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Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas:

1. Meu curso de origem é Ciências Contábeis diurno, posso me matricular em matérias no turno da noite?

Sim, desde que haja vaga na disciplina e que esteja matriculado em pelo menos 180h no curso diurno.

2. Qual o período eu posso solicitar disciplina no turno inverso?

(Lembrando que Contábeis Diurno e Noturno são dois cursos, não apenas turnos inversos)

Para tentar matrícula em disciplinas de outro turno será ,via portal do aluno, no periodo normal de solicitação de matrícula que consta no calendário acadêmico.  

3. Como faço para trocar meu Curso que é Diurno para o Noturno?

Para trocar de curso existem 3 formas:

1º) Através do edital de ingresso/reingresso. (As datas de divulgação estão no calendário acadêmico)

2º) Via  SiSU ou;

3º) Edital de vagas remanescentes (verificar no site da UFSM).

4. Posso cursar DCG durante o TCCC?

Sim, DCGs podem ser cursadas junto com o TCCC.

5. Como faço para solicitar o registro de ACGs?

A Coordenação, por enquanto, optou por não utilizar o Portal do Aluno. Então disponibilizamos um link para anexar os comprovantes, quando o aluno está matriculado no Projeto ou  no TCCC.

6. Onde encontro a informação sobre o que é válido como ACG?

No site do curso você encontra a relação das ACGs aceitas aprovadas pelo Colegiado. (ACG – Curso e Ciências Contábeis)

7. Estou indo para o 4º semestre, eu posso fazer uma DCG do 8º semestre?

Sim, se você tiver os pré-requisitos, pode fazer DCG de qualquer semestre.

8. Gostaria de saber em quantas cadeiras do diurno eu preciso me matricular para manter o vínculo com a UFSM?

A carga horária mínima exigida no curso de origem é 180h.

9. O fato de eu estar matriculada em disciplina de outro semestre, que não o 9º, vai ser rejeitada minha solicitação de matrícula no Projeto de TCCC? O que devo fazer?

Sim, o sistema vai recusar.  Você deverá mandar um e-mail para graduacao74c.ccsh@ufsm.br, solicitando a matrícula em projeto de TCCC e anexando o comprovante de matricula  onde conste todas as disciplinas que te faltam.

10. Como faço para solicitar aproveitamento de disciplinas?

Deve solicitar via Portal do Aluno. Conforme o tutorial de dispensa de disciplina.

11. Como faço para me matricular em disciplina do primeiro semestre?

As disciplinas são do 1° semestre são de preferência dos Calouros. Fique atento ao site que todo semestre é disponibilizado um formulário online para solicitar essas disciplinas. Porém essas matrículas são efetuadas somente após a chamada de todos os calouros e de acordo com vagas que sobram.

12. Calouros são matriculados automaticamente em todas a s cadeiras do primeiro semestre, para trancar total é só solicitar no período o trancamento?

Sim, já pode realizar o trancamento pelo portal. Porém nossa orientação é para que o aluno do 1º semestre cumpra todas as disciplinas que estiver matriculado, pois são cadeiras difíceis de conseguir vaga nos semestres seguintes (Ver pergunta 11)

13. Qual o período de trancamento de curso?

Ver no calendário acadêmico.

14. Posso cursar disciplina em outra instituição enquanto tenho vínculo ativo no curso e solicitar aproveitamento?

Para cursar uma disciplina em outra instituição e posteriormente solicitar o aproveitamento no curso de Ciências Contábeis da UFSM, é necessário preencher este formulário, avisar a coordenação via email: coordcontabeis.ccsh@ufsm.br e aguardar o retorno. Clique no link AUTORIZAÇÃO PARA CURSAR DISCIPLINA FORA DA UFSM para abrir o formulário.

15. Onde me informo sobre disciplinas ofertadas em outros cursos?

Disciplinas em outros cursos da UFSM e/ou saldo de vaga em disciplinas podem ser consultados no site dos cursos.

16. Solicitei uma disciplina no Portal do Aluno, como vou saber se foi aceita?

É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou o comprovante de matrícula. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo CPD..

17. Como é calculado o ranking dos alunos?

O critério de processamento das solicitações de matrícula é baseado no Índice de Desempenho Acadêmico de cada aluno (cuja fórmula de cálculo está disponível no histórico escolar do Portal do Aluno), mais alguns bônus conforme a situação de cada aluno em relação à disciplina solicitada.

Então, o índice de desempenho acadêmico é a “nota de partida” de cada aluno e conforme a sua situação em relação à disciplina solicitada são atribuídos bônus. Esse resultado é o ranking de prioridade por disciplina solicitada na hora do processamento dos pedidos.

Os bônus são de 30.000 a 50.000 pontos a mais sobre o Índice de Desempenho Acadêmico se:

1) é aluno do Curso;

2) está no mesmo semestre da disciplina solicitada;

3) se está seguindo a sequência aconselhada do PPC;

4) é formando;

5) é aluno do mesmo Centro do Curso que está ofertando a disciplina.

18. Como faço para abonar faltas?

Conforme o Guia acadêmico 2019, pág. 29, o abono de faltas é expressamente vedado, exceto quando amparado pela Lei N. 4.375/64, pelo Decreto-Lei N. 715/69 e pelo Decreto N. 80.228/77. 

Em caso de atestado médico, as orientações estão no Guia acadêmico em:

Regime de exercícios domiciliares para afastamento superior a 5 dias ………………………… 45 

Regime de exercícios domiciliares para alunas gestantes ………………………………………….. 46 

Regime de exercícios domiciliares para afastamento inferior a 5  dias …………………………. 46