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Artigo analisa a formação de professores de Ciências Sociais na UFSM



A professora Ceres Karam Brum, do Departamento de Ciências Sociais e ex-coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais publicou, na Revista Política e Sociedade, volume 19, número 41, de 2019, o artigo Os 10 anos da Sociologia no ensino médio no Brasil: considerações sobre a formação de professores de Ciências Sociais na UFSM.

O artigo faz um “(…) balanço da formação de professores de Ciências Sociais no Brasil, iniciando com a promulgação de lei da Lei no 11.684/ 2008 (que tornou obrigatório o ensino de Sociologia e da Filosofia no ensino médio), que se finaliza com a reforma do ensino médio e a Base Nacional delineada na Lei no 13.415/2017. Para tanto pretendo focalizar a experiência de trabalho com as disciplinas de Ciências Sociais para o Ensino Médio e Antropologia da Educação, a partir das transformações ocorridas no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que levaram à criação dos cursos de Licenciatura em Sociologia e Ciências Sociais nas modalidades presencial e EAD. Em um segundo momento, pretendo propor algumas ações reflexivas para os tempos que se anunciam, efetuando uma recuperação do conceito antropológico de educação, para colocá-lo em ação e, a serviço da formação de licenciados em Ciências Sociais no Brasil, para, como conclusão, expressar novas vias de acesso às Ciências Sociais na escola”.

LINK PARA O ARTIGO:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2019v18n41p187/40911

Revista Política & Sociedade, V. 18, N. 41, 2019

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https://ufsm.br/r-465-865

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