Ir para o conteúdo Jornalismo Bacharelado Ir para o menu Jornalismo Bacharelado Ir para a busca no site Jornalismo Bacharelado Ir para o rodapé Jornalismo Bacharelado
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A organização dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Jornalismo é de responsabilidade partilhada do Grupo de Trabalho dos TCCs e da Coordenação de Curso. Atualmente, respondem pelo GT a professora Angela Zamin e o professor Reges Schwaab. O contato se dá, exclusivamente, pelo e-mail: tccjornalismo.fw@ufsm.br.

A seguir, você pode acessar documentos importantes sobre os TCCs. O calendário semestral completo está disponível em PDF na listagem de anexos, ao final da página.


TCC I em 2022.1

Atividades do calendário encerradas. Orientadores/as recebem os pareceres e finalizam a avaliação no sistema conforme calendário acadêmico.


TCC II em 2022.1

Procedimentos para Inclusão de TCCs no Repositório Digital Manancial/UFSM

Calendário de Defesas 2022.1

Formulário de Encaminhamento da Defesa de TCC II | Preenchimento pelo/a orientador/a

  • As bancas de defesa ocorrerão entre 8 e 12/8. O calendário das defesas será divulgado até 1/8;
  • As bancas de defesa final podem ser realizadas presencialmente ou por videoconferência. As bancas por videoconferência estão previstas até o final do período do Calendário Suplementar (31/12/2022) na Resolução N. 079/2022, sendo que o § 2º,  Art. 6º do Capítulo II, por analogia, se aplica também às Bancas de TCCs;
  • Para as bancas realizadas por videoconferência, estudantes e orientadoras/es devem enviar os trabalhos em PDF aos membros da banca, no prazo previsto (25/7), com cópia ao e-mail tccjornalismo.fw@ufsm.br.
  • Após a divulgação do calendário de defesas, para as bancas em formato remoto, o/a orientador deve gerar o link da sala virtual no Google Meet e incluir as/os integrantes, também com cópia ao tccjornalismo.fw@ufsm.br.
  • No caso de bancas presenciais, estudantes e orientadores/as devem providenciar a entrega das cópias do trabalho para a banca, em PDF. Aos que optarem por cópias impressas para bancas presenciais, estudantes e professores/as devem acordar sobre a impressão, deixando as cópias da banca na SUGRAD, para que as/os avaliadores retirem, se for o caso.
  • Para bancas presenciais, o GT TCCs reservará uma sala no Campus, informando o local quando da divulgação do calendário.
  • A Ata, para preenchimento após a sessão pública de defesa, está disponível aqui e na lista de documentos abaixo. Membros externos devem fazer cadastro no sistema PEN SIE UFSM para poderem assinar o documento posteriormente. Após a ata ser preenchida pelo orientador/a, ela deve ser enviada em PDF por e-mail para tccjornalismo.fw@ufsm.br – c.c. jornalismofw@ufsm.br, que farão o encaminhamento para a SUGRAD, responsável pelos processos para assinatura pelo PEN SIE.
  • Estudantes devem preencher o formulário para inclusão do TCC no repositório Manancial/UFSM.

  • Salientamos que é possível convidar avaliadoras/es e/ou pareceristas externos, o que é previsto pelo regulamento. Na escolha, primamos pelas boas práticas científicas e pelos padrões éticos para maior isenção e melhor avaliação, ou seja, evitamos avaliadores com relação de parentesco, de amizade, ou alguma implicação sensível no trabalho (como convidar um/uma jornalista que é objeto de análise na pesquisa). No caso de profissionais externos, a exigência mínima é Graduação em Jornalismo.

Anexos