Ir para o conteúdo Administração Ir para o menu Administração Ir para a busca no site Administração Ir para o rodapé Administração
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Papa-bitucas



Papa-bitucas são instaladas em prédios da UFSM

Projetos querem conscientizar e dar um destino correto aos restos de cigarro.

Você sabia que o chão de Santa Maria, recebe diariamente cerca de 480 mil bitucas de cigarro? Por ano, esses resíduos chegam a 172 milhões de unidades. O problema não é só o esforço para quem limpa. É a poluição e contaminação que as bitucas, largadas inocentemente pelos fumantes, podem causar.

Pensando nisso, foram instalados na manhã desta quarta-feira sete coletores de restos de cigarro, os papa-bitucas, em prédios do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A ação é um dos projetos da Rede Bituca, fruto de uma parceria entre o CCSH, o curso de Administração e o Grupo Incorpore, vinculado ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).

– O fumante, quando joga a bituca, não enxerga o problema global que isso pode causar. A bituca tem mais de 4,7 mil toxinas e em dias de chuva, por exemplo, podem contaminar a água, a plantação e até prejudicar a saúde dos animais. Além disso, ela leva mais de 15 anos para se decompor – explica a professora Marta Tocchetto, uma das coordenadoras do Rede Bituca.

A rede tem outras frentes de atuação, além dos papa-bituca: a educação e a informação das pessoas, além de alternativas para a destinação do que sobra dos cigarros. Parte dos grupo já fez testes da confecção do papel misturando à bituca com outros materiais, e o resultado é positivo.

Os coletores de bitucas foram instalados nos prédios 74 A, B e C do campus e dois nos prédios de apoio do CCSH, no Centro. Então, se você encontrar um coletor por aí, não tenha dúvidas: não jogue sua bituca no chão.

Fonte: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2015/10/papa-bitucas-sao-instaladas-em-predios-da-ufsm-4889158.html

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-421-817

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes