Ir para o conteúdo Jornalismo Bacharelado Ir para o menu Jornalismo Bacharelado Ir para a busca no site Jornalismo Bacharelado Ir para o rodapé Jornalismo Bacharelado
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Agência Íntegra lança newsletter semanal MediAção



A proposta tem o objetivo de otimizar o uso do e-mail e tornar mais eficaz a comunicação com estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas

A primeira edição da newsletter MediAção chega hoje, 04, ao e-mail dos acadêmicos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Elaborada pela equipe de bolsistas da Agência Experimental de Comunicação Íntegra, a newsletter foi pensada para facilitar a comunicação entre professores e alunos, e garantir que os estudantes fiquem informados sobre o que está acontecendo de mais importante no curso e na Universidade, por meio uma única publicação semanal.

A newsletter foi planejada desde o semestre 2021.1, quando os bolsistas da Agência realizaram uma análise na lista de e-mails dos estudantes de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM-FW. Nesta etapa, foi possível quantificar os envios e a frequência de e-mails, observando repetições, tipo de conteúdo e repasses. A equipe também analisou diagnósticos anteriores sobre a comunicação interna do Departamento de Ciências da Comunicação, elaborados nas disciplinas de Assessoria de Relações Públicas, nos anos de 2015, 2017 e 2019, bem como consultou coordenadores de curso e chefia de departamento, e realizou um uma roda de conversa com alunos representantes de ambos cursos. 

Com base nos dados obtidos, viu-se a necessidade de aperfeiçoar a utilização das listas de e-mails dos estudantes, principalmente para evitar que informações importantes se perdessem. Então, a Agência elaborou uma proposta de newsletter, que mais tarde passou a se chamar MediAção.

A partir desta semana, todas as segundas-feiras, a MediAção chegará aos estudantes, através do e-mail, contendo informações como datas imperdíveis, eventos, oportunidades e tudo o que for importante para os universitários. O conteúdo das edições será elaborado e produzido pelos bolsistas da Agência, que contarão com contribuições das coordenações de cursos, chefia do departamento, professores e estudantes. 

Para assinar a newsletter Mediação ou alterar seus dados de cadastro, estudantes e professores devem acessar este link: Cadastro Newsletter

Ainda, junto à implantação da MediAção, foi desenvolvido o “Guia da Comunicação para os cursos do DECOM”, voltado para os professores, com orientações sobre o uso da newsletter e uma proposta para o uso de Tags nos e-mails, visando uma melhor identificação dos assuntos enviados nas comunicações aos estudantes.

Texto: Francisco Ernesto Carvalho Soares

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-289-608

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes