Ir para o conteúdo Engenharia Florestal Ir para o menu Engenharia Florestal Ir para a busca no site Engenharia Florestal Ir para o rodapé Engenharia Florestal
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Papo com o egresso: episódio 4



Tiago é formado há 7 anos

Neste episódio, batemos um papo com o Tiago Zanatta, Engenheiro Florestal Pleno na BRF/SA, uma das maiores companhias do ramo alimentício do mundo. Bora conferir?

Conte um pouco sobre sua trajetória até aqui. Por exemplo: por onde andou, o que faz agora…

Ao final do curso, fiz estágio numa empresa madeireira de Santa Catarina e pouco após me formar fui contratado por outra empresa do mesmo estado, sendo que é onde trabalho até hoje. Inicialmente exercia função estritamente técnica na produção de biomassa para fins energéticos, mas nos últimos três anos faço gestão dos processos de Silvicultura, Colheita, Carregamento e Transporte Florestal para mesma finalidade. Iniciei atuação em Concórdia e hoje atuo na região de Chapecó.

E quais são as tuas atribuições na BRF?

Sou responsável pela gestão de indicadores técnicos das operações de silvicultura, estradas, colheita, carregamento e transporte florestal de biomasssa de Eucalyptus para fins energéticos. Planejo e acompanho a execução dessas operações do ciclo de produção de biomassa de Eucalyptus gerindo os custos das etapas

Quando você estava na graduação, com o que se imaginava trabalhando?

Desde o início, meu maior interesse era direcionar a graduação para atuar no setor privado ou mesmo público voltado à produção vegetal. 

Você se sentiu preparado para atuar assim que se formou?

Ao final da graduação as dúvidas e incertezas são normais porque o ritmo que temos enquanto discente é diferente do pós formado. Quando concluí o curso, me senti preparado ao propósito que tinha, mas ao mesmo tempo atento para continuar aprendendo e me aperfeiçoando.

Que atribuições você considera indispensáveis ao engenheiro florestal hoje?

O engenheiro florestal deve ser o profissional atento às mudanças tecnológicas, inovação e pesquisa independente da linha de trabalho que atue. Ser hábil a mudanças, saber liderar equipes, gerir processos, criar soluções aos problemas e desenvolver melhoria contínua são fundamentais. E uma boa rede de contatos considero como diferencial.

O que mais te marcou em estudar na UFSM-FW?

A universidade foi muito importante em vários aspectos. A experiência com monitorias junto às demais turmas do curso, práticas nos laboratórios, viveiro florestal, a campo e o contato direto e próximo junto aos professores foram marcantes. Acrescento as viagens de estudo que realizamos e trouxe uma visão mais ampla da atuação do profissional florestal.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-270-375

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes