Ir para o conteúdo Ciências Biológicas Ir para o menu Ciências Biológicas Ir para a busca no site Ciências Biológicas Ir para o rodapé Ciências Biológicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Matrículas 2020/2

 


Entre os dias 07 e 13 de outubro estará aberto o período para realização de solicitação de matrículas via Portal do Aluno. Todos os alunos devem solicitar matrícula eletronicamente.

 

Os horários das disciplinas se encontram aqui.  

Como o segundo semestre letivo ocorrerá integralmente via REDE foi ofertada para as disciplinas que possuem aulas práticas somente uma turma, diferente do habitual, em que são ofertadas duas turmas.
Sendo assim, a maioria das disciplinas foram ofertadas através da Licenciatura (111), sendo assim os alunos do Bacharelado (127) devem verificar as turmas disponíveis dentro da“Outros Cursos” e selecionar o código de curso 111 – Licenciatura.  Quem deseja cursar alguma disciplina do Núcleo Comum deve selecionar o código 128 – Núcleo Comum.
 
Para quem está no Núcleo Comum não é necessário está operação, pois todas as turmas ofertadas estão no código 128, ou seja, já estarão disponíveis na oferta normal (sem precisar ir na opção “outros cursos”).
 
Neste semestre, o ajuste de matrícula ocorrerá através do portal do aluno. Caso ocorra algum problema, deve-se solicitar via formulário, Mais informações sobre estão mais abaixo nesta página, na seção Ajuste de matrícula e pré-requisitos.
 
ESPECIFICIDADES DAS DISCIPLINAS – CURRÍCULO 2019 X CURRÍCULO 2005
 
Existem algumas disciplinas que estão sendo ofertadas pelos códigos do Currículo novo. Para estas disciplinas os alunos do currículo 2005 não conseguirão solicitar as disciplinas pelo portal do aluno, Neste caso as disciplinas necessárias devem ser solicitadas através do formulário de ajuste (informações sobre estão na sequencia). Após o aluno obter aprovação na disciplina deverá realizar o pedido de aproveitamento de disciplina.
Já os alunos do currículo 2019 que desejem adiantar alguma disciplina também devem solicitar a inclusão pelo formulário de ajuste.
Além disto, as disciplinas de Didática I e Didática II do currículo 2005, por opção dos professores, não serão mais ofertadas. Os alunos do currículo 2005 que possuem alguma delas pendente devem solicitar as disciplinas equivalentes através do formulário de ajuste.
 

As disciplinas do currículo 2019 que estão sendo ofertadas são as relacionadas abaixo. Os alunos do currículo 2005 que desejam cursar algum delas devem solicitar no formulário disponibilizado mais abaixo nesta página.

  • DEE1101 FUNDAMENTOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
  • DEE1105 BIODIVERSIDADE
  • QMC1117 QUÍMICA GERAL B
  • DEE1106 ZOOLOGIA I B
  • FSC1117 FÍSICA APLICADA À BIOLOGIA B
  • MFG1077 BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E EMBRIOLOGIA
  • MFG1078 ANATOMIA HUMANA BÁSICA
  • MTM1138 INTRODUÇÃO MATEMÁTICA PARA BIOCIENTISTAS
  • QMC1118 QUÍMICA ORGÂNICA B
  • BBM1068 BIOQUÍMICA GERAL B
  • BLG1098 SISTEMÁTICA DE ARQUEGONIADAS E GIMNOSPERMAS B
  • DEE1108 ZOOLOGIA III B
  • DEE1109 ECOLOGIA DE POPULAÇÕES
  • FUE1118 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA
  • EDUCAÇÃO B
  • GCC1092 GEOLOGIA GERAL B
  • MEN1298 DIDÁTICA DASCIÊNCIAS BIOLÓGICAS I B (parte dela é equivalente a MEN1144 – Didática I do
  • currículo 2005, os alunos do 2005 devem cursar também a MEN1299, ou seja MEN1144 = MEN1298+MEN1299)
  • MEN1299 DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II B (equivalente a MEN1144 –
  • Didática I do currículo 2005, os alunos do 2005 devem cursar também a, ou seja
  • MEN1144 = MEN1298+MEN1299)
  • MEN1300 DIDÁTICA DAS C. BIOL. III – equivalente a MEN1145 Didática II do currículo 2005

Já as demais disciplinas ofertadas são do currículo 2005. Neste caso, alunos do currículo 2019 que queiram cursar alguma disciplina do currículo 2019 também devem solicitar matrícula através formulário de ajuste.

 
DISCIPLINAS QUE NÃO SERÃO OFERTADAS
As disciplinas Bioquímica Experimental e Estágio Currícular do Bacharelado (Estágio do currículo 2019) não serão ofertadas, pois é necessária a presencialidade para a execução das suas atividades.
 

 

Prazos para solicitação de matrícula

Fique atento aos prazos de solicitação! A não solicitação de matrícula configura abandono e consequente rompimento do vínculo com a UFSM. 

CALENDÁRIO ACADÊMICO  
07 a 13/10/2020 MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial, veteranos da pós-graduação presencial e ingressantes e veteranos da modalidade a distância (graduação e pós-graduação) referente ao 2º semestre letivo de 2020.
14/10/2020 MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2020. É responsabilidade dos alunos conferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
15 e 16/10/2020 MATRÍCULA – AJUSTE WEB: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2020.
17/10/2020 MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o segundo processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2020. É responsabilidade dos alunos conferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
19 a 30/10/2020 AJUSTE DE MATRÍCULA REMOTO: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, através do portal do aluno ou via formulário específico, referente ao 2º semestre letivo de 2020.
26 e 27/10/2020
OU
30/10 a 03/11/2020
MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: Período para o aluno requerer no portal do aluno ou via e-mail matrícula em disciplina ofertada por outro curso, referente ao 2º semestre letivo de 2020. Maiores detalhamentos estão descritos mais abaixo nesta página.
 07/10 a 20/11
 TRANCAMENTO TOTAL e TRANCAMENTO PARCIAL: período para solicitação de trancamento total e trancamento parcial, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2020 – REDE, para alunos dos cursos de graduação, na modalidade presencial.

Trancamento Total do curso

Os alunos que desejarem realizar Trancamento Total do curso (manutenção de vínculo), devem fazer esta solicitação também pelo Portal do Aluno. Lembre-se: o Trancamento Total tem validade de 1 (um) semestre. Ao final desse período, caso desejar, o aluno deve solicitar outro Trancamento Total ou, então, solicitar matrícula em disciplinas do Currículo do Curso. O número máximo de trancamentos tanto para o Bacharelado quanto para a Licenciatura é de 4 trancamentos totais.

Disciplinas ofertadas neste semestre

Na seção Horários está disponível para consulta a oferta das disciplinas regulares do curso de Ciências Biológicas para o 2º semestre de 2020 (sujeito a alterações).

Regime Especial de Avaliação (matrícula por resolução)

No segundo semestre letivo de 2020 não há oferta de disciplinas através de Regime Especial de Avaliação, visto que os alunos que não concluíram disciplinas em 2020/1 estão em Situação Incompleta, para concluí-las no calendário suplementar previsto para março de 2021.

Ajuste de matrícula e pré-requisitos

Fique atento ao processamento de sua matrícula! Suas solicitações podem ser recusadas por inúmeros motivos: Falta de vagas, inconsistência de horários, extrapolamento da carga horária máxima semestral (540 horas), etc. Caso ocorra algum problema durante a solicitação/processamento da matrícula, os alunos devem realizar o AJUSTE WEB, conforme prazos do Calendário Acadêmico. Deve-se realizar o ajuste de matrícula através do portal do aluno, e caso persista o problema, realizar a solicitação de ajustes através do formulário disponível abaixo.

Conforme decisão do Colegiado, baseando-se no que consta na resolução 022/2020 que regula o REDE no segundo semestre letivo de 2020, todos os pré-requisitos do Curso estão quebrados para o referido semestre.

Conforme explicado as disciplinas de diferentes currículos não vão aparecer para serem solicitar no ajuste do portal do aluno. Sendo assim, estas disciplinas devem ser solicitadas no formulário de ajuste (link abaixo).

Link para o formulário: https://forms.gle/215J2fV6RzhGt7CFA 

Problemas específicos com os Estágios da Licenciatura ou com os TCCs do Bacharelado devem ser tratados por e-mail.

Matrícula em disciplinas extracurriculares

Caso seja de interesse do aluno cursar disciplinas de outros cursos de graduação que não sejam do curso ao qual está vinculado, essa solicitação deve ser feita de duas formas diferentes, dependendo de como o Curso aonde o aluno deseja cursar disciplina determinou o funcionamento da solicitação de disciplinas extracurriculares no seu curso.

1 ª situação: Para os cursos que optaram por liberar que as suas disciplinas possam ser solicitadas através do portal do aluno, basta o aluno acessar o portal do aluno entre os dias 30/10/2020 e 03/11/2020 e solicitar as disciplinas desejadas. Irão ocorrer dois processamos de solicitações em cada dia, sendo assim quanto mais cedo os alunos solicitarem as disciplinas, maiores as suas chances de conseguirem. Cada processamento considerará o Índice de Desempenho acadêmico para conceder as vagas.

2º situação: Para os cursos que não estão permitindo que alunos de outros cursos solicitem disciplinas através do portal do aluno o prazo de solicitação é o que consta no calendário acadêmico (26 e 27/10/2020) e deve-se solicitar da seguinte forma (conforme descrito no calendário acadêmico):

O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer no semestre, agrupar todas as disciplinas de um mesmo curso em um pedido e enviar um e-mail a sua coordenação de curso, com o seu NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, CURSO DE INTERESSE E TODOS OS NOMES E CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS QUE PRETENDE CURSAR. A sua coordenação de curso avaliará o pedido e, se aprová-lo, encaminhará à coordenação que está ofertando as disciplinas, para análise e efetivação da matrícula, se for aceita.

Tendo em vista que os e-mails são encaminhados entre as coordenações, o aluno que pretender matrícula em cursos diferentes deverá mandar mais de um e-mail a sua coordenação, sempre agrupando as disciplinas de interesse por curso em um único e-mail, para permitir o encaminhamento correto dos e-mails às coordenações competentes.

Nesta tabela está a relação dos Cursos que já manifestaram a sua opção sobre o funcionamento das solicitações de matrículas extracurriculares. O aluno deve verificar em qual situação das duas descritas acima o curso aonde pretende solicitar disciplina(s) se enquadra. Por padrão no sistema se algum curso não consta nesta lista considera-se que o Curso não está liberando para a solicitação ser via portal do aluno, sendo assim deve-se considerar os prazos e procedimentos da 2ª situação.

Link da tabela:  Situação da solicitação de matrícula extracurricular pelo portal do aluno (última atualização realizada no dia 29/10).

 

Esse tipo de matrícula pode ser utilizada para cursar disciplinas que compõem o currículo do curso de Ciências Biológicas e não são ofertadas em horário compatível pelo curso ou para cursar DCGs. Ao final do semestre, após aprovação, o aluno deve solicitar a Dispensa de Disciplina para que seja realizada a equivalência.