • Josué Neroti Rigue (docente participante);
  • Juan Galvarino Cerda Balcazar (docente participante);
  • Lucas Delongui (docente participante).