Ir para o conteúdo Pedagogia – EaD Ir para o menu Pedagogia – EaD Ir para a busca no site Pedagogia – EaD Ir para o rodapé Pedagogia – EaD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ORIENTAÇÕES PARA O CÔMPUTO DAS ACGS



Ministério da Educação

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação

Coordenação do Curso de Pedagogia EAD

  1. Para requerer o cômputo de carga horária de ACGs, o aluno deve dirigir-se ao polo com o original e cópia dos documentos que comprovem as atividades desenvolvidas DURANTE o curso. Isto deve ser feito no último semestre do curso.
  • As atividades solicitadas precisam ser na área educacional, ou servir como complementação da formação recebida no curso. Por exemplo, curso de costura não serve.
  • Cabe a coordenação do polo o recebimento da solicitação, a conferência da documentação, que deve ficar arquivada na pasta do aluno e o envio da ficha a coordenação do curso.
  • Ao receber a solicitação é necessário:

– certificar-se que os documentos apresentados (certificados, atestados, etc) referem-se ao período em que o aluno esteve vinculado ao curso. Atividades anteriores não podem ser consideradas. Por exemplo, se o aluno ingressou na Pedagogia em 2008, só a partir dali podemos considerar os comprovantes;

– carimbar ou rubricar as cópias, dando fé que conferem com o original;

– analisar a carga horária apresentada, conforme a tabela. Qualquer dúvida, contatar a coordenação do curso.

Seguem abaixo algumas orientações do que pode ser considerado como ACG:

ATIVIDADESPONTUAÇÃO[AFC1] 
Participação em eventos (até 80 horas). 
Atividades de extensão – voluntariado,…(até 20 horas) 
Estágios extracurriculares (até 60 horas com comprovação) 
Atividades de iniciação cientifica e pesquisa (até 40 horas por projeto).                          
Publicação de trabalho (até 15 horas resumo, até 40 horas por texto completo) 
Participação em órgãos colegiado e ou comissão (até 10 horas por portaria) 
Outras atividades a critério do colegiado (até 60 horas) 
Experiências durante o curso no magistério  (até 60 horas) 

Participação em eventos (até 80 horas) – seminários, congressos, semanas acadêmicas, jornadas acadêmicas, colóquios. Mesmo q a carga horária do aluno ultrapasse as 80h, esta é a carga horária máxima a ser computada. Por exemplo, o aluno tem 120h de eventos, registramos 80h.

Atividades de extensão – voluntariado,…(até 20 horas) – participação em projetos de extensão, trabalhos voluntários em escolas ou organizações não governamentais, desde que as atividades desenvolvidas sejam na área educacional. Pode-se comprovar com atestados ou certificados.

Estágios extracurriculares (até 60 horas com comprovação ) – estágios desenvolvidos, remunerados ou não. Não vale o estágio curricular. Pode ser do CIEE, ABRH, Prefeitura, etc. Precisa ser comprovado com atestado ou certificado, que indique a carga-horária desenvolvida. Tb pode ser computado até 60h.

Atividades de iniciação cientifica e pesquisa (até 40 horas por projeto) – participação em pesquisa. Até 40h por projeto desenvolvido. Tb com comprovação.

Publicação de trabalho (até 15 horas resumo, até 40 horas por texto completo) – Conta-se 15h por resumo publicado e 40h por texto completo (pode ser em jornal). A comprovação é a cópia do texto.

Participação em órgãos colegiado e ou comissão (até 10 horas por portaria) – por exemplo, participação no Conselho do Polo. Comprova-se com portaria.

Outras atividades a critério do colegiado (até 60 horas) – O cômputo dasatividades que não se enquadrem em nenhuma das citadas, serão decididas pelo Colegiado do Curso, que deverá ser consultado.

Experiências durante o curso no magistério  (até 60 horas) – aqueles acadêmicos que já são professores (e estão no exercício de sala de aula) podem computar até 60h por este período.


 [AFC1]SOMATÓRIO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO ALUNO, QUE NÃO PODE ULTRAPASSAR A CARGA HORÁRIA INDICADA.

DOCUMENTAÇÃO PARA REQUERIMENTO: ACG-Requerimento


Publicações Recentes