Ir para o conteúdo Física – EaD Ir para o menu Física – EaD Ir para a busca no site Física – EaD Ir para o rodapé Física – EaD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

História do Curso

A primeira edição do curso foi aprovada dentro do Edital SEED/EC 01/2005, de 16 de dezembro de 2005, que convocava as IFES para apresentar propostas de cursos superiores a distância para ofertas em polos municipais de apoio presencial. 

Com o projeto original aprovado no ambito da SEED/MEC, a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Física-  Licenciatura a distância no âmbito da UFSM veio pelo Parecer do conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE 034-07 de 9 de novembro de 2007. Assim, estava aprovado o Projeto Pedagógico da primeira edição.

Edições

O Projeto Pedagógico da 1ª edição previa oferta em cinco pólos, conforme tabela abaixo.

1ª Edição, com início no 2º Semestre de 2008:

Pólo de Apoio Presencial

Alunos Formados

Faxinal do Soturno

2

Três de Maio

11

Quarai

9

Herval

5

São Lourenço do Sul

7

Total

34

     Posteriormente, outras edições do curso foram desenvolvidas em conformidade com editais SEED/MEC ou DED/CAPES.

2ª Edição, com início no 1º Semestre de 2010:

Pólo de Apoio Presencial

Alunos Formados

Cacequi

06

Três de Maio

08

Três Passos

02

Sapiranga

02

Jales (São Paulo)

00

Total

18

 

3ª Edição, com início no 2º Semestre de 2012:

Pólo de Apoio Presencial

Alunos Formados

Santa Maria

09

Três de Maio

08

São Lourenço do Sul

02

Itaqui

00

Santo Antônio da Patrulha

06

Total

25

 

4ª Edição, com início no 2º Semestre de 2014:

Pólo de Apoio Presencial

Alunos Formados

Santa Maria

05

Quarai

04

Faxinal do Soturno

02

Santo Antônio da Patrulha

01

Total

12

Há ainda alunos que podem se formar nesta edição.

5ª Edição, com início no 2º Semestre de 2016 (em andamento):

Pólo de Apoio Presencial

Alunos Formados

Santa Maria

Em andamento

Cachoeira do Sul

Em andamento

Faxinal do Soturno

Em andamento

Santo Antônio da Patrulha

Em andamento

Pinto Bandeira

Em andamento
   

     A 6ª edição do curso foi aprovada, numa primeira fase, dentro do Edital CAPES Nº 05/2018 Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, numa segunda fase, dentro do Edital de Articulação UAB 2018-2, com início previsto para agosto de 2019, duração de 8 semestres e turmas nos pólos de Cruz Alta, Gramado, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha e Três de Maio.

 

Seleção dos Alunos

A seleção dos alunos se dá por Vestibular, de acordo com as normas estabelecidas pela Universidade Federal de Santa Maria.

 

Finalização do Curso

A finalização do curso se dá pelas disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino de Física. São quatro disciplinas que perfazem um total de 405 horas:

Estágio Supervisionado em Ensino de Física I – 60h

Estágio Supervisionado em Ensino de Física II – 75h

Estágio Supervisionado em Ensino de Física III – 90h

Estágio Supervisionado em Ensino de Física IV – 180h

 

Estas disciplinas têm nível crescente de envolvimento do licenciando com as atividades docentes. As atividades são coordenadas e supervisionadas pelo professor responsável pela disciplina, pelos tutores do pólo e pelos professores regentes de classe.

Na disciplina Estágio Supervisionado em Física I, o aluno adquire uma visão clara e completa de todos os mecanismos de funcionamento da escola de ensino médio.

Na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Física II, o aluno aprende a planejar um conjunto de aulas para execução frente a alunos da escola de ensino médio.

Na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Física III, o aluno aprende a avaliar e reformular seus próprios planejamentos baseando-se na observação e discussão da prática do professor regente de classe.

Na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Física IV, o aluno deverá executar frente a alunos do ensino médio um conjunto de aulas previamente planejadas e supervisionadas pelo seu professor orientador e pelo professor regente de classe.

Ao final destas disciplinas, o aluno deve construir um relatório completo do estágio.

 

Coordenação do Curso

Desde sua criação e até o final do ano de 2018, o coordenador do curso foi o prof. João Carlos Denardin. A partir do início do ano de 2019, a coordenação passou para o Prof. Joecir Palandi, designado pela portaria CCNE nº 188 de 28 de Dezembro de 2018.

Em todo o tempo de funcionamento do curso, a coordenação vem sendo assessorada com muita eficiência por Raquel Freitas Penna.