Ir para o conteúdo Jornalismo Bacharelado Ir para o menu Jornalismo Bacharelado Ir para a busca no site Jornalismo Bacharelado Ir para o rodapé Jornalismo Bacharelado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II SIC contabiliza 130 resumos publicados



Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2018, aconteceu o II Simpósio Internacional de Comunicação (II SIC) na UFSM-FW. As conferências e palestras ocorreram em todas as noites do evento, os temas foram: Diversidade nas Organizações, Questões Étnico-Raciais na Comunicação, Alteridade e Diversidade na Pesquisa em Comunicação, Estudos de Gênero e Comunicação: Trajetórias em Construção e Alteridade e Práticas Sociais, que inclusive, foi o tema geral dessa edição. As/os palestrantes vieram de outras cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados do Brasil e até de outro país. A conferência final sobre Alteridade e Práticas Sociais, foi ministrada pela Profª. Drª. María Graciela Rodríguez, da Universidad Nacional de San Martin, da Argentina.

  O evento somou 146 participantes, entre eles estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e profissionais da comunicação. As sessões dos Grupos de Trabalhos aconteceram durante a manhã e à tarde, os temas eram: Comunicação e processos socioculturais; Comunicação, linguagens e narrativas; Comunicação e organizações; e Comunicação, interações e tecnologias. Foram inscritos 130 trabalhos, que estão disponíveis no Caderno de Resumos, e 98 foram apresentados nos três dias do evento.

  Para a chefe do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM), Cláudia Moraes, o objetivo era a realização de um evento de qualidade, e foi alcançado. As pesquisas sobre Alteridade e Práticas Sociais são importantes para a mudança social do Brasil, para isso, as conferências e mesas trouxeram investigações sobre a representação de minorias excluídas socialmente. Já para o III SIC, que ocorre em 2020, a expectativa é  “manter e ampliar os laços de pesquisa que já estão se consolidando”, concluiu Moraes.

   O evento foi organizado por professores do DECOM e pela Agência Íntegra. Além disso, contou com ajuda de técnicos e voluntários dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, como a acadêmica Patrícia Dal Molin. Graduanda do 6º semestre de jornalismo, Patrícia comentou que a experiência de ser voluntária no II SIC foi muito importante, pois o evento proporcionou a prática jornalística do mercado de trabalho e como se portar em algumas situações. O SIC possibilitou “entender um pouco do que podemos enfrentar no mercado de trabalho e na cobertura de um evento”, disse Dal Molin.

***O II SIC ainda não encerrou, lembrem-se que os artigos completos devem ser enviados até o dia 28 de setembro de 2018 com o template. Esperamos você em 2020!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-289-345

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes