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Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas:

1. Meu curso de origem é Ciências Contábeis diurno, posso me matricular em matérias no turno da noite?

Sim, desde que haja vaga na disciplina.

2. Qual o período eu posso solicitar disciplina no turno inverso?

(Lembrando que Contábeis Diurno e Noturno são dois cursos, não apenas turnos inversos)

Para tentar matrícula em disciplinas de outro turno, será nos dias 30 e 31 de março, via portal do aluno.   Não serão disponibilizadas muitas vagas, devido a capacidade das salas e ao distanciamento.

3. Como faço para trocar meu Curso que é Diurno para o Noturno?

Para trocar de curso existem 3 formas:

1º) Através do edital de ingresso/reingresso, porém neste semestre (2022/1) não abriu vaga para contábeis;   

2º) Via  SiSU ou;

3º) Edital de vagas remanescentes (verificar no site da UFSM).

4. Posso cursar DCG durante o TCCC?

Sim, DCGs podem ser cursadas junto com o TCCC.

5. Como faço para solicitar o registro de ACGs?

A Coordenação, por enquanto, optou por não utilizar o Portal do Aluno. Então disponibilizamos um link para anexar os comprovantes, quando o aluno está matriculado no Projeto ou  no TCCC.

6. Onde encontro a informação sobre o que é válido como ACG?

No site do curso você encontra a relação das ACGs aceitas aprovadas pelo Colegiado. (ACG – Curso e Ciências Contábeis)

7. Estou indo para o 4º semestre, eu posso fazer uma DCG do 8º semestre?

Sim, se você tiver os pré-requisitos, pode fazer DCG de qualquer semestre.

8. Gostaria de saber em quantas cadeiras do diurno eu preciso me matricular para manter o vínculo com a UFSM?

A carga horária mínima exigida no curso de origem é 180h. Porém, conforme Art. 3º da Resolução 079/2022, “Em face do período de transição e enquanto este pendurar e também para fins de manutenção do Benefício Socioeconônimo (BSE) por parte dos estudantes, permanecerão flexibilizados apenas os prazos e números de trancamentos, as disposições referentes ao Plano de Acompanhamento Pedagógico (PAP) e a carga horária mínima para matrícula até o fim do 1º (primeiro) semestre de 2022 .”

9. O fato de eu estar matriculada em disciplina de outro semestre, que não o 9º, vai ser rejeitada minha solicitação de matrícula no Projeto de TCCC? O que devo fazer?

Sim, o sistema vai recusar.  Você deverá mandar um e-mail para contabeisufsm@ufsm.br, solicitando a matrícula em projeto de TCCC e anexando o comprovante de matricula  onde conste todas as disciplinas que te faltam.

10. Quais as disciplinas serão ofertadas em EAD e 2022/1º?

As aulas serão, em sua maioria, PRESENCIAIS. Algumas disciplinas serão no formato

remoto, seguindo a legislação de EAD.

No Curso de Ciências Contábeis serão ofertadas em EAD apenas: ISP 1173 Sociologia “A” e STC 1061 Estatística “A”.

Vale lembrar que EAD não é REDE/UFSM. Atente à resolução a respeito.  https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/instrucoes-normativas-prograd/

11. Para solicitar disciplinas do semestre anterior (por motivo de reprovação), será quando?

Solicitar disciplina em turno inverso (semestre anterior estava no turno do seu curso, então neste está no turno inverso), dias 30 e 31 de março.

12. Como faço para ver, as que necessitam pré-requisitos?

No site do curso tem a grade curricular e o organograma com a sequência aconselhada. Sequencia aconselhada – Organograma

13. Como faço para solicitar aproveitamento de disciplinas?

Deve solicitar via Portal do Aluno. Conforme o tutorial de dispensa de disciplina.

14. Como faço para me matricular em disciplina do primeiro semestre?

As disciplinas são do 1° semestre são de preferência dos Calouros, elas iniciam com 42 alunos matriculados pelo SISU. Teremos que aguardar os ajustes e verificar se vai abrir alguma vaga, então comunicaremos.

15. Calouros são matriculados automaticamente em todas a s cadeiras do primeiro semestre, para trancar total é só solicitar no período o trancamento?

Sim, já pode realizar o trancamento pelo portal. Porém nossa orientação é para que o aluno do 1º semestre cumpra todas as disciplinas que estiver matriculado, pois são cadeiras difíceis de conseguir vaga nos semestres seguintes (Ver pergunta 14)

16. Qual o período de trancamento de curso?

No portal do aluno de 21/03/22 até 20/05/22.

17. Onde vou para anexar o comprovante vacinal?

Diretamente no portal do aluno ou no link: Comprovante Vacinal.

18. As cadeiras que forem solicitadas no período de 21/03 até 28/03, aparecem como aceitas quando no portal do aluno?

O primeiro processamento será em 29/03/22.

19. Posso cursar disciplina em outra instituição e solicitar aproveitamento no curso?

Para cursar uma disciplina em outra instituição e posteriormente solicitar o aproveitamento no curso de Ciências Contábeis da UFSM, é necessário preencher este formulário, avisar a coordenação via email: contabeisufsm@ufsm.br e aguardar o retorno. Clique no link AUTORIZAÇÃO PARA CURSAR DISCIPLINA FORA DA UFSM para abrir o formulário.

20. Onde me informo sobre disciplinas ofertadas em outros cursos?

Disciplinas em outros cursos da UFSM e/ou saldo de vaga em disciplinas podem ser consultados no site: https://www.ufsm.br/disciplinas.

18 a 19 de abril: período referente à matrícula extracurricular. Ou seja, neste período, você poderá solicitar disciplinas de outros cursos da UFSM. Será via Portal do Aluno ou por e-mail da Coordenação do curso de destino, com análise das coordenações e processamento realizado até 20 de abril de 2022.

21. Solicitei uma disciplina no Portal do Aluno, como vou saber se foi aceita?

É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou o comprovante de matrícula. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.

22. Minha matrícula foi negada por falta de vagas, e agora?

Estudantes regulares do curso de Ciências Contábeis Diurno e Noturno que tiverem matrícula negada por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso de origem, devem contatar a coordenação entre 11 e 14 de abril de 2022 via e-mail (contabeisufsm@ufsm.br) informando nome, número de matrícula e disciplina.

Devido às indicações da Resolução 79/2022, os espaços físicos estão limitados.

23. E as presenças?

Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD, não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades, conforme Resolução: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-ufsm-n-079-2022/

24. Posso me matricular em disciplinas diferentes no mesmo horário, sendo uma EAD e outra presencial?

Não é possível se matricular nas disciplinas EAD e presencial ofertadas no mesmo horário. É preciso optar por uma ou outra.

25. Perco o vínculo com o curso se eu não fizer matrícula ou trancamento total do semestre?

Sim. Neste semestre, com o retorno das aulas presenciais, a não realização de matrícula ou trancamento total será considerada abandono.

26. Fiz o trancamento total do segundo semestre de 2021, como faço para retornar?

É necessário apenas solicitar a matrícula pelo portal do aluno.

27. Sou do grupo de risco, como devo proceder?

De acordo com o art.10 da resolução 079/2022, enquanto perdurarem as orientações da legislação nacional e da UFSM, os alunos que são do grupo de risco poderão solicitar regime de exercícios domiciliares.

28. Em casos de manifestação de sintomas e/ou teste positivo para COVID-19, devo frequentar as aulas?

Não. Servidores e acadêmicos deverão seguir as orientações do COE-E.

29. Como é calculado o ranking dos alunos?

O critério de processamento das solicitações de matrícula é baseado no Índice de Desempenho Acadêmico de cada aluno (cuja fórmula de cálculo está disponível no histórico escolar do Portal do Aluno), mais alguns bônus conforme a situação de cada aluno em relação à disciplina solicitada.

Então, o índice de desempenho acadêmico é a “nota de partida” de cada aluno e conforme a sua situação em relação à disciplina solicitada são atribuídos bônus. Esse resultado é o ranking de prioridade por disciplina solicitada na hora do processamento dos pedidos.

Os bônus são de 30.000 a 50.000 pontos a mais sobre o Índice de Desempenho Acadêmico se:

1) é aluno do Curso;

2) está no mesmo semestre da disciplina solicitada;

3) se está seguindo a sequência aconselhada do PPC;

4) é formando;

5) é aluno do mesmo Centro do Curso que está ofertando a disciplina.

30. Como faço para abonar faltas?

Conforme o Guia acadêmico 2019, pág. 29, o abono de faltas é expressamente vedado, exceto quando amparado pela Lei N. 4.375/64, pelo Decreto-Lei N. 715/69 e pelo Decreto N. 80.228/77. 

Em caso de atestado médico, as orientações estão no Guia acadêmico em:

Regime de exercícios domiciliares para afastamento superior a 5 dias ………………………… 45 

Regime de exercícios domiciliares para alunas gestantes ………………………………………….. 46 

Regime de exercícios domiciliares para afastamento inferior a 5  dias …………………………. 46