Ir para o conteúdo Artes Cênicas Ir para o menu Artes Cênicas Ir para a busca no site Artes Cênicas Ir para o rodapé Artes Cênicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bacharelado em Interpretação Teatral

Objetivo

O Curso de Bacharelado em Interpretação Teatral tem o objetivo de proporcionar ao aluno a criação artística no campo das artes cênicas como como ator, dando continuidade à sua expressão pessoal. Além disso, visa o conhecimento e domínio da linguagem teatral para o desenvolvimento de práticas de trabalho específicas, visando o pleno domínio de seu aparato psicofísico na interpretação e criação de manifestações espetaculares.

Perfil do formando

Propõe-se que o futuro bacharel em Interpretação Teatral, ao final do processo de graduação tenha:
– Capacidade de conhecer e dominar a linguagem teatral em seus desdobramentos
teóricos e práticos dados pela história do teatro, pela dramaturgia e pela tradição teatral a fim de instrumentalizar a criação de manifestações espetaculares.
– Capacidade de criação de poéticas pessoais através de uma pesquisa permanente, criando artisticamente de forma autônoma e contribuindo para a renovação e enriquecimento da linguagem cênica.
– Competência para o desenvolvimento permanente de conhecimentos, metodologias de trabalho e técnicas teatrais específicas para o pleno domínio de seu aparato psicofísico, visando a estruturação da dramaturgia de texto e da dramaturgia do espetáculo.
– Capacidade de agir profissionalmente de forma criativa, ética e crítica, atuando no mercado de trabalho integrado a cultura e a sociedade, sendo capaz de auto-avaliação no fazer artístico.

Áreas de atuação

O profissional formado no Curso de Artes Cênicas – Bacharelado – Interpretação Teatral estará habilitado a:
– Exercer a profissão de ator em espetáculos, cinema, rádio, televisão e vídeo, comprometido com seu fazer artístico.
– Desenvolver pesquisa no campo das Artes Cênicas.
– Produzir e gerenciar espetáculos e eventos culturais.
– Atuar como docente, nas diferentes áreas das Artes Cênicas, em Instituições de Ensino Superior.
– Atuar no exercício do ensino de teatro no âmbito formal ou em práticas não formais de ensino.
– Desenvolver atividades como animador cultural em grupos teatrais, em escolas, instituições, centros culturais, secretarias de cultura e atividades na comunidade.