Ir para o conteúdo Engenharia Aeroespacial Ir para o menu Engenharia Aeroespacial Ir para a busca no site Engenharia Aeroespacial Ir para o rodapé Engenharia Aeroespacial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra: Astronauta Claude Nicollier (ESA)



No próximo dia 24 de Setembro, a partir das 13h30min, teremos a honra de receber Prof. Dr. Claude Nicollier, Astronauta aposentado da ESA (Agência Espacial Européia), para uma palestra virtual sobre Exploração Espacial. Após a palestra o  Prof. Nicollier ficará disponível para responder perguntas da audiência sendo esta uma excelente oportunidade para interagir com um astronauta de verdade e ao vivo! A palestra será oferecida em Inglês, e por conta das limitações da plataforma, limitaremos a sala virtual a 200 participantes. Somente estes 200 terão a oportunidade de interagir diretamente com o Prof. Nicollier e serão selecionados por ordem de inscrição, que deverá ser feita aqui. A palestra será transmitida para o Youtube com tradução simultânea do Inglês para o Português, possibilitando que todos, independentemente do nível de proficiência em Inglês, participem. Perguntas selecionadas através do Youtube também serão respondidas pelo Prof. Nicollier. Desejamos a todos um excelente evento! Confira o currículo do Prof. Nicollier abaixo. Não se esqueça de se inscrever no evento, pois somente os inscritos receberão o link para participação.

Currículo do Palestrante

Claude Nicollier nasceu em Vevey, Suiça, em 1944. Ele se tornou um astrofísico depois de estudar física em Lausanne e astrofísica em Genebra. Ele também possui formação como piloto da Força Aérea Suiça e como piloto comercial. Se graduou na Empire Test Pilot’s School (escola de pilotos de teste), Boscombe Down, Reino Unido, na classe de 1988. De 1966 a 2004 serviu a Força Aérea Suiça na modalidade meio período, possuindo experiência de voo no DH 112 Venom, Hawker Hunter e F-5E Tiger. De 1974 a 1976 atuou como co-piloto para SWISSAIR voando o DC-9. Foi selecionado em 1978 para o primeiro grupo de astronautas da ESA, posteriormente realocado para o Centro Espacial Johnson (JSC) da NASA em Houston, Texas, para ser treinado como Especialista de Missão para o programa do Space Shuttle, seguindo acordo entre ESA e NASA. Depois de vários anos de treinamento, e várias funções junto ao JSC, tripulou quatro missões do Space Shuttle entre 1992 e 1999, incluindo duas missões de serviço ao Telescópio Espacial Hubble. Durante sua última missão em Dezembro de 1999, realizou uma caminhada espacial de mais de 8 horas de duração para instalar novos equipamentos no Hubble. Totalizou mais de 1000 horas no espaço ao longo de suas quatro missões. Atualmente é membro do Centro Espacial Suiço em Lausanne, Suiça, e Professor honorário no ETH (Instituto Federal Suiço de Tecnologia). Leciona uma disciplina de nível de pós-graduação entitulada “Concepção e Operação de Missões Espaciais”, disponível on line através da plataforma edX. É membro da Comissão Federal para Assuntos Espaciais, a qual da suporte ao Conselho Federal em tópicos relacionados a política espacial da Confederação Suiça. Ocasionalmente serve como supervisor de dissertações de mestrado e teses de doutorado  para estudantes trabalhando no EPFL (ETH Lausanne) em temas relacionados ao espaço.

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes