No dia 15 de maio, os alunos da disciplina de Legislação e Ética, ministrada pela professora Mirian Quadros, participaram da apresentação da série interativa “Escolha”, do podcast Vida de Jornalista. A atividade teve início às 9h, na sala 19, foi aberta ao público e realizada de forma remota. O evento contou com a presença do jornalista, criador e apresentador do podcast, Rodrigo Alves, e da jornalista Flávia Santos.
O podcast tem como objetivo provocar reflexões a partir de escolhas interativas relacionadas a questões éticas do jornalismo. Ao final de cada episódio, o ouvinte precisa fazer escolhas sobre qual caminho seguir. Após essas decisões, jornalistas convidados comentam os desdobramentos. Por exemplo, caso os alunos escolhessem o jornalismo independente, a jornalista Nayara Felizardo compartilhava seu depoimento, “Só tenho coisas boas para falar do jornalismo independente. A principal delas é ter a liberdade para investigar, principalmente o poder privado[…].”

Durante a manhã, os alunos ouviram os episódios e participaram por meio de votação. Conforme as escolhas, os episódios seguiam diferentes caminhos e traziam comentários de outros jornalistas. Para Raquel Pereira, aluna do 5º semestre do curso de Jornalismo, a experiência foi uma das melhores que já teve na universidade, “achei muito dinâmica essa parte de interagir com as escolhas de quem está ouvindo. Achei muito diferente e criativo, me senti dentro de um jogo.”
De acordo com a professora Mirian, a ideia surgiu após ela ver um post no Instagram de Rodrigo Alves, no qual ele sugeria a participação das universidades com o podcast de forma interativa e ao vivo.“A série acerta muito no tema de abordar as escolhas éticas e tem essa proposta interativa que é muito inovadora”, ressalta a docente.
Ao final da atividade, Rodrigo deixou uma mensagem para os alunos, “as escolhas sempre vão estar influenciadas pelo que está acontecendo na vida real…”, pontuou o apresentador, ao destacar a importância da reflexão sobre as decisões na carreira jornalística. A atividade mostrou que, mais do que escolher certo ou errado, é essencial refletir sobre cada decisão tomada no exercício da profissão.
Texto: Mariana Saldanha, bolsista da Agência Íntegra.




