16/03 a 31/03/2021 SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA VIA PORTAL DO ALUNO DOS VETERANOS – REDE
16/03 a 14/05/2021 TRANCAMENTO TOTAL DE DISCIPLINAS DO SEMESTRE VIA PORTAL DO ALUNO – REDE
16/03 a 14/05/2021 TRANCAMENTO PARCIAL DE DISCIPLINAS – REDE (enviar e-mail para sua respectiva coordenação informando o código e nome das disciplinas, justificativa e matricula.
DIREITO DIURNO (direito@ufsm.br)
DIREITO NOTURNO (direitoufsmnoturno@gmail.com)
01/04/2021 PRIMEIRO PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA – REDE
Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2021. É responsabilidade dos alunos conferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
05/04 E 06/04/2021 AJUSTE DE MATRÍCULA VIA PORTAL DO ALUNO –REDE
07/04/2021 SEGUNDO PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA – REDE
Data prevista para o segundo processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2021.
É responsabilidade dos alunos conferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
12/04/2021 INÍCIO DAS AULAS DO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2021 – REDE
12/04 a 23/04/2021 PERÍODO DE AJUSTE DE MATRÍCULA VIA PORTAL DO ALUNO E EM CASOS ESPECIAIS POR E-MAIL
OBS 1: O processamento será realizado duas vezes ao dia, obedecendo à ordem do ranqueamento dos alunos no turno do processamento.
OBS 2: As solicitações devem ser feitas diretamente pelo portal e em casos excepcionais entrar em contato com sua coordenação pelos e-mails:
Direito Diurno – direito@ufsm.br
Direito Noturno – direitoufsmnoturno@gmail.com
26/04 e 27/04/2021 SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA PARA ALUNOS DE OUTROS CURSOS
As solicitações de matrícula extracurricular serão feitas pelo Portal do Aluno.
26/04 e 27/04/2021 SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM OUTROS CURSOS DOS ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
OBS: Cabe destacar que as coordenações de cursos podem optar pela disponibilização via portal ou por encaminhamento dos pedidos via e-mail, de coordenação para coordenação. Logo, para o aluno do Direito que optar por cursar disciplinas extracurriculares em outros cursos, primeiro deve buscar junto à coordenação de tal curso o procedimento adotado. Caso a opção seja por e-mail siga o procedimento referente a autorização por e-mail autorização para matrícula em disciplina ofertada por outro curso, referente ao 1º semestre letivo de 2021.
PROCEDIMENTO: O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer no semestre, agrupar todas as disciplinas de um mesmo Curso em um pedido e enviar por e-mail para a sua Coordenação de Curso (Diurno ou Noturno) com o seu NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, CURSO DE INTERESSE E TODOS OS NOMES E CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS QUE PRETENDE CURSAR E O E-MAIL DA COORDENAÇAO DA(S) DISCIPLINA (S). A sua Coordenação de curso avaliará o pedido e, se aprová-lo, encaminhará à Coordenação que está ofertando as disciplinas, para análise e efetivação da matrícula, se for aceita. Tendo em vista que os e-mails são encaminhados entre as Coordenações, o aluno que pretender matrícula em cursos diferentes deverá mandar mais de um e-mail a sua Coordenação, sempre agrupando as disciplinas de interesse por curso em um único e-mail, para permitir o encaminhamento correto dos e-mails às Coordenações competentes.
24/07/2021 TÉRMINO DAS AULAS: Término das aulas e prazo final para segunda avaliação parcial referente ao 1º semestre letivo de 2021 em REDE.
CALENDÁRIO DE SOLICITAÇÕES – 1º SEMESTRE 2021
18/05 a 21/05/2021 REGISTRO DE DCG: Solicitação de Registro de DCG para 1º sem de 2021 –
As DCG são disciplinas cursadas pelos alunos e entram automaticamente em seus históricos assim que finalizadas. Se forem de outros Cursos, o aluno deve solicitar dispensa pelo Portal do Aluno.
12/07 a 16/07/2021 REGISTRO DE ACG: Solicitação de cômputo de ACG para 1º sem de 2021 –
As ACG devem ser solicitadas também online as quais passarão para a caixa eletrônica do Coordenador do Curso para análise e assim que deferidas aparecerão no histórico escolar do solicitante. SOMENTE PODERÃO SOLICITAR PROVAVEIS FORMANDOS DO SEMESTRE.
05/07 a 08/07/2021 DISPENSA DE DISCIPLINA
PROCEDIMENTO: OS PEDIDOS DE DISPENSA DEVERÃO SER PROTOCOLADOS DIRETAMENTE NO PORTAL DO ALUNO. Os pedidos após aprovação serão lançados nos históricos escolares, para aproveitamento no 2º semestre letivo de 2020. CADA DISCIPLINA SOLICITADA DEVE GERAR UM PEDIDO AUTÔNOMO. Será necessário anexar toda a documentação solicitada pelo sistema e preencher corretamente todos os campos.
22/03 a 26/03/2021 DISPENSA DE DISCIPLINA PARA ALUNOS CALOUROS (2021/1)