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ACGs

Ao longo dos Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado ou Licenciatura os acadêmicos devem realizar diversas Atividades Complementares de Graduação (ACGs), obtendo um mínimo de carga horária.

A solicitação do cômputo de ACGs é responsabilidade do acadêmico, e deve ser feita através do Portal do Aluno, na aba “alteração curricular”, opção “requerimento de dispensa” (tutorial disponível aqui). Para isso, é importante antes observar as regras de limites de cargas horárias por tipo de atividade, conforme normativa abaixo.

As solicitação de cômputo de ACGs deve ser feita somente durante o semestre que o aluno é provável formando, ou seja, quando está matriculado em todas as disciplinas necessárias para a integralização do Curso.

As normas para contabilização das ACGs são as seguintes:

1º – O Curso de Ciências Biológicas Bacharelado terá no mínimo 210 horas para os alunos do currículo 2005 e 225 horas para os alunos do currículo 2019.

2º – O Curso de Ciências Biológicas Licenciatura terá no mínimo 210 horas para os alunos do currículo 2005 e 200 horas para os alunos do currículo 2019.

3º – As atividades complementares aceitas pelos Cursos estão descritas na resolução nº 025/2017, Art. 18;

O aluno pode escolher quaisquer atividades complementares prevista na Resolução nº 025/2017, Art.18;

5º – O aproveitamento da carga horária máxima para cada tipo de ACG seguirá os seguintes critérios:

I– Participação em eventos: máximo de 80 horas;

II – Atividades de extensão: máximo de 100 horas;

III – Estágios extracurriculares: máximo de 100 horas;

IV – Atividades de iniciação científica e de pesquisa: máximo de 120 horas;

V – Publicação de trabalhos: máximo de 40 horas;

VI – Participação em órgãos colegiados: máximo de 40 horas;

VII – Monitoria: máximo de 80 horas;

VIII – Outras atividades a critério do Colegiado: máximo de 100 horas;

IX – Participação em movimento estudantil, mediante comprovação através de declaração da diretoria do respectivo DA ou do DCE: máximo de 80 horas.

Os alunos devem fornecer uma cópia de cada certificado de comprovação da atividade para fins de arquivamento;

7º- As Atividades Complementares de Graduação devem ter relação com a área de formação do acadêmico.

8º –  O controle das atividades é de responsabilidade do Colegiado do Curso, que se reunirá uma vez por semestre para avaliar os documentos apresentados pelo aluno;

9º – Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso.