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Alunos elaboram cartilhas sobre direitos do consumidor



Uma disciplina teórica, aulas expositivas, e alunos não muito atentos ao conteúdo. Quem nunca passou por essa situação? Para evitar coisas desse tipo, a professora Letícia Thomasi Jahnke, da disciplina Direito do Consumidor, do curso de Direito da UFSM, resolveu modificar a estrutura da aula, avaliando seus alunos por meio de um mini projeto: uma cartilha tira-dúvidas sobre os direitos do consumidor.

O resultado foi excelente, pois os alunos realmente aderiram à ideia. Buscando usar uma linguagem simples, a criação das cartilhas ficou a cargo dos estudantes. O único pedido da professora Letícia foi que não ultrapassassem o limite de uma folha A4, para não se tornar uma leitura maçante.

“Pensamos em trazer dicas práticas do dia a dia, que as pessoas podem usar no comércio quando se depararem com cobranças abusivas”, conta a estudante Helena de Franceschi, do 5º semestre.

“Na nossa cartilha usamos frases chamativas que são usuais para que o consumidor se identifique de pronto com as frases, e leia a informação para conhecer seus direitos”, completa Camila Dossin, outra aluna envolvida no projeto.

Após uma pesquisa preliminar de problemas que geralmente ocorrem, como os relacionados a cartões de crédito ou ter o vidro do carro quebrado em estacionamento de shopping, a turma se organizou em pequenos grupos para elaborar o material. Foram produzidos vários modelos de cartilhas, com diferentes diagramações, mas todas com a mesma proposta: facilitar a vida do consumidor e fazê-lo conhecer os seus direitos.

“A partir do código buscamos ‘onde posso usar isso’? A partir de artigos sobre consumidor consciente produzimos casos práticos”, conta Camila.

Sempre que um projeto inovador é proposto em sala de aula, o professor fica apreensivo com o engajamento dos alunos. Para a surpresa da professora Letícia, sua proposta foi abraçada por eles. “É uma didática diferente, pois eu poderia ter optado por aplicar uma segunda prova. Contudo, acredito que se a disciplina comporta, por que não trazer o estudo de uma forma diferente? A cartilha Tira Dúvidas serviu para que eles colocassem em prática os conhecimentos trabalhados na disciplina de Direito do Consumidor, suas próprias dúvidas enquanto consumidores, bem como auxiliar os consumidores em geral, que por vezes não possuem noção da abrangência dos seus direitos”, conta a professora.

Além de ter que “vender” a ideia para a turma apresentando a cartilha, os alunos tiveram que justificar o uso de cada elemento na elaboração, desde as cores usadas até as expressões contidas no trabalho, sendo avaliados por uma banca de três professores.

“Foi algo diferente para nós, transformar nosso conhecimento de sala de aula em algo que pudéssemos levar para fora e mostrar para as pessoas”, avalia Helena.

Agora o objetivo é levar as cartilhas ao maior número de pessoas possível, pois, afinal, somos todos consumidores. Nesse sentido, a professora Letícia encaminhou um pedido à coordenação do curso de Direito para transformar o trabalho de sala de aula em um projeto do curso, viabilizando a impressão das cartilhas para distribuir ao público.

Confira as versões digitais das cartilhas ao clicar no link a seguir:

http://site.ufsm.br/noticias/exibir/alunos-elaboram-cartilhas-sobre-direitos-do-consum

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