Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Sobre o curso

Missão

O Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo na UFSM campus Frederico Westphalen possui a duração de 4 anos (8 semestres), com atividades nos turnos da manhã e tarde, com modalidade presencial. São ofertadas 55 vagas para ingresso, que é anual (março).

 

Perfil do Egresso

No Curso de Jornalismo, o estudante desenvolve sua capacidade de análise e reflexão sobre o papel da mídia e do jornalismo na sociedade e sobre os pressupostos éticos da profissão. Também desenvolve habilidade técnicas relacionadas à redação jornalística, fotojornalismo, jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo digital e assessoria de imprensa. Ele pode acessar conhecimentos especializados do jornalismo, em áreas como a ambiental, cultural, tecnológica, empresarial, entre outras. Diversos projetos de pesquisa e extensão, que reúnem bolsistas e voluntários, contribuem para a formação científica, profissional e cidadã dos estudantes.

 

Atuação Profissional

O jornalista apura informações, produz notícias e reportagens, as redige e apresenta, planeja produtos jornalísticos, coordena relações de pessoas e instituições com a imprensa. Ele pode atuar em meios de comunicação (rádios, televisões, sites, jornais, revistas), em empresas, instituições públicas e ONGs. O profissional do jornalismo tem um perfil comunicativo, crítico e estratégico.