Ir para o conteúdo Ciências Contábeis Ir para o menu Ciências Contábeis Ir para a busca no site Ciências Contábeis Ir para o rodapé Ciências Contábeis
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Histórico

O Curso de Ciências Contábeis foi criado em 9 de setembro de 1966 na 79 sessão do Conselho Universitário. O curso foi organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas, tendo sido nomeado seu primeiro Diretor o Professor José Pereira Ritzel.
A primeira turma teve a matrícula de trinta e quatro alunos, o regime era semestral e o curso tinha a duração de quatro anos.
Por meio do Decreto nº 66.191/70, o curso foi integrado ao Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, e no período de 17 a 23 de outubro do mesmo ano, foi alvo de verificação procedida pelo MEC, para efeito de reconhecimento. Com parecer favorável da comissão verificadora, o Colendo Conselho Federal de Educação, em 5 de fevereiro de 1971, emitiu parecer nº 104/71, do qual foi promulgado decreto, pelo Exmo. Sr. Presidente da República, com o nº 68.553, em 28/04/71, concedendo o reconhecimento.
Com o Curso em andamento, por meio do processo nº 1520/70 do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, o qual ficou vinculado ao então Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas.
Desde 1978 o Curso de Ciências Contábeis integra o atual Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).