Ir para o conteúdo Engenharia Acústica Ir para o menu Engenharia Acústica Ir para a busca no site Engenharia Acústica Ir para o rodapé Engenharia Acústica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Sobre o curso

 
Breve Histórico do Curso de Engenharia Acústica da UFSM

O curso de engenharia Acústica da UFSM, implantado a partir do 2° semestre de 2009, através do programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), é a primeira graduação específica nessa área criada no Brasil.

Características do Curso

O curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multi-disciplinar, distribuído numa carga horária total de 3.720 horas, sendo recomendado para integralização em nove semestres mais um semestre de estágio. O curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratório. É desenvolvido a partir das disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, centradas em Matemática e Física, com diferencial de se utilizar de conhecimentos provindos de outras áreas das engenharias, sobretudo das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica. Neste sentido, é fundamental que o Engenheiro Acústico possua uma formação sólida que contemple os fundamentos das ciências térmicas e dos fluidos, de resistência dos materiais, de eletrônica e processamento de sinais. As demais disciplinas específicas fornecidas pelo curso compreendem tópicos envolvendo controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. O profissional egresso, além das disciplinas básicas e especificas, poderá adquirir formação complementar em áreas relativas a: empreendedorismo, engenharia econômica, metodologia da pesquisa e línguas estrangeiras.

 
Áreas do Curso de Engenharia Acústica

O curso atende a três grandes áreas, sendo estas:

  • Acústica (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de som, seja este audível ou inaudível).
  • Vibrações (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de vibrações em estruturas e como essas estruturas irradiam ondas sonoras).
  • Eletroacústica e Áudio(ciência que compreende o estudo da conversão do som em eletricidade e vice versa, bem como o registro e tratamento de sinais sonoros).
 
 
Conteúdo

O curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multi-disciplinar, distribuído numa carga horária total de 3.720 horas, sendo recomendado para integralização em nove semestres mais um semestre de estágio. O curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratório. É desenvolvido a partir das disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, centradas em Matemática e Física, com diferencial de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. As disciplinas específicas compreendem áreas das engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, direcionadas para a Acústica, de forma a atender conteúdos como: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. O profissional egresso, além das disciplinas básicas e especificas, poderá adquirir formação complementar em áreas relativas a: empreendedorismo, engenharia econômica, metodologia da pesquisa e línguas estrangeiras.