Ir para o conteúdo Ciências Sociais Ir para o menu Ciências Sociais Ir para a busca no site Ciências Sociais Ir para o rodapé Ciências Sociais
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM realiza Seminário para o ENADE



No dia 14 de novembro, cerca de 1050 estudantes concluintes da UFSM realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2021). Participam acadêmicas e acadêmicos dos cursos de graduação em Artes Visuais Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura, Ciências Biológicas PM, Ciências da Computação,  Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura, Computação, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Filosofia Bacharelado e Licenciatura, Física Licenciatura, Geografia Bacharelado e Licenciatura, História Bacharelado e Licenciatura, Letras Inglês, Letras Português Licenciatura, Matemática Licenciatura, Música Licenciatura, Pedagogia, Química Bacharelado e Licenciatura, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Sistemas de Informação FW, Sociologia.

O Enade é composto por duas etapas. A primeira delas é o questionário do estudante a ser preenchido pelos(as) estudantes no site enade.inep.gov.br/enade de 30 de agosto a 13 de novembro. O questionário constitui um instrumento importante para compor o perfil socioeconômico e acadêmico dos/das participantes do Enade e é uma oportunidade para avaliar diversos aspectos dos cursos participantes.

Na segunda etapa, os/as estudantes realizarão a prova presencial com temas transversais e específicos de cada curso no dia 14 de novembro a partir das 13h30 (abertura dos portões às 12h). O local das provas será divulgado no dia 1º de novembro, no site enade.inep.gov.br/enade

A participação dos(das) estudantes no exame é fundamental, pois impacta nos níveis de qualidade da Universidade e dos cursos, além do repasse de recursos por parte do Ministério da Educação. Pensando neste momento tão importante, as Pró-Reitorias de Graduação e de Planejamento estão organizando o Seminário Enade.

Confira o cronograma de atividades e participe:

30/8, às 10h e às 19h – Boas-vindas às(aos) estudantes concluintes que participarão do Enade pelo YouTube da Prograd

31/8 a 3/9 – Encontros com os cursos para apresentação do questionário do estudante e momento tira-dúvidas sobre o Enade. Horários e salas do Google Meet serão enviados aos/às estudantes pelos Coordenadores por e-mail.

13/10 às 10h e às 19h – Revisão temas transversais do Enade pelo YouTube da Prograd

14/10 a 12/11 – Revisão temas específicos do Enade. Horários e salas do Google Meet serão enviados aos/às estudantes pelos Coordenadores por e-mail.

Sobre o Enade:

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma das formas de avaliar instituições de ensino superior. O objetivo é analisar o desempenho dos/das estudantes em relação aos conteúdos dos cursos de graduação, bem como qualificar a infraestrutura da Universidade através do questionário.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-465-1475

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes