Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Mais detalhes sobre os projetos de pesquisa, ensino e extensão citados nesta página e associados ao curso de Engenharia Mecânica podem ser obtidos inserindo o número do projeto no portal de projetos: https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/list.html

 

ESTUDO DE APROVEITAMENTO DE CORRENTES ENERGÉTICAS DE BAIXO POTENCIAL A PARTIR DE DISPOSITIVOS ELETROMECÂNICOS

Classificação: Projeto de pesquisa

Número do projeto: 056987

Resumo: Este projeto de pesquisa consiste em projetar dispositivos de conversão de energias renováveis em potência útil por meio de dispositivos elétricos e mecânicos visando a recuperação energética de correntes de baixo potencial energético proveniente de resíduos e de fontes renováveis. Para isto, inicialmente serão estudadas possíveis aplicações de dispositivos mecânicos e elétricos ou a combinação de ambos, incluindo dispositivos não convencionais para a recuperação enérgica e de correntes residuais. Na sequência, será construído um ou mais protótipos para verificar as principais otimizações obtidas no estudo inicial e a utilização do dispositivo em aplicações identificadas.

Coordenador: Prof. Cristiano Frandalozo Maidana

 

INVESTIGAÇÃO DE EMPREGO DE TÉCNICA DE APRENDIZADO DE MÁQUINA NA REALIZAÇÃO DO PROGNÓSTICO DE FALHAS EM ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS

Classificação: Projeto de pesquisa;

Número do projeto:055902

Resumo: O presente projeto busca implementar técnicas de aprendizado de máquina para realização de prognóstico de falhas em estruturas e equipamentos que operam dinamicamente. Modelos numéricos computacionais das estruturas serão desenvolvidos, buscando realizar a simulação no tempo considerando incertezas de operação e de características construtivas. A seguir, defeitos progressivos serão adicionados aos modelos, até uma situação de iminência de falha. Técnicas de aprendizado de máquina (AM) serão empregadas para tentar prever crescimento dos defeitos. Diferentes técnicas serão avaliadas em relação à sua eficácia, além das melhores estratégias de implementação e emprego. O projeto deve gerar códigos computacionais que poderão ser agregados a equipamentos reais, com o intuito de evitar paradas de manutenção preventiva e diminuir custos totais de operação dos equipamentos estudados.

Participantes:

  • Coordenador: Prof. Carlos Eduardo de Souza

 

RECUPERAÇÃO DE ENERGIA E ENERGIAS RENOVÁVEIS

Classificação: Projeto de Pesquisa

Número do projeto: 055190

Resumo: Este projeto de pesquisa consiste em projetar dispositivos de conversão de energias renováveis em trabalho de eixo, além de construir ferramentas para avaliação do seu desempenho. Inicialmente são propostas duas frentes de trabalho que contemplam: o dimensionamento de uma turbina do tipo Savonius aplicada à propulsão de sistema de aeração na aquicultura e dimensionamento do sistema de medição de um modelo em escala da turbina de Savonius em túnel de vento utilizando um freio de Foucault. A turbina proposta converte a quantidade de movimento presente nos ventos em energia mecânica útil capaz de movimentar um compressor de ar que, por sua vez, injeta o ar atmosférico na coluna d’água, possibilitando a oxigenação do viveiro com capacidade de fornecimento de até 0,5 kg O2/h e potência aproximada de 180 W, uma vez operando com ventos da ordem de 10 m/s. O dispositivo proposto para a medição de potência no modelo em túnel de vento é denominado dinamômetro baseado nas correntes parasitas de Foucault, com capacidade de medição 0,5 W com incerteza de 0,01 W, conforme dados obtidos nos cálculos a partir da literatura. Com base no disposto, em sequência ao projeto do Aerador Eólico, o presente trabalho propõe ainda o dimensionamento estrutural da turbina eólica Savonius – propulsora do referido sistema de aeração, contemplando seu projeto mecânico de sorte que a potência fornecida em seu eixo atenda à demanda requerida, constituindo assim fonte de energia alternativa, renovável e limpa aplicada à aeração de viveiros na aquicultura.

Coordenador do projeto: Prof. Charles Rech

 

LUDIC-FAM: CAMPANHA DE RESGATE LÚDICO FAMILIAR!

Classificação: Projeto de extensão.

Número do projeto: 052068

Resumo: A ideia desse programa é: LudiC-Fam: Campanha do resgate lúdico familiar! Faça uma atividade lúdico familiares em espaços públicos para elevar o convívio social e celebrar o “homem comum”. Este programa de extensão busca atingir de forma social e responsável o resgate de práticas lúdicas com familiares e pessoas da comunidade em espaços públicos. Objeto: O objeto a ser trabalhado são os espaços públicos. Objetivos: Resgate de práticas lúdicas da infância, onde a criança realiza a construção de brinquedos de baixo custo, com a ajuda de um adulto responsável pelo menor de idade. Metodologia: Num primeiro momento é a interação familiar para a construção do carrinho de rolimã, com o intuito de aproximar as gerações distintas para a construção do brinquedo. Num segundo momento, efetuar um evento social e familiar, com o intuito de aproximar famílias com atividades lúdicas ao ar livre, em ambientes públicos, com a segurança e apoio das autoridades, oferecendo lazer e competição sociais para a melhoria do convívio da comunidade. Período de execução: o período para o desenvolvimento deste projeto será entre agosto de 2019 até julho de 2024. Resultados esperados: o resultado esperado é a melhoria da interação e do convívio da comunidade local, elevando a qualidade de vida, aumentando a ocupação dos espaços públicos, resgatando a cidadania e as atividades lúdicas saudáveis e inerentes ao desenvolvimento de cidadãos conscientes com os seus deveres e suas obrigações.

Coordenador: Prof. Cristiano Frandalozo Maidana

 

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

Classificação: Projeto de extensão.

Número do projeto: 052163

Resumo: Com o crescente aumento do consumo de cervejas artesanais no Brasil surge a necessidade de cada vez mais de avaliar a viabilidade e o procedimento de fabricação de cerveja, contemplando várias áreas nas suas etapas de fabricação. No Brasil, são várias as universidades que estão envolvidas em estudos do processo de obtenção da bebida em diferentes áreas do conhecimento, tais como ciências biológicas, engenharias, nutrição, agronomia, para dar suporte a comunidade externa quanto à produção, cursos de extensão de fabricação, empreendedorismo, logística, etc. Como consequência desse cenário, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado têm sido desenvolvidos, inserindo soluções em todas as etapas do processo. O objetivo deste projeto é o de propor o desenvolvimento da cultura do agronegócio, que contemple a progressão em toda a cadeia produtiva, estimulando desde a produção de insumos, até logística de distribuição. Inicialmente cursos de extensão de produção de cerveja artesanal são promovidos para entendimento do processo. Tal projeto pode envolver, portanto, a comunidade acadêmica, a comunidade local e regional com cursos de extensão, a indústria e a agricultura.

Coordenador: Prof. Charles Rech

 

DISPOSITIVOS DE MEDIÇÕES MECÂNICAS ASSOCIADO A INTERNET DAS COISAS

Classificação: Projeto de Pesquisa.

Número do projeto: 052101

Resumo: Este projeto de pesquisa consiste em projetar e construir dispositivos de medições mecânicas aliados a internet das coisas para a consolidação do uso de sistemas de medições físicas com transmissão sem fio e armazenamento nas nuvens, aplicados na área da saúde. Inicialmente a proposta é a de dar continuidade no desenvolvimento de manovacuômetros digitais em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES). Os manovacuômetros são amplamente utilizados por profissionais da área da fisioterapia, pois permitem avaliar a pressão pulmonar e, consequentemente, analisar os efeitos de treinamento muscular inspiratório. Os manovacuômetros comumente utilizados, além do alto custo, são analógicos e a leitura de pressão é feita uma de cada vez e anotada manualmente. O dispositivo proposto, além de ser compacto, o que diminui o volume de equipamentos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e consequentemente o risco de infecção hospitalar, permite o armazenamento de dados nas “nuvens” via dispositivos móveis para posterior análise por pessoas especializadas. O grupo de pesquisa que está sendo consolidado é composto por professores da área da saúde (LaSalle_Canoas), da área de redes de computadores (Unisinos_São Leopoldo) e medições mecânicas/elétricas (UFSM_CS).

Coordenador: Prof. Charles Rech

 

EQUIPE BAJACUÍ – PROJETO BAJA SAE

Classificação: Projeto de Ensino.

Número do projeto: 049446

Objetivos: O projeto BAJA SAE tem como objetivo a aplicação prática das disciplinas propostas nos cursos de engenharia, visando desta forma a construção de um veículo off-road sendo o mesmo testado em uma competição promovida pela SAE Brasil. A partir de provas especificas é avaliado o projeto de todos os setores que foram envolvidos no processo de construção do protótipo da equipe, desde organização e marketing até a parte mecânica do veículo. O projeto e a fabricação do carro são desenvolvidos visando: comercialização e produção em larga escala, fácil manutenção, operação simples e capacidade de ser utilizado em qualquer terreno que for proposto. Cada decisão tomada pela equipe deve seguir um padrão de escolha e justificativa, caracterizando um projeto de engenharia. A construção do protótipo envolve a cooperação entre os diferentes sistemas da equipe, promovendo um desenvolvimento pessoal e coletivo de cada participante, que deve buscar inovações e aprender ao desenvolver o projeto.

Coordenador: Prof. Maikson Luiz Passaia Tonatto