Ir para o conteúdo Artes Visuais Ir para o menu Artes Visuais Ir para a busca no site Artes Visuais Ir para o rodapé Artes Visuais
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

LabArt

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ARTE CONTEMPORÂNEA, TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS

Envolve alunos de Graduação em Artes Visuais e do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Mestrado (iniciado em 2007), em pesquisas no campo da história, teoria e crítica, e ainda a partir de 2008, em poéticas digitais. Entre as atividades do LabART, de abrangência nacional e internacional, estão: os seminários quinzenais do grupo de pesquisa; as comunicações em eventos como ANPAP, CBHA, ANPUH, #Art, entre outros; publicações; organização de eventos; curadoria de exposições artísticas; seminários de história da arte contemporânea: tecnologia e mídias digitais. Também há preocupação no envolvimento do ensino, pesquisa e extensão na teoria e prática artística no âmbito da cultura, com ênfase na cultura digital. Desde 2006 o LabART realiza o Simpósio de Arte Contemporânea, idealizado por esta pesquisadora, que a cada ano tem uma temática diferenciada. Em 2010 a 5ª edição do Simpósio de Arte Contemporânea: Poéticas Digitais e a exposição Arte-Poética-Digital, recebeu o Mérito Extensionista 2010 pela UFSM. Em 2012 aconteceu o 7º Simpósio de Arte Contemporânea: participação e interação, promovido pelo PPGART/UFSM e PPGAV/UFRJ e contou com apoio institucional da UFSM e MASM.

 

Coordenador

Prof. Dr. Nara Cristina Santos

 

Participantes
Aline Lang
Denise Meller Losekann
Profa. Jéssica Maria Freisleben

Késsile Tanski Severo Fernandes

Letícia da Silva Ravanello

Rafael Lesses da Silva

Profa. Dra. Rosa Maria Blanca Cedillo

Rosenara da Silva Soares Maia

 

 

Sede: O LabART funciona na sala 1228 do CAL (Centro de Artes e Letras) da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e conta com 14 participantes entre bolsistas de pesquisa e extensão, monitores, mestrandos, mestres e participantes externos. Dos alunos de graduação do LabART, sob orientação da prof.ª Nara, 8 ingressaram no Mestrado em Artes Visuais e dos Mestres orientados, 4 já iniciaram o doutoramento na UNb, UFRGS e UNESP, o que confirma que as atividades desenvolvidas estão cumprindo o seu papel na formação de jovens pesquisadores.