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Sobre o curso

Fundado em 1961, tem por objetivo formar engenheiros agrônomos com capacidade técnico–científico e responsabilidade social, aptos a promover, orientar e administrar a utilização e otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização em consonância com os preceitos de proteção ambiental, além de planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável.

Conceito INEP: Muito bom

Vagas: 120 vagas pelo ENEM

Duração:

  • Mínima – 10 semestres
  • Média – 11 semestres
  • Máxima – 15 semestres

Áreas de Atuação:

Atua na supervisão, coordenação, estudo planejamento, assistência, assessoria, consultoria, vistoria, perícia, parecer, entre outras, nas áreas de Engenharia Agrícola e Rural, Ciência do Solo, Tecnologia e Ciência de Alimentos, Fitotecnia, Defesa Fitossanitária, Zootecnia, Ciências Florestais, Desenvolvimento e Extensão Rural.

 

Vestibulandos

O Curso de Agronomia da UFSM tem como objetivo formar técnicos de nível superior capacitados a promover, orientar e administrar a utilização dos fatores de produção visando a racionalização da produção vegetal e animal, métodos e processos adequados a solução de problemas, do desenvolvimento qualitativo e quantitativo, dos produtos agrícolas e pastoris e, conseqüentemente ao contexto agrário nacional.

O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação eclética, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequadas a uma agricultura racional e integrada à produção vegetal e animal, tendo uma sólida formação humanística, desenvolvendo consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está inserido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem.

Habilidades Necessárias

Gosto pela natureza e atividade ao ar livre;
Iniciativa;
Desembaraço;
Sociabilidade;
Criatividade;
Raciocínio;
Facilidade de expressão;
Habilidade numéricas;
Interesse pelas ciência naturais;
Interesse por atividades científicas;
Interesse pela pesquisa tecnológica.