Ir para o conteúdo Ciências Econômicas Ir para o menu Ciências Econômicas Ir para a busca no site Ciências Econômicas Ir para o rodapé Ciências Econômicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Processo Seletivo – Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais – PPGRI/UFSM



Prezados,

Divulgamos a possíveis interessados o EDITAL DE SELEÇÃO N. 030/2022, para ingresso na turma de 2023 do Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). São 12 vagas, distribuídas em 3 linhas de pesquisa: Instituições e Desenvolvimento; Política e Sociedade Internacional; e Segurança, Estratégia e Defesa. O processo é totalmente on-line e ocorrerá entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

O PPGRI/UFSM é o primeiro programa de pós-graduação totalmente dedicado à área de Relações Internacionais no interior do Rio Grande do Sul. O Programa conta com:
✅ Corpo docente plural de qualidade destacada, com produção científica nos principais periódicos científicos da área, nacionais e estrangeiros.
✅ Grupos de pesquisa e extensão com projetos relevantes, de escopo interinstitucional e escala internacional.
✅ Bolsas de estudos para mestrandos com produção e atuação acadêmica destacada, além de apoio financeiro para atividades científicas (eventos, taxas de publicação, revisão e tradução, viagens de pesquisa, etc).
✅ Alto nível de internacionalização, com disciplinas ministradas por docentes estrangeiros (em Inglês e Espanhol) e editais internos de mobilidade internacional, exclusivos da UFSM.
✅ Ambiente de trabalho agradável e comunitário, com amparo constante de docentes e discentes, além de campus-parque belíssimo com vivência ambiental.
✅ Espaço físico de ponta, com salas equipadas para grupos de estudos, bancas e pesquisas de ponta que envolvem tecnologia digital.
✅ Amparo de estudantes em situação de vulnerabilidade social, com programas de assistência estudantil e benefício socioeconômico de destaque nacional.
✅ Localização em Santa Maria, cidade pujante no coração do RS, com alta qualidade de vida e vantagens para estudos empíricos nas temáticas de integração regional, defesa e segurança, paradiplomacia e cooperação, políticas ambientais, desenvolvimento regional, internacionalização universitária, migrações, capacidades estatais, entre outras.

O prazo de inscrições encerra em 28/11, às 12h. 
Tire suas dúvidas via InstagramFacebooksite ou e-mail.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-478-1565

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes