Ir para o conteúdo Pedagogia – EaD Ir para o menu Pedagogia – EaD Ir para a busca no site Pedagogia – EaD Ir para o rodapé Pedagogia – EaD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NOVAS ORIENTAÇÕES PARA REQUERIMENTO DO CÔMPUTO DE ACGS



Ministério da Educação

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação

Coordenação do Curso de Pedagogia EAD

TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO DE CÔMPUTO DE ACG ATRAVÉS DO PORTAL DO ALUNO: TUTORIAL REQUERIMENTO DE ACG

Lembre-se: é de responsabilidade do estudante a solicitação de cômputo de ACG e ela se dará somente através do Portal do Aluno!

  • Para requerer o cômputo de carga horária de ACGs, o aluno deve acessar o novo Sistema para Cômputo de Atividades Complementares de Graduação (ACG), disponível em seu portal do aluno, na aba de alteração curricular. O requerimento de cadastro de ACG pode ser solicitado pelo aluno durante todo o curso. A carga horária exigida é de, no mínimo, 105 horas de Atividades Complementares de Graduação (ACG).
  • As atividades solicitadas precisam ser na área educacional, ou servir como complementação da formação recebida no curso. Por exemplo, curso de costura não serve. Além disso, as Atividades Complementares de Graduação (ACG) devem ser realizadas durante a realização da graduação, ou seja, devem ser coincidentes com o período de estudos.
  • Prezar pela distribuição adequada de modalidades de ACG, pois se forem pedidas 200 horas de participação em eventos, o sistema, de forma automática, irá computar somente 80 horas e o estudante não terá cumprido a exigência de 105 horas (conforme a tabela abaixo).
  • Ao efetuar a solicitação é necessário:

– certificar-se que os documentos apresentados (certificados, atestados, etc) referem-se ao período em que o aluno esteve vinculado ao curso. Atividades anteriores não podem ser consideradas. Por exemplo, se o aluno ingressou na Pedagogia em 2018, só a partir dali podemos considerar os comprovantes;

– carimbar ou rubricar as cópias, dando fé que conferem com o original;

– analisar a carga horária apresentada, conforme a tabela. Qualquer dúvida, contatar a coordenação do curso.

Seguem abaixo algumas orientações do que pode ser considerado como ACG:

ATIVIDADESPONTUAÇÃO[AFC1] 
Participação em eventos  até 80 horas
Atividades de extensão – voluntariado até 20 horas
Estágios extracurriculares até 60 horas com comprovação
Atividades de iniciação cientifica e pesquisa                        até 40 horas por projeto
Publicação de trabalho  até 15 horas resumo, até 40 horas por texto completo
Participação em órgãos colegiado e ou comissão até 10 horas por portaria
Outras atividades a critério do colegiado até 60 horas
Experiências durante o curso no magistério  até 60 horas
* SOMATÓRIO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO ALUNO, QUE NÃO PODE ULTRAPASSAR A CARGA HORÁRIA INDICADA.

Participação em eventos (até 80 horas) – seminários, congressos, semanas acadêmicas, jornadas acadêmicas, colóquios. Mesmo q a carga horária do aluno ultrapasse as 80h, esta é a carga horária máxima a ser computada. Por exemplo, o aluno tem 120h de eventos, registramos 80h.

Atividades de extensão – voluntariado,…(até 20 horas) – participação em projetos de extensão, trabalhos voluntários em escolas ou organizações não governamentais, desde que as atividades desenvolvidas sejam na área educacional. Pode-se comprovar com atestados ou certificados.

Estágios extracurriculares (até 60 horas com comprovação ) – estágios desenvolvidos, remunerados ou não. Não vale o estágio curricular. Pode ser do CIEE, ABRH, Prefeitura, etc. Precisa ser comprovado com atestado ou certificado, que indique a carga-horária desenvolvida. Tb pode ser computado até 60h.

Atividades de iniciação cientifica e pesquisa (até 40 horas por projeto) – participação em pesquisa. Até 40h por projeto desenvolvido. Tb com comprovação.

Publicação de trabalho (até 15 horas resumo, até 40 horas por texto completo) – Conta-se 15h por resumo publicado e 40h por texto completo (pode ser em jornal). A comprovação é a cópia do texto.

Participação em órgãos colegiado e ou comissão (até 10 horas por portaria) – por exemplo, participação no Conselho do Polo. Comprova-se com portaria.

Outras atividades a critério do colegiado (até 60 horas) – O cômputo dasatividades que não se enquadrem em nenhuma das citadas, serão decididas pelo Colegiado do Curso, que deverá ser consultado.

Experiências durante o curso no magistério  (até 60 horas) – aqueles acadêmicos que já são professores (e estão no exercício de sala de aula) podem computar até 60h por este período.


 [AFC1]

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-628-1219

Publicações Recentes