Ir para o conteúdo Direito Ir para o menu Direito Ir para a busca no site Direito Ir para o rodapé Direito
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para discentes e docentes da disciplina JUR Monografia II (2021/2)



Orientações para discentes e docentes da disciplina JUR Monografia II (2021/2)

As coordenações dos Cursos de Direito Diurno e Noturno, juntamente com o Núcleo de Pesquisas (NPLAW), considerando o calendário acadêmico e o Regulamento para Elaboração da Monografia I e II, estabelecem as seguintes diretrizes referente ao semestre 2021/2.

  1. ENTREGA DA MONOGRAFIA E FICHA DE FREQUÊNCIA AOS ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO:

Período previsto: de 17 a 24 de janeiro de 2022

Envio do arquivo em PDF exclusivamente via google forms – através do link https://forms.gle/KkqPKvHv4FMdn1HZ6

Envio da ficha de frequência aos encontros de orientação

Indicação da Banca Examinadora, com seus contatos de e-mail e breve qualificação acadêmica (na composição, observar art. 28, do Regulamento)

Recomenda-se, antes do depósito da monografia, a leitura atenta do Regulamento para Elaboração da Monografia, do Curso de Direito da UFSM, disponível em  https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/479/2018/12/normas-monografia.pdf

  1. COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA:

A Banca Examinadora será composta pelo(a) orientador(a), que atuará como presidente da mesa, e dois(duas) professores(as) do Curso de Direito da UFSM ou por profissionais de renome na temática da pesquisa, ou docentes de outros Cursos da UFSM ou de outras IES ou, ainda, mestrandos(as) ou doutorandos(as) de cursos reconhecidos pela CAPES, convidados de comum acordo pelo(a) orientador(a) e orientando(a) mediante autorização do NPLAW.

Orientando(a) ficará responsável por enviar à banca examinadora versão em pdf e/ou doc (ou impressa, se for o caso) no mesmo dia em for feito o envio ao NPLAW via google forms.

Atentar para o intervalo mínimo de 10 dias entre o envio do trabalho à Banca Examinadora e a data da Defesa. 

  1. HOMOLOGAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA E DO CRONOGRAMA DAS DEFESAS:

Período previsto: de 25 a 28/01/2022

Concluído o período para depósito da monografia, o NPLAW irá analisar e divulgar a lista completa com a confirmação das datas, horário e composição da banca examinadora.  

  1. DEFESA DA MONOGRAFIA – PRIMEIRA SESSÃO:

Período previsto: de 31/01 até 04/02/2022

Plataforma: Google Meet – recomenda-se que orientador(a) e orientando(a) utilizem os gmails institucionais para criar o link e para conexão, o que garantirá maior segurança.

O pré-agendamento da defesa será feito no ato do depósito da monografia, sendo responsabilidade do(a) orientador(a) e orientando(a) a composição da data com a Banca Examinadora. 

A defesa da monografia será constituída da apresentação oral da pesquisa em até 20 (vinte) minutos. Encerrada a exposição oral, o(a) candidato(a) ficará à disposição da Banca Examinadora para questionamento, esclarecimentos ou contribuições. 

Cada examinador(a) disporá de até 15 minutos para sua intervenção. Reservado igual período para as manifestações/respostas do(a) candidato(a).

Em caso de não obtenção de nota mínima, o(a) candidato(a) deverá encaminhar e-mail ao NPLAW informando a data da segunda sessão de defesa, com cópia para orientador(a), coorientador(a), se houver e banca examinadora. Neste caso, o período previsto para a Segunda Sessão: 10 a 18/02/2022

IMPORTANTE:

  • Antecipação do período da defesa:

Caso não seja possível a defesa da Monografia no período previsto, a(o) candidata(o) deve enviar, até a 17/01/2022, e-mail para o NPLAW, com cópia para o(a) orientador(a) e coorientador(a), se houver, informando o motivo e a data e horário diverso do previamente determinado. A hipótese é sobretudo para as situações em que for necessário antecipar a data da defesa.

  • Outras informações: 

SOBRE A DELIBERAÇÃO DAS NOTAS: Recomenda-se que a banca examinadora, ao deliberar sobre a avaliação do trabalho, mantenha a conexão ativa no meet, com seus microfones mutados e câmeras desligadas, estabelecendo conexão paralela por chamada de vídeo via whatsapp ou outra conexão paralela via google meet. Quer-se com isso evitar que o público desconecte e não saiba quando poderá retornar. Se na sala virtual estiverem presentes apenas a banca examinadora e o(a) candidato(a), o razoável é que ele(a) desconecte e, concluída a deliberação, o(a) orientador(a) autorize-o a retornar para o ambiente virtual. 

REQUISITOS PARA A APROVAÇÃO: Obtenção de nota mínima (igual ou superior a 7,0) E frequência mínima aos encontros de orientação (igual ou superior a 4 encontros no semestre letivo)

ATA DA DEFESA E FICHA DE AVALIAÇÃO: Serão fornecidos formulários digitais a serem preenchidos e assinados pela Banca Examinadora.

REPROVAÇÃO: Caso o(a) candidato(a) não obtenha nota mínima 7,0, será facultado a(o) candidata(o), fazer nova defesa do trabalho de até 10 (dez) dias, a contar da data da primeira apresentação, para a mesma banca avaliadora. Não haverá exame final na disciplina de Monografia. Uma vez reprovado(a), a(o) candidata(o) deverá efetuar nova matrícula em Monografia II. A nota deverá ser lançada pelo(a) orientador(a) no portal do professor, seguida pelo encerramento da disciplina Monografia II, sob sua responsabilidade. 

APROVAÇÃO: Caso o(a) candidato(a) obtenha nota mínima igual ou superior a 7,0 estará aprovado(a) e terá até 10 dias a contar da data da defesa para providenciar a entrega da versão definitiva da monografia ao NPLAW. A nota deverá ser lançada pelo(a) orientador(a) no portal do professor, que também encerrará a disciplina Monografia II para os(as) orientandos(as) sob sua responsabilidade.

VERSÃO FINAL DA MONOGRAFIA: A versão final deverá ser depositada digitalmente em até 10 dias após a defesa juntamente com o formulário de autorização para que o trabalho seja disponibilizado no Portal do Manancial. Não há entrega física da monografia. 

Submissão da versão final – https://forms.gle/nNgGy42AYNLY12LW8

ACESSO PÚBLICO DA MONOGRAFIA: É necessário preencher e assinar o termo de AUTORIZAÇÃO PARA LIBERAÇÃO ON LINE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UFSM. O documento consta no site da Biblioteca, em https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/biblioteca/autorizacoes/

Caso julgue necessário, poderá ser solicitado que o acesso público da versão digital da monografia seja realizado em data futura de até dois anos a contar da defesa. Dessa forma o arquivo é carregado no portal mas não fica disponível até a data configurada. 

CERTIFICADOS DA BANCA EXAMINADORA: Os certificados serão disponibilizados em link a ser enviado até 15 dias da data da defesa. 

Formulários referidos: 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-479-2293

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes