Ir para o conteúdo Administração Ir para o menu Administração Ir para a busca no site Administração Ir para o rodapé Administração
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Notícia – SEU completa mil atendimentos



Serviço de Emergência Universitário completa 1 ano com mil atendimentos na UFSM

30/05/2018 14:55Classificada em: Geral

O Serviço de Emergência Universitário (SEU) da UFSM completou um ano no último dia 2 de maio. O projeto, que começou a ser planejado em 2014, foi implantado em 2017. A demanda de um serviço que atendesse a comunidade veio pelo fato de circularem diariamente cerca de 30 mil pessoas pelo campus sede da UFSM, pelos casos de urgência que ocorrem no local e pela distância até a base do SAMU municipal, cerca de 15 km. Assim, criou-se o projeto do SEU, nos moldes do SAMU.

O SEU destina-se a atender casos de urgência e emergência, de qualquer pessoa, que ocorram dentro do campus da UFSM. O serviço conta com ambulância e uma equipe composta por dois médicos, duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem e dois motoristas. Até o dia 22 de maio, o SEU já contabilizou-se um total de 1048 atendimentos, sendo 155 deles apenas no mês de abril. Os principais socorros foram para moradores da Casa do Estudante, sendo a maioria atendimentos de lesões traumato-ortopédicas ou questões respiratórias.

Além dos atendimentos, o SEU também realiza atividades de promoção e educação em saúde. Durante o primeiro ano de funcionamento do serviço, foi realizada campanha de vacinação para gripe, conforme indicado pelo Ministério da Saúde. Devido ao surto de caxumba na Casa do Estudante, foi promovida a ação para imunização da doença. Outras ações envolveram a consulta de pressão arterial para a comunidade universitária ocorrida no hall da Reitoria e no prédio do Centro de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS).

Entre os desafios encontrados durante esse ano de atuação do serviço, a enfermeira Larissa Venturini destaca a falta de um espaço físico melhor estruturado para fornecer mais conforto aos pacientes que necessitem ficar em observação por um tempo prolongado. Isso se dá pelo fato de que, se houver outro chamado, terá de ser priorizado o mais grave ou urgente. Assim, por vezes, o paciente é liberado antes do planejado ou se o ele necessitar de observação esta não será possível. A enfermeira também aponta a dificuldade em identificar a gravidade dos casos devido à falta de informações e especificidade fornecidas.

A coordenadora da CQVS, Diana Sampaio, parabenizou a equipe do SEU pelo primeiro ano de trabalho e comemorou a data. “Considero um grande benefício o serviço, que nesse um ano de existência tem salvado vidas na UFSM. Para nós, servidoras e servidores, e para todas as pessoas que passam pelo campus sede da UFSM é uma segurança e um benefício. Ele traz tranquilidade para o ambiente laboral, pois sabemos que podemos contar, caso seja necessário, com um atendimento rápido e eficiente. A equipe de saúde de SEU é altamente qualificada. Desejo vida longa ao SEU e parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho”.

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, também celebrou as atividades e manifestou seus cumprimentos à equipe. “É um serviço que já se justificou desde o princípio. Crises foram resolvidas, vidas foram salvas, e isso orgulha muito a nossa Universidade”. Segundo Burmann, estuda-se um convênio para que o SEU esteja, em um futuro próximo, articulado com o serviço de saúde pública da região.

Como chamar

O Serviço de Emergência Universitária está disponível para atender chamados pelo telefone (55) 99197-4769, incluindo chamadas a cobrar, dentro do campus sede da UFSM, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Texto e foto de capa: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto interna: Divulgação SEU
Edição: João Ricardo Gazzaneo

Fonte: http://site.ufsm.br/noticias/exibir/servico-de-emergencia-universitario-completa-1-ano

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-421-650

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes