Ir para o conteúdo Ciências Sociais Ir para o menu Ciências Sociais Ir para a busca no site Ciências Sociais Ir para o rodapé Ciências Sociais
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Atividades Complementares de Graduação

Para que o Acadêmico do Curso de Ciências Sociais – Bacharelado possa formar-se, deverá computar em seu histórico escolar 300 horas de Atividades Complementares de Graduação – ACG.
Estas atividades compreendem participação em núcleos de pesquisa, seminários, eventos relacionados ao Curso, apresentação de trabalhos, publicação de artigos, etc.
Para que seja realizado o registro de carga horária em ACG, o Aluno deverá dirigir-se à Coordenação do Curso, entregando cópia do certificado de participação no evento anexada ao formulário requerimento de ACG (disponível no link abaixo).
Após a entrega, deverá verificar em seu Histórico Escolar (no Portal do Aluno) se a Coordenação autorizou o registro daquele pedido. Os pedidos aceitos são lançados no Histórico Escolar.
Para as atividades que não possuem carga horária (como publicação de artigos, por exemplo), o Colegiado do Curso elaborou uma Tabela de Equivalência em ACG (que pode ser visualizada em link abaixo). Assim, se no seu certificado não consta carga horária, a Coordenação definirá uma equivalente, respeitando o limite máximo da Tabela de Equivalência.

Não se esqueça: os pedidos de ACG podem ser realizados a qualquer período do Curso, portanto, não deixe para a última hora.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
 todos os certificados de eventos promovidos pelos cursos vinculados ao Departamento de Ciências Sociais (Ciencias Sociais Bacharelado, Sociologia, Serviço social e Mestrado) serão registrados automaticamente com a devida carga horária, sem prévia análise pela Comissão de ACG.

Para isso, o aluno deverá entregar o certificado (cópia) na Coordenação, com pedido de registro da carga horária em ACG (requerimento de ACG preenchido).

Anexos