Ir para o conteúdo Ciências Contábeis Ir para o menu Ciências Contábeis Ir para a busca no site Ciências Contábeis Ir para o rodapé Ciências Contábeis
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

FAQ DESCUBRA Contábeis



É verdade que pode começar a trabalhar durante o curso?
Sim, o mercado de trabalho para profissionais da área contábil é amplo e a demanda é alta. Os alunos são procurados por empresas para realização de estágios remunerados desde o início do curso.


Ganha bem?
A renda varia conforme a atividade desempenhada, o porte da empresa, dentre outros fatores. Sugerimos conferir duas pesquisas, uma sobre a função de auxiliar contábil e outra sobre a função de contador. Há, inclusive, uma demonstração por segmento de empresa.
https://www.salario.com.br/profissao/auxiliar-contabil-cbo-413110/
https://www.salario.com.br/profissao/contador-cbo-252210/

Vocês só são responsáveis pelos documentos da empresa?
O Contador é responsável por toda a gestão contábil de uma entidade, seja pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Executando o registro, controle e análise de informações contábeis, controle fiscal, recolhimento de impostos, cálculo de guias, apuração dos resultados, cálculos trabalhistas, conciliações contábeis, atendendo a auditorias internas e externas sendo responsável por todas as questões tributárias e fiscais da organização.
Também tem papel de assessoramento à gestão da entidade, por meio de ferramentas de planejamento e orçamento, formação e análise de custos e preços, sistemas de controle e avaliação do desempenho, apoio à formação dos sistemas de remuneração e recompensa por desempenho, dentre outras formas que possa contribuir para melhoria do desempenho das entidades.

Quero investir na bolsa, o que a contabilidade ajuda ?
No curso são discutidos diferentes assuntos sobre a gestão das organizações e a composição das informações financeiras/contábeis. Desde o entendimento da composição do patrimônio das empresas, da forma como seu desempenho é avaliado, passando pela análise destes dados, o entendimento das finanças corporativas e como as informações das empresas são revisadas e validadas, por meio da auditoria contábil.
Além de ser o responsável pela elaboração das demonstrações financeiras tão aguardadas por stakeholders (partes interessadas em uma organização) a cada trimestre de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), o contador é um excelente investidor em potencial. O contador é o responsável por transformar dados em informações valiosas para o seu cliente, no mercado de capitais fazemos isso com foco na maximização de lucro para o cliente. Esta capacidade analítica de ler e interpretar demonstrações financeiras e sintetizar essas informações para o cliente faz do contador um verdadeiro cientista da riqueza e do patrimônio.
Leia mais em:
https://noticias.r7.com/economia/contabeis/o-contador-e-a-bolsa-de-valores-25062019


Como são as disciplinas do curso? Tem matemática? É só cálculo ou tem que ler?
Já no primeiro semestre o curso tem cadeiras de matemática, sociologia, administração e introdução a contabilidade, ao decorrer do curso temos que ter noções de economia, direito (tributário, trabalhista e empresarial), temos uma cadeira de estatística, matemática financeira, custos, análise de custos e muitas cadeiras de contabilidade, gestão tributária, finanças, orçamento, auditoria, perícia, dentre outras. No site do curso é possível ver todas as disciplinas do curso por semestre: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/ciencias-contabeis/informacoes-do-curriculo

Diferença contabilidade x administração x economia
Analisando a matriz curricular para decidir entre Administração ou Ciências Contábeis, você perceberá que os dois cursos possuem algumas disciplinas semelhantes e outras nem tanto. Contabilidade é uma matéria dentro do curso de Administração, assim como Administração é uma disciplina que consta na grade curricular de Ciências Contábeis, o que demonstra a interdisciplinaridade de conhecimentos. As duas graduações compartilham disciplinas da área de Exatas, como Matemática Financeira e Estatística, por exemplo. As demais matérias são bastante diversas, pois têm a ver com a finalidade de cada formação. Com relação a área, embora muitos pensem que ela é uma Ciência Exata, na verdade ela é uma Ciência Social Aplicada.

Como é o curso de ciências contábeis?
O início do curso tende a ser estruturado por atividades de caráter mais introdutório, especialmente por matérias básicas. Com o avançar da graduação, já no segundo semestre o estudante vai tendo contato com disciplinas mais aprofundadas e específicas à área de formação, além de poder se envolver em pesquisas de iniciação científica, empresa júnior, diretório acadêmico, estágio, congressos, semana acadêmica, etc.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes