Ir para o conteúdo Desenho Industrial Ir para o menu Desenho Industrial Ir para a busca no site Desenho Industrial Ir para o rodapé Desenho Industrial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MÉTODO FLEXÍVEL PARA A ATIVIDADE PROJETUAL DO DESIGN: UMA PROPOSTA DE JOGO



Autor(es) Volnei Antônio Matté, Fabiane Vieira Romano , Marcele Cassol Licht, Mateus Lopes Costa 
Publicado: Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos Ano: 2013


 

O presente artigo aborda o potencial que os métodos projetuais flexíveis podem propiciar ao desenvolvimento de produtos de design, visto que assim, oportunizam o pensamento reflexivo e criativo, por parte do designer, sobre os processos utilizados. Dessa forma, este artigo tem por objetivo apresentar os estudos e o desenvolvimento de um método de caráter flexível e adaptável.
O projeto teve inicio após identificar que a rigidez de um método de trabalho pode não ser suficiente para contemplar uma grande diversidade de projetos, como também, pode inibir atitudes inovadoras por parte do designer limitando seu pensamento ao seguir uma estrutura com sequências linearmente estabelecidas.
Assim, buscou-se criar um processo flexível visando atender às necessidades particulares de cada projeto. Para isso, o método projetual proposto é compreendido por duas grandes fases, sendo que cada uma possui suas etapas. A escolha das atividades e ferramentas de cada etapa se dá por meio de um arranjo de cartas oferecendo liberdade para o designer pensar sobre o contexto do trabalho e assim fazer as escolhas mais adequadas.
Este artigo foi desenvolvido a partir de pesquisas e análises de bibliografias, visando maior entendimento das diferenças entre métodos rígidos e flexíveis na percepção de diferentes autores. Foram também realizadas observações de aplicações do novo método na Empresa Júnior de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, Projetar Ej, contando com a colaboração de alguns membros desta.


Palavras-chave: Atividade Projetual; Método Projetual; Flexibilidade; Jogo
Área: Gestão de Desenvolvimento de Produto (GDP)

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-484-213

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes