Ir para o conteúdo Educação Física Ir para o menu Educação Física Ir para a busca no site Educação Física Ir para o rodapé Educação Física
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Retomada 2014



O Núcleo Universitário de Futebol de Mesa segue firme nos bons combates da Regra Gaúcha na União Universitária. Alguns probleminhas não nos deixaram atualizar os últimos eventos, mas faremos agora um resumo dessa retomada botonística de 2014. Em Janeiro a Copa de Verão , em Fevereiro o Torneio Navegantes, o  Integração e a Copa dos Campeões e em 1º de Março o torneio Carnaval na Mesa  marcaram os primeiros toques e estreias de novos times em eventos amistosos.

IV Copa União

Dia 23 de Março acontece a IV Copa União, com a presença de 26 atletas que deram mais brilho e valorizaram o primeiro torneio oficial do Calendário Nufume 2014, valendo pontos para o novo Ranking. O grande campeão foi o Manchester United arrancando um empate em 1 a 1 na finalíssima contra a forte equipe do Grêmio de Cachoeira do Sul nos últimos segundos e levando a disputa para as cobranças de pênaltis. Vitória do time treinado pelo funcionário da Facos/UFSM  Otacilio Neto por 3 a 0 sobre o treinador Junior. Em terceiro o Grêmio de Clanderson Dávila e o quarto colocado foi o Liverpool de Dante Bravo. Campeão da Prata Palermo de Edenir Dutra.

Infelizmente nesse primeiro evento aconteceram algumas discórdias entre os atletas Jorge Luiz e o convidado Felipe Zavarize, fato que causou um racha entre a galera de Cachoeira e o grupo do Itararé. Assim os atletas André Bortoloto, Paulo Ricardo, Fabrício Teixeira e José Ademir preferiram se retirar das competições em solidariedade ao amigo Jorge, o mesmo ocorrendo com o qualificado grupo da cidade vizinha que tomou as dores do Felipe.

3º Torneio NUFUME

Mas chegou o mês de Abril e a vida continua, assim como o futebol de mesa. Foi a vez do 3º Torneio Nufume que teve o Manchester United com o grande vencedor outra vez,  com a participação de 16 atletas. Esse evento contou com o santamariense Obereci Carvalho, formado em Medicina Veterinária na UFSM e que logo após foi morar em Porto Alegre, onde hoje, aposentado aos 66 anos, disputa torneios e é um dos grandes incentivadores do esporte por onde passa. Ex-atleta do Riograndense, Berê faz questão de eternizar essa paixão nos botões que joga.

Os vermelhinhos do Manchester local tiveram muito trabalho na final para vencer o esmeraldino por 1 a 0, gol de Verón.  Em terceiro lugar ficou o Grêmio de Clanderson e o quarto colocado foi o Atlético de Madrid de Rodrigo Barbosa. O Campeão da Prata foi o Inter de Vitor Lopes.

Maio começa com um torneio amistoso: torneio 1º de Maio, numa homenagem ao trabalhador brasileiro. O Campeão foi o jovem Luiz Cláudio, de 14 anos, com o Independiente,  ao derrotar o Bayern de Munique na final em cobranças de pênaltis. No dia 10, um sábado, novamente o Independiente  de Luiz Cláudio vence o torneio Nufume sub-15, se consagrando como o melhor jovem botonista do Núcleo.

Copa Cidade 2014

A Copa Cidade chega no dia 18 de Maio, em homenagem aos 156 anos da Cidade de Santa Maria e foi mais um sucesso de bons jogos e muita disputa sadia nas mesas do Campus. O Campeão invicto foi o Manchester United, que derrotou o Vasco do professor de Educação Física Eduardo Ribeiro, por 3 a 1 nas cobranças de pênaltis, após um empate em 1 a 1 na grande final.

Eduardo comemorou muito a subida no ranking e a sua melhor posição em um torneio local, pois chegou até a finalíssima pela primeira vez. Em terceiro lugar a surpresa do Inter 2006, treinado pelo Leandro Santos, natural de São Sepé, que prometeu ao prefeito da cidade que voltaria com um dos troféus. Foi recebido no Carro de Bombeiros e desfilou pela cidade com muito foguetório. O quarto colocado foi o Grêmio de Clanderson Dávila. O Campeão da Série Prata foi o garoto Luiz Cláudio, com o seu time argentino do Independiente.

Bola pra frente e os amistosos seguem a mil por hora na União Universitária, sempre com o apoio da Diretoria da Ceu2, da Prae/UFSM e patrocínio da Eny Esportes. Próximo evento dia 08 de Junho: COPA UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-462-1631

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes