Ir para o conteúdo Engenharia Aeroespacial Ir para o menu Engenharia Aeroespacial Ir para a busca no site Engenharia Aeroespacial Ir para o rodapé Engenharia Aeroespacial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O Projeto Webservatório da UFSM dá Início as suas Atividades!



O Webservatório nasceu de uma parceria entre o Centro de Tecnologia (CT) e o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), buscando revitalizar o observatório astronômico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desconhecido por grande parte da comunidade do campus, o observatório se encontra em local afastado, com baixa acessibilidade, o que compromete seu uso em atividades de Ensino e Extensão. Com a pandemia do Covid-19, e a instauração do regime de suspensão das atividades presenciais, identificou-se a oportunidade de automatizar a operação do observatório através da Internet. 

O projeto tem dois objetivos principais. O primeiro foca na atração de jovens para ingresso em cursos de graduação em ciências exatas e engenharias, fundamentais ao fomento do desenvolvimento sócio-econômico do Brasil. Desta forma, todo conteúdo em desenvolvimento está sendo elaborado para ser acessível a uma audiência composta de estudantes do ensino fundamental e médio. O segundo objetivo deriva das reformas curriculares recomendadas pelo Plano Nacional de Educação, que requer que todos os cursos de graduação no Brasil tenham pelo menos 10% de sua carga horária voltada para Extensão. Assim, prevê-se o aumento da demanda por atividades de Extensão, sendo que o Webservatório possui potencial para atender diversos cursos de graduação da UFSM.

Em uma primeira etapa, conduzida durante o calendário acadêmico de 2021, e com o apoio financeiro do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX 2021), do CT e do CCNE, o observatório passou por uma restauração da infraestrutura predial e recebeu conexão de rede, através de cabeamento por fibra óptica, para permitir a realização da transmissão das observações astronômicas via Internet. Nesta etapa, um dos professores coordenadores do projeto opera o observatório presencialmente durante eventos previamente agendados, com o apoio de bolsista FIEX responsável por questões técnicas relacionadas à captura de imagens e configuração da conexão com a Internet. As transmissões são enviadas para plataforma de streaming de vídeo, permitindo a participação de convidados e a interação com a audiência em tempo real. Por fim, outros dois bolsistas FIEX são responsáveis por elaborar uma agenda de objetos astronômicos visíveis durante o período, e também identificar convidados e temas que serão abordados em cada evento. Os temas devem focar na Astrofísica, Engenharia Aeroespacial e áreas afins, abrangendo ciências e tecnologia. Em uma segunda etapa, que deverá ter início em 2022, pretende-se automatizar toda operação do observatório, de forma que tanto a abertura da cúpula, quanto o apontamento do telescópio, poderão ser realizados remotamente.

Interessado no projeto ou no estabelecimento de parceria? Entre em contato através do email projeto.webservatorio@ufsm.br.

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes