Ir para o conteúdo Jornalismo Bacharelado Ir para o menu Jornalismo Bacharelado Ir para a busca no site Jornalismo Bacharelado Ir para o rodapé Jornalismo Bacharelado
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

15 anos – Curso de Jornalismo

His´tórico

O curso de Jornalismo do Campus Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi criado em 2006, mesmo ano em que UFSM deu início às suas atividades no município. Nessa época, o campus se chamava Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) e dividia-se entre os municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Já o curso, era intitulado curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. 

A criação do curso de Jornalismo cooperou com o desenvolvimento da comunicação regional, pois grande parte dos jovens formados permanece trabalhando na região. Desde a implantação do CESNORS até hoje, foram estabelecidas parcerias com governos, empresas e sociedade civil organizada com a finalidade de contribuir para o processo de transformação social, econômica e cultural da região do Médio Alto Uruguai, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. As trocas e as interações científica, tecnológica e intelectual tiveram grande alavanque, atendendo a anseios antigos das comunidades da região Norte do Estado. 

Atualmente, o curso tem a denominação Jornalismo – Bacharelado, com oferta semestral, duração de 8 semestres e funcionamento em turno integral. A área de conhecimento do curso é classificada como Ciências Sociais Aplicadas.

Programação comemorativa

Em comemoração aos 15 anos de atividades, completos em 2021, a coordenação do curso de  Jornalismo, com apoio de professores, projetos de ensino, pesquisa e extensão, além do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom), organizou uma programação comemorativa, com atividades que se iniciaram em 2021 e se estenderão até 2022. 

Programação em 2021

Em 2021, ainda com as aulas na modalidade remota, em função da pandemia de covid-19, as atividades comemorativas concentraram-se no ambiente online, sendo todas gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e externa.

Com transmissão por meio do canal do YouTube do campus da UFSM-FW, a programação foi aberta com uma live de lançamento das comemorações dos 15 anos, realizada em 24 de novembro. A live contou com a participação de representantes da primeira turma de Jornalismo: as egressas Eveline Pôncio, Heloise Santi, Marcos Corbari e Roscéli Kochhann.

A segunda atividade foi realizada no dia 30 de novembro, em parceria com a DCG Jornalismo no Combate à Desinformação, ministrada pela profa. Luciana Carvalho. A live promoveu um bate-papo sobre o tema da disciplina, tendo como convidada a jornalista Thays Lavor, do projeto “Lupa: Covid Eu Informo”.

Entre os dias 1º e 10 de dezembro, o 1º Encontro Educom Mão na Mídia: Práxis de resistências e transformação, promovido pelo projeto de extensão Mão na Mídia, também integrou as comemorações de 15 anos. Com a chancela da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o evento promoveu palestras, mesas redondas e oficinas voltadas a educomunicadores, professores, pesquisadores e estudantes.

A rotina e os desafios do trabalho em um grande jornal foram os temas da live realizada no dia 08 de dezembro, que contou com a participação do jornalista egresso do curso Anderson Malagutti, que atua como editor-assistente de Esportes do jornal Diário de Pernambuco. A atividade foi realizada em parceria com turmas da disciplina de Redação Jornalística II, ministrada pela profa. Andrea Weber.

No dia 9 de dezembro, foi promovida a palestra “Criando uma agência de marketing digital de sucesso do zero: Case da RUNNINGDIGITAL”, com o egresso do curso de Jornalismo Josafá Rohde, em parceria com as turmas da disciplina de Relacionamento com a Mídia, ministrada pela profa. Karen Kraemer.

Já no dia 15 de dezembro, o tema abordado foi “Visualidades pós-pandemia: o que mudou no fotojornalismo?’’, com o fotógrafo profissional Werther Santana. A atividade envolveu as turmas das disciplinas de Fotografia, com acompanhamento da profa. Janaina Gomes e do prof. Paulo Munhoz.

A programação para o ano de 2022 ainda está em construção e deverá ser divulgada em breve. 

Galeria de fotos - 15 anos