Ir para o conteúdo Direito Ir para o menu Direito Ir para a busca no site Direito Ir para o rodapé Direito
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 25 setembro 2012 - 14:52 | Última modificação: 17 dezembro 2018 - 14:55
Ouvir
SIMPÓSIO GAÚCHO DAS ÁGUAS

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Teatro Dante Barone - Santa Maria

15/10/2012 14:00 - 15/10/2012 17:00

Descrição
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, promove no dia 15 de outubro, no Teatro Dante Barone, o Simpósio Gaúcho das Águas.
Em pauta, o uso de água da chuva na construção civil e na agropecuária, a reutilização da água, a presença de contaminantes na água potável e o planejamento e a gestão da água, entre outros assuntos.
Entre os palestrantes, estarão representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), Agência Nacional de Águas (ANA), Universidade de Guadalajara e Associação Brasileira de Captação e Manejo da Água de Chuva (ABCMAC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
São esperadas cerca de 600 pessoas, entre especialistas, profissionais, acadêmicos e representantes de entidades das áreas de engenharia, arquitetura, agronomia, biologia, química e direito.

Importância do tema
O Rio Grande do Sul se recupera de uma estiagem que resultou em mais de R$ 2 bilhões de prejuízos ao setor agrícola. Na ocasião, quase 300 municípios decretaram situação de emergência e mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas.
Dados divulgados recentemente revelam que a quebra de safra causada pela seca foi um dos principais fatores que levaram à queda de 6,8% no PIB do Estado no segundo semestre.
De cada 10 anos, em 7 tem ocorrido estiagem no Rio Grande do Sul, causando sérios prejuízos à economia. Para agravar a situação, nos próximos anos, a tendência é chover cada vez mais, porém, de forma cada vez mais irregular. É o que aponta a Agência Espacial Norte-americana (Nasa). Daí a importância da captação e do manejo da água da chuva, um dos assuntos centrais a serem abordados no Simpósio Gaúcho das Águas.

Histórico
O Simpósio Gaúcho das Águas é resultado de uma série de audiências públicas realizadas pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional no interior gaúcho em que a questão das águas se destacou.
Durante as audiências, a sociedade civil organizada apresentou as seguintes demandas:
– implementação de planos de bacia e das agências de Região Hidrográfica;
– planejamento estratégico e políticas de Estado para a água;
– execução do orçamento previsto para a área;
– mais controle e fiscalização sobre o uso da água; e
– contratação de funcionários – já que existe uma demora de quase um ano para o início dos processos de outorga de água no Rio Grande do Sul.
Segundo os participantes das audiências, também é necessária a criação de uma cultura de reservar a água. Quanto às pesquisas científicas relacionadas ao tema, é fundamental a sua divulgação fora das universidades, apontaram as manifestações.

Localização

Teatro Dante Barone

Praça Mal. Deodoro - 1101 - Centro Histórico

Santa Maria - Rio Grande do Sul